A formação da professora alfabetizadora: um estudo contextualizado no PIBID/UFRN (2014-2016)

O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse pro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Karolyne Cristina de Carvalho
Outros Autores: Dantas, Soraneide Soares
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42227
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho apresenta relato descritivos das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/ UFRN, na área de Pedagogia, durante o período de 2014.1 a 2016.2, tomando como referência o contexto da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Nesse processo reflexivo da experiência contextualizada no PIBID/ Pedagogia, destaca-se a contribuição para a formação inicial de uma professora alfabetizadora, com ênfase no processo de alfabetização e no desenvolvimento de projetos que compreenda a necessidade de alfabetizar a partir do interesse e necessidade dos educandos. Os estudos de Ferreiro (1990), Soares (2003) e Albuquerque (2005) e o projeto de letramento de Kleiman (2009) contribuíram nesta discussão teórica e metodológica. Os resultados obtidos reforçam a importância do PIBID/ UFRN na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia em sua formação docente de base alfabetizadora. Conclui-se que o apoio pedagógico da escola em articulação com a formação acadêmica em Pedagogia são elementos organizadores do trabalho pedagógico no contexto do PIBID/UFRN (2014-2016).