A inclusão escolar e seus desafios: relato de uma experiência significativa

Ao analisar a história da educação inclusiva no Brasil, constatamos que as pessoas que apresentavam alguma deficiência física ou intelectual eram vistas perante a sociedade, família e escola, como um ser totalmente incapaz sendo excluídos do processo educacional. A educação inclusiva trata-se de uma...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Gabriela Cristina
Outros Autores: Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42229
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Descrição
Resumo:Ao analisar a história da educação inclusiva no Brasil, constatamos que as pessoas que apresentavam alguma deficiência física ou intelectual eram vistas perante a sociedade, família e escola, como um ser totalmente incapaz sendo excluídos do processo educacional. A educação inclusiva trata-se de uma discussão que envolve diversas possibilidades e desafios. Essa problemática foi fundamental para motivar a realização do presente trabalho, que tem como objetivo geral de estudo analisar que desafios à escola e os seus profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizado de uma aluna que apresenta necessidade educacional especial "em decorrência de uma possível microcefalia”. Para responder os objetivos da pesquisa foi necessário um contato, mas direto com a instituição de ensino, onde a própria pesquisadora se colocou à disposição para realizar o trabalho de auxiliar de sala. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal da cidade de Natal/RN, localizada na Vila de Ponta Negra. Os estudos envolvem quatro participantes sendo uma aluna com necessidades educacionais especiais, uma professora regente, a auxiliar de sala (própria pesquisadora) e a mãe da aluna. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram à observação dos aspectos pedagógicos envolvidos em sala de aula e a entrevista semiestruturada. De acordo com os resultados foi constato que a escola e seus profissionais se sentem despreparados para lidar com as diversas dificuldades apresentada pela aluna com necessidade educacional especiais, ocasionada pela falta do conhecimento teórico sobre suas necessidades.