Uma reflexão dos conceitos: cidadania, educação, pobreza e exclusão social na visão de Sócrates, Platão, Aristóteles e Rosseau
O presente artigo trata de examinar a construção dos conceitos: cidadania, educação, pobreza e exclusão social tomando como referência as construções filosóficas dos três principais representantes da filosofia clássica grega - Sócrates, Platão e Aristóteles. Em seguida, fazemos uma análise temporal...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42204 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente artigo trata de examinar a construção dos conceitos: cidadania, educação, pobreza e exclusão social tomando como referência as construções filosóficas dos três principais representantes da filosofia clássica grega - Sócrates, Platão e Aristóteles. Em seguida, fazemos uma análise temporal destacando a compreensão desses termos no teórico da modernidade, Jean-Jacques Rosseau, sinalizando, de maneira despretensiosa, os aspectos que o aproximam do pensamento Aristotélico. A tese sob a qual trabalhamos e submetemos à análise do leitor é a de que esses conceitos, ao longo de todo o processo histórico sobre o qual transitam as ideias de cidadania e educação, ainda estão em processo de construção, uma vez que, no campo prático, não atingiram a máxima de suas eficiências. Tomamos como um suporte teórico complementar, a essa noção do devir de tais conceitos, as reflexões de Edgar Morin acerca da miséria mental dos supostamente desenvolvidos, da natureza humana, sua identidade, os desafios que temos de enfrentar diante da crise de paradigmas que perpassa as relações humanas e suas conquistas no campo da constituição dos direitos de cidadania, de uma educação de qualidade para todos e uma melhor distribuição dos bens produzidos pelo mundo civilizado. |
---|