Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram el...
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Autor principal: | |
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42156 |
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Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de entrevistas, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através dos jogos e das brincadeiras. Foram elaboradas perguntas e respondidas por professoras de salas de educação infantil na rede pública de ensino. O resultado desse estudo demonstrou que as professoras entrevistadas valorizam o lúdico e o tomam como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir, a partir da análise das respostas das entrevistadas, que ficou clara a importância dessas atividades. No entanto, as participantes compreendem que é preciso entendimento na hora de direcionar tais atividades. É tarefa do professor conduzir o aluno e as atividades para que venham os resultados esperados. As brincadeiras permitem novas formas de ensinar, e são uma importante ferramenta de apoio que o professor deve utilizar na escola e, com isso, propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem das crianças estabelecendo ligação entre a aprendizagem e as descobertas involuntárias que condizem com a infância. O estudo enfatiza a importância dos jogos e das brincadeiras que se manifestam como uma estratégia adotada pelos professores nas ações educacionais. A brincadeira é inerente às crianças e intrínseca ao universo infantil, por isso é justificada como um instrumento eficiente para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Através de pesquisas norteadas por autores como Piaget e Vygotsky, na defesa da realidade escolar, discute-se a importância de o lúdico ser utilizado como aliado às atividades pedagógicas, úteis na transformação do fazer por fazer em fazer por prazer, que produz resultados positivos |
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