A relevância dos documentos legais oficias da educação infantil para as práticas dos professores da educação infantil

Nas últimas décadas, principalmente após a promulgação da Constituição Brasileira de 1988 que afirmou a criança como sujeito de direitos – dentre eles, à educação pública, gratuita e de qualidade – o governo federal vem propiciando a produção e distribuição de uma série de documentos de caráter mand...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreira, Monique da Silva
Outros Autores: Lopes, Denise Maria de Carvalho
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42215
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spelling ri-123456789-422152021-10-05T14:46:14Z A relevância dos documentos legais oficias da educação infantil para as práticas dos professores da educação infantil Moreira, Monique da Silva Lopes, Denise Maria de Carvalho Capistrano, Naire Jane Educação infantil Documentos oficiais Práticas pedagógicas Educação infantil Nas últimas décadas, principalmente após a promulgação da Constituição Brasileira de 1988 que afirmou a criança como sujeito de direitos – dentre eles, à educação pública, gratuita e de qualidade – o governo federal vem propiciando a produção e distribuição de uma série de documentos de caráter mandatório ou referencial com vistas a reger e/ ou orientar a organização do trabalho das instituições que atendem crianças de zero a cinco-seis anos, reconhecidas como público-alvo dessa etapa, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade da educação ofertada. Reconhecendo a relevância que esses documentos podem ter para o desenvolvimento das práticas realizadas junto às crianças, o presente trabalho tem por objetivo analisar a presença das orientações contidas em alguns documentos legais/oficiais pertinentes à Educação Infantil na dinâmica de instituições e nas práticas de professores dessa etapa educativa. Buscamos conhecer, nesses contextos, se e quais documentos são utilizados para subsidiar as ações desenvolvidas para e junto às crianças. O estudo seguiu os princípios da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1996) e foi desenvolvido mediante os seguintes procedimentos: análise documental e observação de tipo não participativo em uma turma de crianças de uma instituição pública de educação infantil de Natal, RN. Os documentos analisados foram os seguintes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/1996; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1999; 2009; 2010) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). O estudo nos permitiu compreender que a presença dos documentos nas práticas da instituição é restrita. Poucos documentos são conhecidos por poucos professores, incluindo documentos de caráter mandatório. Além disso, mesmo aqueles que afirmam conhecer documentos e seus conteúdos, não os aplicam em suas práticas. O estudo aponta para a necessidade de consideração, por cursos e contextos de formação, inclusive as próprias instituições de Educação Infantil, de se promover estudos e discussões sistemáticos dos documentos oficiais da áreas, e ainda de suas implicações para a prática pedagógica, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças. 2017-04-10T22:57:09Z 2021-10-05T14:46:14Z 2017-04-10T22:57:09Z 2021-10-05T14:46:14Z 2016-12-22 bachelorThesis 2012957330 MOREIRA, Monique da Silva. A relevância dos documentos legais oficias da educação infantil para as práticas dos professores da educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42215 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
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