Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram el...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42156 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-421562021-10-05T14:31:18Z Jogos e brincadeiras na Educação Infantil Amaral, Josefa Lisiane do Santos, Carina Pessoa Santos, Carina Pessoa Silva, Simone Patrícia da Silva, Ivoneide Mendes da Brincadeiras Aprendizagem Criança Educação Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram elaboradas perguntas e respondidas por professoras de salas de educação infantil na rede pública de ensino. O resultado desse estudo demonstrou que as professoras entrevistadas valorizam o lúdico e o tomam como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir, a partir da análise das respostas das entrevistadas, que ficou clara a importância dessas atividades. No entanto, as participantes compreendem que é preciso entendimento na hora de direcionar tais atividades. É tarefa do professor conduzir o aluno e as atividades para que venham os resultados esperados. As brincadeiras permitem novas formas de ensinar, e são uma importante ferramenta de apoio que o professor deve utilizar na escola e, com isso, propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem das crianças estabelecendo ligação entre a aprendizagem e as descobertas involuntárias que condizem com a infância. O estudo enfatiza a importância dos jogos e das brincadeiras que se manifestam como uma estratégia adotada pelos professores nas ações educacionais. A brincadeira é inerente às crianças e intrínseca ao universo infantil, por isso é justificada como um instrumento eficiente para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Através de pesquisas norteadas por autores como Piaget e Vygotsky, na defesa da realidade escolar, discute-se a importância de o lúdico ser utilizado como aliado às atividades pedagógicas, úteis na transformação do fazer por fazer em fazer por prazer, que produz resultados positivos 2017-03-02T19:03:49Z 2021-10-05T14:31:17Z 2017-03-02T19:03:49Z 2021-10-05T14:31:17Z 2016-06-02 bachelorThesis 2012031569 AMARAL, Josefa Lisiane do. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Brincadeiras Aprendizagem Criança Educação |
spellingShingle |
Brincadeiras Aprendizagem Criança Educação Amaral, Josefa Lisiane do Jogos e brincadeiras na Educação Infantil |
description |
Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram elaboradas perguntas e respondidas por professoras de salas de educação infantil na rede pública de ensino. O resultado desse estudo demonstrou que as professoras entrevistadas valorizam o lúdico e o tomam como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir, a partir da análise das respostas das entrevistadas, que ficou clara a importância dessas atividades. No entanto, as participantes compreendem que é preciso entendimento na hora de direcionar tais atividades. É tarefa do professor conduzir o aluno e as atividades para que venham os resultados esperados. As brincadeiras permitem novas formas de ensinar, e são uma importante ferramenta de apoio que o professor deve utilizar na escola e, com isso, propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem das crianças estabelecendo ligação entre a aprendizagem e as descobertas involuntárias que condizem com a infância. O estudo enfatiza a importância dos jogos e das brincadeiras que se manifestam como uma estratégia adotada pelos professores nas ações educacionais. A brincadeira é inerente às crianças e intrínseca ao universo infantil, por isso é justificada como um instrumento eficiente para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Através de pesquisas norteadas por autores como Piaget e Vygotsky, na defesa da realidade escolar, discute-se a importância de o lúdico ser utilizado como aliado às atividades pedagógicas, úteis na transformação do fazer por fazer em fazer por prazer, que produz resultados positivos |
author2 |
Santos, Carina Pessoa |
author_facet |
Santos, Carina Pessoa Amaral, Josefa Lisiane do |
format |
bachelorThesis |
author |
Amaral, Josefa Lisiane do |
author_sort |
Amaral, Josefa Lisiane do |
title |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil |
title_short |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil |
title_full |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil |
title_fullStr |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil |
title_sort |
jogos e brincadeiras na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156 |
work_keys_str_mv |
AT amaraljosefalisianedo jogosebrincadeirasnaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773960416771178496 |