Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram el...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Amaral, Josefa Lisiane do
Outros Autores: Santos, Carina Pessoa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42156
record_format dspace
spelling ri-123456789-421562021-10-05T14:31:18Z Jogos e brincadeiras na Educação Infantil Amaral, Josefa Lisiane do Santos, Carina Pessoa Santos, Carina Pessoa Silva, Simone Patrícia da Silva, Ivoneide Mendes da Brincadeiras Aprendizagem Criança Educação Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram elaboradas perguntas e respondidas por professoras de salas de educação infantil na rede pública de ensino. O resultado desse estudo demonstrou que as professoras entrevistadas valorizam o lúdico e o tomam como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir, a partir da análise das respostas das entrevistadas, que ficou clara a importância dessas atividades. No entanto, as participantes compreendem que é preciso entendimento na hora de direcionar tais atividades. É tarefa do professor conduzir o aluno e as atividades para que venham os resultados esperados. As brincadeiras permitem novas formas de ensinar, e são uma importante ferramenta de apoio que o professor deve utilizar na escola e, com isso, propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem das crianças estabelecendo ligação entre a aprendizagem e as descobertas involuntárias que condizem com a infância. O estudo enfatiza a importância dos jogos e das brincadeiras que se manifestam como uma estratégia adotada pelos professores nas ações educacionais. A brincadeira é inerente às crianças e intrínseca ao universo infantil, por isso é justificada como um instrumento eficiente para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Através de pesquisas norteadas por autores como Piaget e Vygotsky, na defesa da realidade escolar, discute-se a importância de o lúdico ser utilizado como aliado às atividades pedagógicas, úteis na transformação do fazer por fazer em fazer por prazer, que produz resultados positivos 2017-03-02T19:03:49Z 2021-10-05T14:31:17Z 2017-03-02T19:03:49Z 2021-10-05T14:31:17Z 2016-06-02 bachelorThesis 2012031569 AMARAL, Josefa Lisiane do. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Brincadeiras
Aprendizagem
Criança
Educação
spellingShingle Brincadeiras
Aprendizagem
Criança
Educação
Amaral, Josefa Lisiane do
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
description Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram elaboradas perguntas e respondidas por professoras de salas de educação infantil na rede pública de ensino. O resultado desse estudo demonstrou que as professoras entrevistadas valorizam o lúdico e o tomam como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir, a partir da análise das respostas das entrevistadas, que ficou clara a importância dessas atividades. No entanto, as participantes compreendem que é preciso entendimento na hora de direcionar tais atividades. É tarefa do professor conduzir o aluno e as atividades para que venham os resultados esperados. As brincadeiras permitem novas formas de ensinar, e são uma importante ferramenta de apoio que o professor deve utilizar na escola e, com isso, propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem das crianças estabelecendo ligação entre a aprendizagem e as descobertas involuntárias que condizem com a infância. O estudo enfatiza a importância dos jogos e das brincadeiras que se manifestam como uma estratégia adotada pelos professores nas ações educacionais. A brincadeira é inerente às crianças e intrínseca ao universo infantil, por isso é justificada como um instrumento eficiente para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Através de pesquisas norteadas por autores como Piaget e Vygotsky, na defesa da realidade escolar, discute-se a importância de o lúdico ser utilizado como aliado às atividades pedagógicas, úteis na transformação do fazer por fazer em fazer por prazer, que produz resultados positivos
author2 Santos, Carina Pessoa
author_facet Santos, Carina Pessoa
Amaral, Josefa Lisiane do
format bachelorThesis
author Amaral, Josefa Lisiane do
author_sort Amaral, Josefa Lisiane do
title Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
title_short Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
title_full Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
title_fullStr Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
title_sort jogos e brincadeiras na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156
work_keys_str_mv AT amaraljosefalisianedo jogosebrincadeirasnaeducacaoinfantil
_version_ 1773960416771178496