Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?

O termo bullying tem sua origem na língua inglesa, e sua definição mais comumente empregada é a de qualquer tipo de abuso contínuo, físico ou verbal, com a intenção de ferir, onde existe um desequilíbrio de poder entre aquele que pratica e aquele que é vitimizado. Falar sobre bullying é relevante pa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vieira, Maraynne Furtado
Outros Autores: Calado, Vânia Aparecida
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42183
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42183
record_format dspace
spelling ri-123456789-421832021-10-05T14:45:19Z Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo? Vieira, Maraynne Furtado Calado, Vânia Aparecida Lucena, Thiago Isaías Nóbrega de Barros, Hellen Chrytianne Lucio Bullying Violência Escolar Papel do Pedagogo Educação O termo bullying tem sua origem na língua inglesa, e sua definição mais comumente empregada é a de qualquer tipo de abuso contínuo, físico ou verbal, com a intenção de ferir, onde existe um desequilíbrio de poder entre aquele que pratica e aquele que é vitimizado. Falar sobre bullying é relevante para que haja a conscientização de todos os envolvidos direta e indiretamente. Neste artigo serão apresentadas considerações acerca do papel da escola e do pedagogo em situações de bullying, de maneira que se possa compreender o que é o bullying, como ocorre, quem são os envolvidos, de que maneira se pode prevenir e que tipo de consequência sofrem todos aqueles que tomam parte, de alguma forma, nesta prática que está presente no convívio social de forma geral, sendo o foco desta pesquisa o tema inserido no contexto escolar. O objetivo deste estudo é conhecer as práticas de violência presentes no ambiente escolar para que seja possível identificar como a escola e o pedagogo podem realizar intervenções em situações de bullying. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica qualitativa no sentido de eleger um referencial teórico que propiciasse uma visão qualificada sobre a temática. A pesquisa apontou que o referido tema vem ganhando destaque nas publicações científicas. Despertando assim, o interesse das mais diversas áreas. Como solução para o problema, o caminho apontado será o diálogo e prevenção, tanto na família quanto na escola. 2016-08-11T19:51:46Z 2021-10-05T14:45:19Z 2016-08-11T19:51:46Z 2021-10-05T14:45:19Z 2016-06-29 bachelorThesis 2011002114 VIEIRA, Maraynne Furtado. Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42183 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Bullying
Violência Escolar
Papel do Pedagogo
Educação
spellingShingle Bullying
Violência Escolar
Papel do Pedagogo
Educação
Vieira, Maraynne Furtado
Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
description O termo bullying tem sua origem na língua inglesa, e sua definição mais comumente empregada é a de qualquer tipo de abuso contínuo, físico ou verbal, com a intenção de ferir, onde existe um desequilíbrio de poder entre aquele que pratica e aquele que é vitimizado. Falar sobre bullying é relevante para que haja a conscientização de todos os envolvidos direta e indiretamente. Neste artigo serão apresentadas considerações acerca do papel da escola e do pedagogo em situações de bullying, de maneira que se possa compreender o que é o bullying, como ocorre, quem são os envolvidos, de que maneira se pode prevenir e que tipo de consequência sofrem todos aqueles que tomam parte, de alguma forma, nesta prática que está presente no convívio social de forma geral, sendo o foco desta pesquisa o tema inserido no contexto escolar. O objetivo deste estudo é conhecer as práticas de violência presentes no ambiente escolar para que seja possível identificar como a escola e o pedagogo podem realizar intervenções em situações de bullying. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica qualitativa no sentido de eleger um referencial teórico que propiciasse uma visão qualificada sobre a temática. A pesquisa apontou que o referido tema vem ganhando destaque nas publicações científicas. Despertando assim, o interesse das mais diversas áreas. Como solução para o problema, o caminho apontado será o diálogo e prevenção, tanto na família quanto na escola.
author2 Calado, Vânia Aparecida
author_facet Calado, Vânia Aparecida
Vieira, Maraynne Furtado
format bachelorThesis
author Vieira, Maraynne Furtado
author_sort Vieira, Maraynne Furtado
title Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
title_short Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
title_full Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
title_fullStr Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
title_full_unstemmed Bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
title_sort bullying: qual o papel da escola e do pedagogo?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42183
work_keys_str_mv AT vieiramaraynnefurtado bullyingqualopapeldaescolaedopedagogo
_version_ 1773966095111159808