O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil

Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cunha, Valéria Lucilene Moura
Outros Autores: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42239
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma turma do nível IV da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas durante as regências, atividades voltadas para a percepção, conscientização e preservação do Meio Ambiente. Além dessas experiências o foco deste trabalho também é construir um breve histórico acerca da Educação Ambiental no Brasil, e também, como esta ideia torna-se relevante na escola através do tema integrador “Meio Ambiente”. Ainda, buscaremos indicar caminhos de como este tema pode permitir práticas educativas, tanto dentro como fora da sala de aula, entendendo que este permite aos alunos e professores um contato sensível com o real, estimulando por exemplo, a construção das habilidades de observar, pesquisar, descobrir, coletar dados, organizar e sistematizar seus conhecimentos. Outro aspecto apontado neste relato foi o de questionar sobre a relação das crianças com o meio ambiente nos dias atuais, tendo em vista a inserção cada vez mais cedo dessas crianças no mundo das tecnologias, bem como a importância da relação com a natureza para o ensino aprendizagem dos alunos.