Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida

O presente relatório objetiva descrever e refletir sobre a prática de alfabetização desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do Nível II, noturno, na escola municipal da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. Buscou-se desenvolver uma prática de alfabetizaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Rosimeiri Ângela da Cunha
Outros Autores: Aquino, Fernanda Mayara Sales de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42192
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42192
record_format dspace
spelling ri-123456789-421922021-10-05T14:45:40Z Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida Pereira, Rosimeiri Ângela da Cunha Aquino, Fernanda Mayara Sales de Sampaio, Marisa Narcizo Aguiar, Alexandre da Silva Alfabetização EJA Práticas Educativas Literacy Educational Practices Educação O presente relatório objetiva descrever e refletir sobre a prática de alfabetização desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do Nível II, noturno, na escola municipal da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. Buscou-se desenvolver uma prática de alfabetização que dialogasse com as histórias de vida dos alunos da EJA. Para tanto, fez-se uma reflexão sobre a identidade dos sujeitos que se encontravam nas classes da EJA considerando suas especificidades e dificuldades, valorizando suas histórias de vida para definir o planejamento e a metodologia, dando ênfase às atividades desenvolvidas no período da regência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores I. A metodologia adotada para desenvolver esse trabalho foi de natureza autobiográfica. Evocando memórias do percurso de estágio supervisionado e refletindo a práxis educativa fundamentada em autores que ajudaram a pensar a alfabetização e escolarização de pessoas jovens e adultas (ARROYO, 2006; FREIRE, 1989; 1991; 1997; 2002; HADDAD, DI PIERRO, 2000). Portanto, os alunos da EJA são sujeitos que tiveram seus direitos à educação e escolarização negados em um determinado período da vida. Diante disso, precisam ser compreendidos como sujeitos de direitos em suas potencialidades durante o processo de alfabetização; o planejamento, a metodologia e as atividades de escrita precisam ser pensadas e desenvolvidas em articulação com as histórias de vida dos educandos, permitindo que vivenciem habilidades de leitura e escrita contextualizadas às suas vivências. 2016-07-26T22:40:22Z 2021-10-05T14:45:40Z 2016-07-26T22:40:22Z 2021-10-05T14:45:40Z 2016-06-20 bachelorThesis 2011001019 PEREIRA, Rosimeiri Ângela da Cunha. Alfabetização na EJA: as histórias de vida dos alunos como ponto de partida. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42192 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
EJA
Práticas Educativas
Literacy
Educational Practices
Educação
spellingShingle Alfabetização
EJA
Práticas Educativas
Literacy
Educational Practices
Educação
Pereira, Rosimeiri Ângela da Cunha
Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida
description O presente relatório objetiva descrever e refletir sobre a prática de alfabetização desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do Nível II, noturno, na escola municipal da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. Buscou-se desenvolver uma prática de alfabetização que dialogasse com as histórias de vida dos alunos da EJA. Para tanto, fez-se uma reflexão sobre a identidade dos sujeitos que se encontravam nas classes da EJA considerando suas especificidades e dificuldades, valorizando suas histórias de vida para definir o planejamento e a metodologia, dando ênfase às atividades desenvolvidas no período da regência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores I. A metodologia adotada para desenvolver esse trabalho foi de natureza autobiográfica. Evocando memórias do percurso de estágio supervisionado e refletindo a práxis educativa fundamentada em autores que ajudaram a pensar a alfabetização e escolarização de pessoas jovens e adultas (ARROYO, 2006; FREIRE, 1989; 1991; 1997; 2002; HADDAD, DI PIERRO, 2000). Portanto, os alunos da EJA são sujeitos que tiveram seus direitos à educação e escolarização negados em um determinado período da vida. Diante disso, precisam ser compreendidos como sujeitos de direitos em suas potencialidades durante o processo de alfabetização; o planejamento, a metodologia e as atividades de escrita precisam ser pensadas e desenvolvidas em articulação com as histórias de vida dos educandos, permitindo que vivenciem habilidades de leitura e escrita contextualizadas às suas vivências.
author2 Aquino, Fernanda Mayara Sales de
author_facet Aquino, Fernanda Mayara Sales de
Pereira, Rosimeiri Ângela da Cunha
format bachelorThesis
author Pereira, Rosimeiri Ângela da Cunha
author_sort Pereira, Rosimeiri Ângela da Cunha
title Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida
title_short Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida
title_full Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida
title_fullStr Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida
title_full_unstemmed Alfabetização na EJA: As histórias de vida dos alunos como ponto de partida
title_sort alfabetização na eja: as histórias de vida dos alunos como ponto de partida
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42192
work_keys_str_mv AT pereirarosimeiriangeladacunha alfabetizacaonaejaashistoriasdevidadosalunoscomopontodepartida
_version_ 1773966798507474944