O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42239 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422392021-10-05T14:47:02Z O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil Cunha, Valéria Lucilene Moura Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Aguiar, Alexandre da Silva Sousa, Rute Alves de Estágio Supervisionado Meio Ambiente Educação Ambiental Experiência. Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma turma do nível IV da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas durante as regências, atividades voltadas para a percepção, conscientização e preservação do Meio Ambiente. Além dessas experiências o foco deste trabalho também é construir um breve histórico acerca da Educação Ambiental no Brasil, e também, como esta ideia torna-se relevante na escola através do tema integrador “Meio Ambiente”. Ainda, buscaremos indicar caminhos de como este tema pode permitir práticas educativas, tanto dentro como fora da sala de aula, entendendo que este permite aos alunos e professores um contato sensível com o real, estimulando por exemplo, a construção das habilidades de observar, pesquisar, descobrir, coletar dados, organizar e sistematizar seus conhecimentos. Outro aspecto apontado neste relato foi o de questionar sobre a relação das crianças com o meio ambiente nos dias atuais, tendo em vista a inserção cada vez mais cedo dessas crianças no mundo das tecnologias, bem como a importância da relação com a natureza para o ensino aprendizagem dos alunos. 2018-02-20T20:34:56Z 2021-10-05T14:47:02Z 2018-02-20T20:34:56Z 2021-10-05T14:47:02Z 2017-06-30 bachelorThesis 2011000951 CUNHA, Valéria Lucilene M. O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Supervisionado Meio Ambiente Educação Ambiental Experiência. |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Meio Ambiente Educação Ambiental Experiência. Cunha, Valéria Lucilene Moura O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil |
description |
Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma turma do nível IV da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas durante as regências, atividades voltadas para a percepção, conscientização e preservação do Meio Ambiente. Além dessas experiências o foco deste trabalho também é construir um breve histórico acerca da Educação Ambiental no Brasil, e também, como esta ideia torna-se relevante na escola através do tema integrador “Meio Ambiente”. Ainda, buscaremos indicar caminhos de como este tema pode permitir práticas educativas, tanto dentro como fora da sala de aula, entendendo que este permite aos alunos e professores um contato sensível com o real, estimulando por exemplo, a construção das habilidades de observar, pesquisar, descobrir, coletar dados, organizar e sistematizar seus conhecimentos. Outro aspecto apontado neste relato foi o de questionar sobre a relação das crianças com o meio ambiente nos dias atuais, tendo em vista a inserção cada vez mais cedo dessas crianças no mundo das tecnologias, bem como a importância da relação com a natureza para o ensino aprendizagem dos alunos. |
author2 |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
author_facet |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Cunha, Valéria Lucilene Moura |
format |
bachelorThesis |
author |
Cunha, Valéria Lucilene Moura |
author_sort |
Cunha, Valéria Lucilene Moura |
title |
O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil |
title_short |
O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil |
title_full |
O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil |
title_fullStr |
O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil |
title_sort |
o meio ambiente na sala de aula: experiências e práticas de educação ambiental na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239 |
work_keys_str_mv |
AT cunhavalerialucilenemoura omeioambientenasaladeaulaexperienciasepraticasdeeducacaoambientalnaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773957990013992960 |