Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino

The article aims to analyze the difficulties of student writing learning in the early grades of elementary school. Through the levels of writing presented by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, the student tends to develop learning skills of written language faster. For its development was elaborated...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Taciano Messias da
Outros Autores: Alves, Elza Maria Silva de Araújo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42151
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42151
record_format dspace
spelling ri-123456789-421512021-10-05T14:30:57Z Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino Silva, Taciano Messias da Alves, Elza Maria Silva de Araújo Alves, Elza Maria Silva de Araújo Ribeiro, Janima Bernardes Silva, Maria Cilene de Menezes Alfabetização Séries iniciais Escrita Literacy Writing Early grades Educação The article aims to analyze the difficulties of student writing learning in the early grades of elementary school. Through the levels of writing presented by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, the student tends to develop learning skills of written language faster. For its development was elaborated a literature review referenced in some authors who defend this theme, including: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emilia Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Use for it a questionnaire with open questions applied to teachers and interventional activity to the students of 1st year "A" and "B", with the aim of meeting the objectives and the question that guides this article: How the learning process is the written language by the child? It was found that the change from one level to another, be it pre-syllabic, Syllabic or alphabetic Syllabic depends on a process of degree of difficulty of assimilation, and even if the teacher has an important role in teaching and learning of each student. It is also realized that the great challenge of literacy teacher's action is to provoke the desire to learn, and will only be possible from the moment that the cultural and social differences of the students are met. O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da escrita dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. Através dos níveis de escrita apresentados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o aluno tende a desenvolver as habilidades de aprendizagem da linguagem escrita com mais rapidez. Para a realização do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica referendada em alguns autores que defendem essa temática, dentre eles: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emília Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Utilizamos para isso um questionário com perguntas abertas aplicadas aos professores e uma atividade interventiva aos alunos do 1º ano “A” e “B”, com o intuito de responder os objetivos e a questão que norteia esse artigo: Como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita pela criança? Constatamos que a mudança de um nível para outro, seja ele Pré-silábico, Silábico ou Silábico alfabético, depende de um processo de assimilação de grau de dificuldades, e ainda que o professor tem um importante papel no ensino e aprendizagem de cada aluno. Percebemos também que o grande desafio da ação do professor alfabetizador está em provocar o desejo de aprender, e só será possível a partir do momento em que sejam respeitadas as diferenças culturais e sociais dos alunos. 2017-07-05T17:58:16Z 2021-10-05T14:30:57Z 2017-07-05T17:58:16Z 2021-10-05T14:30:57Z 2016 bachelorThesis 2012034490 SILVA, Taciano Messias da. Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42151 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Séries iniciais
Escrita
Literacy
Writing
Early grades
Educação
spellingShingle Alfabetização
Séries iniciais
Escrita
Literacy
Writing
Early grades
Educação
Silva, Taciano Messias da
Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
description The article aims to analyze the difficulties of student writing learning in the early grades of elementary school. Through the levels of writing presented by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, the student tends to develop learning skills of written language faster. For its development was elaborated a literature review referenced in some authors who defend this theme, including: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emilia Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Use for it a questionnaire with open questions applied to teachers and interventional activity to the students of 1st year "A" and "B", with the aim of meeting the objectives and the question that guides this article: How the learning process is the written language by the child? It was found that the change from one level to another, be it pre-syllabic, Syllabic or alphabetic Syllabic depends on a process of degree of difficulty of assimilation, and even if the teacher has an important role in teaching and learning of each student. It is also realized that the great challenge of literacy teacher's action is to provoke the desire to learn, and will only be possible from the moment that the cultural and social differences of the students are met.
author2 Alves, Elza Maria Silva de Araújo
author_facet Alves, Elza Maria Silva de Araújo
Silva, Taciano Messias da
format bachelorThesis
author Silva, Taciano Messias da
author_sort Silva, Taciano Messias da
title Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
title_short Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
title_full Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
title_fullStr Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
title_full_unstemmed Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
title_sort alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva de ensino
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42151
work_keys_str_mv AT silvatacianomessiasda alfabetizacaonasseriesiniciaisdoensinofundamentalumaperspectivadeensino
_version_ 1773957569525579776