A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)
O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse pro...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42227 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422272021-10-05T14:46:37Z A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho Dantas, Soraneide Soares Thomé, Renata Viana de Barros Andrade, João Maria Valença de Alfabetização Educação Básica Formação docente Ciências Humanas O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse processo reflexivo da experiência contextualizada no PIBID/ Pedagogia, destaca-se a contribuição para a formação inicial de uma professora alfabetizadora, com ênfase no processo de alfabetização e no desenvolvimento de projetos que compreenda a necessidade de alfabetizar a partir do interesse e necessidade dos educandos. Os estudos de Ferreiro (1990), Soares (2003) e Albuquerque (2005) e o projeto de letramento de Kleiman (2009) contribuíram nesta discussão teórica e metodológica. Os resultados obtidos reforçam a importância do PIBID/ UFRN na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia em sua formação docente de base alfabetizadora. Conclui-se que o apoio pedagógico da escola em articulação com a formação acadêmica em Pedagogia são elementos organizadores do trabalho pedagógico no contexto do PIBID/UFRN (2014-2016). 2017-03-29T00:17:34Z 2021-10-05T14:46:37Z 2017-03-29T00:17:34Z 2021-10-05T14:46:37Z 2016-12-05 bachelorThesis 2013031222 ARAÚJO, Karolyne Cristina de Carvalho. A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016). 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Alfabetização Educação Básica Formação docente Ciências Humanas |
spellingShingle |
Alfabetização Educação Básica Formação docente Ciências Humanas Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) |
description |
O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse processo reflexivo da experiência contextualizada no PIBID/ Pedagogia, destaca-se a contribuição para a formação inicial de uma professora alfabetizadora, com ênfase no processo de alfabetização e no desenvolvimento de projetos que compreenda a necessidade de alfabetizar a partir do interesse e necessidade dos educandos. Os estudos de Ferreiro (1990), Soares (2003) e Albuquerque (2005) e o projeto de letramento de Kleiman (2009) contribuíram nesta discussão teórica e metodológica. Os resultados obtidos reforçam a importância do PIBID/ UFRN na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia em sua formação docente de base alfabetizadora. Conclui-se que o apoio pedagógico da escola em articulação com a formação acadêmica em Pedagogia são elementos organizadores do trabalho pedagógico no contexto do PIBID/UFRN (2014-2016). |
author2 |
Dantas, Soraneide Soares |
author_facet |
Dantas, Soraneide Soares Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho |
format |
bachelorThesis |
author |
Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho |
author_sort |
Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho |
title |
A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) |
title_short |
A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) |
title_full |
A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) |
title_fullStr |
A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) |
title_full_unstemmed |
A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016) |
title_sort |
formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no pibid/ufrn (2014-2016) |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227 |
work_keys_str_mv |
AT araujokarolynecristinadecarvalho aformacaodaprofessoraalfabetizadoraumestudocontextualizadonopibidufrn20142016 AT araujokarolynecristinadecarvalho formacaodaprofessoraalfabetizadoraumestudocontextualizadonopibidufrn20142016 |
_version_ |
1773959896434212864 |