Por que parou? Parou por quê? A evasão na modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Este trabalho realiza uma análise junto a uma escola Municipal de Natal, que trabalha com Educação de Jovens e Adultos, mais conhecida como EJA, sobre os motivos que levam alunos dessa modalidade a evadir da sala de aula. Tendo como base a contribuição teórica de vários autores que levantam reflexõe...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Jonath Saymo de
Outros Autores: Martins, Cibelle Amorim
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42179
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Descrição
Resumo:Este trabalho realiza uma análise junto a uma escola Municipal de Natal, que trabalha com Educação de Jovens e Adultos, mais conhecida como EJA, sobre os motivos que levam alunos dessa modalidade a evadir da sala de aula. Tendo como base a contribuição teórica de vários autores que levantam reflexões sobre a educação no Brasil, em especial a educação de jovens e adultos, busca-se compreender as circunstâncias e impactos para o desenvolvimento educacional na sociedade brasileira, de modo a fornecer elementos que auxiliem na superação dessa realidade. Nas leituras buscou-se conhecer a modalidade a partir da sua história, caracterizar os sujeitos que fazem parte da EJA e identificar os principais motivos que os levam a interromper os estudos escolares. O vídeo-documentário resultante dessa pesquisa demonstra alguns aspectos importantes que contribuem para a comunidade educacional conhecer e entender o aluno da EJA. Umas das conclusões a que se chegou é que o professor da EJA é um dos grandes responsáveis pela permanência do educando, pois sua prática pedagógica precisa ir ao encontro das especificidades socioculturais, psicológicas e educacionais dos sujeitos da EJA.