A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)

O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse pro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho
Outros Autores: Dantas, Soraneide Soares
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42227
record_format dspace
spelling ri-123456789-422272021-10-05T14:46:37Z A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho Dantas, Soraneide Soares Thomé, Renata Viana de Barros Andrade, João Maria Valença de Alfabetização Educação Básica Formação docente Ciências Humanas O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse processo reflexivo da experiência contextualizada no PIBID/ Pedagogia, destaca-se a contribuição para a formação inicial de uma professora alfabetizadora, com ênfase no processo de alfabetização e no desenvolvimento de projetos que compreenda a necessidade de alfabetizar a partir do interesse e necessidade dos educandos. Os estudos de Ferreiro (1990), Soares (2003) e Albuquerque (2005) e o projeto de letramento de Kleiman (2009) contribuíram nesta discussão teórica e metodológica. Os resultados obtidos reforçam a importância do PIBID/ UFRN na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia em sua formação docente de base alfabetizadora. Conclui-se que o apoio pedagógico da escola em articulação com a formação acadêmica em Pedagogia são elementos organizadores do trabalho pedagógico no contexto do PIBID/UFRN (2014-2016). 2017-03-29T00:17:34Z 2021-10-05T14:46:37Z 2017-03-29T00:17:34Z 2021-10-05T14:46:37Z 2016-12-05 bachelorThesis 2013031222 ARAÚJO, Karolyne Cristina de Carvalho. A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016). 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Educação Básica
Formação docente
Ciências Humanas
spellingShingle Alfabetização
Educação Básica
Formação docente
Ciências Humanas
Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho
A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
description O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse processo reflexivo da experiência contextualizada no PIBID/ Pedagogia, destaca-se a contribuição para a formação inicial de uma professora alfabetizadora, com ênfase no processo de alfabetização e no desenvolvimento de projetos que compreenda a necessidade de alfabetizar a partir do interesse e necessidade dos educandos. Os estudos de Ferreiro (1990), Soares (2003) e Albuquerque (2005) e o projeto de letramento de Kleiman (2009) contribuíram nesta discussão teórica e metodológica. Os resultados obtidos reforçam a importância do PIBID/ UFRN na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia em sua formação docente de base alfabetizadora. Conclui-se que o apoio pedagógico da escola em articulação com a formação acadêmica em Pedagogia são elementos organizadores do trabalho pedagógico no contexto do PIBID/UFRN (2014-2016).
author2 Dantas, Soraneide Soares
author_facet Dantas, Soraneide Soares
Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho
format bachelorThesis
author Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho
author_sort Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho
title A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
title_short A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
title_full A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
title_fullStr A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
title_full_unstemmed A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
title_sort formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no pibid/ufrn (2014-2016)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227
work_keys_str_mv AT araujokarolynecristinadecarvalho aformacaodaprofessoraalfabetizadoraumestudocontextualizadonopibidufrn20142016
AT araujokarolynecristinadecarvalho formacaodaprofessoraalfabetizadoraumestudocontextualizadonopibidufrn20142016
_version_ 1773959896434212864