O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil

Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cunha, Valéria Lucilene Moura
Outros Autores: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42239
record_format dspace
spelling ri-123456789-422392021-10-05T14:47:02Z O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil Cunha, Valéria Lucilene Moura Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Aguiar, Alexandre da Silva Sousa, Rute Alves de Estágio Supervisionado Meio Ambiente Educação Ambiental Experiência. Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma turma do nível IV da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas durante as regências, atividades voltadas para a percepção, conscientização e preservação do Meio Ambiente. Além dessas experiências o foco deste trabalho também é construir um breve histórico acerca da Educação Ambiental no Brasil, e também, como esta ideia torna-se relevante na escola através do tema integrador “Meio Ambiente”. Ainda, buscaremos indicar caminhos de como este tema pode permitir práticas educativas, tanto dentro como fora da sala de aula, entendendo que este permite aos alunos e professores um contato sensível com o real, estimulando por exemplo, a construção das habilidades de observar, pesquisar, descobrir, coletar dados, organizar e sistematizar seus conhecimentos. Outro aspecto apontado neste relato foi o de questionar sobre a relação das crianças com o meio ambiente nos dias atuais, tendo em vista a inserção cada vez mais cedo dessas crianças no mundo das tecnologias, bem como a importância da relação com a natureza para o ensino aprendizagem dos alunos. 2018-02-20T20:34:56Z 2021-10-05T14:47:02Z 2018-02-20T20:34:56Z 2021-10-05T14:47:02Z 2017-06-30 bachelorThesis 2011000951 CUNHA, Valéria Lucilene M. O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estágio Supervisionado
Meio Ambiente
Educação Ambiental
Experiência.
spellingShingle Estágio Supervisionado
Meio Ambiente
Educação Ambiental
Experiência.
Cunha, Valéria Lucilene Moura
O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
description Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma turma do nível IV da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas durante as regências, atividades voltadas para a percepção, conscientização e preservação do Meio Ambiente. Além dessas experiências o foco deste trabalho também é construir um breve histórico acerca da Educação Ambiental no Brasil, e também, como esta ideia torna-se relevante na escola através do tema integrador “Meio Ambiente”. Ainda, buscaremos indicar caminhos de como este tema pode permitir práticas educativas, tanto dentro como fora da sala de aula, entendendo que este permite aos alunos e professores um contato sensível com o real, estimulando por exemplo, a construção das habilidades de observar, pesquisar, descobrir, coletar dados, organizar e sistematizar seus conhecimentos. Outro aspecto apontado neste relato foi o de questionar sobre a relação das crianças com o meio ambiente nos dias atuais, tendo em vista a inserção cada vez mais cedo dessas crianças no mundo das tecnologias, bem como a importância da relação com a natureza para o ensino aprendizagem dos alunos.
author2 Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
author_facet Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Cunha, Valéria Lucilene Moura
format bachelorThesis
author Cunha, Valéria Lucilene Moura
author_sort Cunha, Valéria Lucilene Moura
title O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
title_short O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
title_full O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
title_fullStr O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
title_full_unstemmed O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
title_sort o meio ambiente na sala de aula: experiências e práticas de educação ambiental na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239
work_keys_str_mv AT cunhavalerialucilenemoura omeioambientenasaladeaulaexperienciasepraticasdeeducacaoambientalnaeducacaoinfantil
_version_ 1773957990013992960