Uma reflexão dos conceitos: cidadania, educação, pobreza e exclusão social na visão de Sócrates, Platão, Aristóteles e Rosseau

O presente artigo trata de examinar a construção dos conceitos: cidadania, educação, pobreza e exclusão social tomando como referência as construções filosóficas dos três principais representantes da filosofia clássica grega - Sócrates, Platão e Aristóteles. Em seguida, fazemos uma análise temporal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alexandre, Ítalo Emmanuel Duarte
Outros Autores: Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42204
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente artigo trata de examinar a construção dos conceitos: cidadania, educação, pobreza e exclusão social tomando como referência as construções filosóficas dos três principais representantes da filosofia clássica grega - Sócrates, Platão e Aristóteles. Em seguida, fazemos uma análise temporal destacando a compreensão desses termos no teórico da modernidade, Jean-Jacques Rosseau, sinalizando, de maneira despretensiosa, os aspectos que o aproximam do pensamento Aristotélico. A tese sob a qual trabalhamos e submetemos à análise do leitor é a de que esses conceitos, ao longo de todo o processo histórico sobre o qual transitam as ideias de cidadania e educação, ainda estão em processo de construção, uma vez que, no campo prático, não atingiram a máxima de suas eficiências. Tomamos como um suporte teórico complementar, a essa noção do devir de tais conceitos, as reflexões de Edgar Morin acerca da miséria mental dos supostamente desenvolvidos, da natureza humana, sua identidade, os desafios que temos de enfrentar diante da crise de paradigmas que perpassa as relações humanas e suas conquistas no campo da constituição dos direitos de cidadania, de uma educação de qualidade para todos e uma melhor distribuição dos bens produzidos pelo mundo civilizado.