Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental
O presente trabalho trata dos desafios da prática docente nas séries iniciais, com o objetivo de dar contribuições para uma formação docente e uma prática reflexiva, compreendendo que a boa prática em sala é consequência da boa formação profissional. É imprescindível para uma boa ação do professor q...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42134 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42134 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-421342021-10-05T14:29:45Z Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental Soares, Maria Cleilma da costa Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes" Silva, Maria Eliane Souza da Xavier, Maria Rita Formação Prática pedagógica Séries iniciais Educação O presente trabalho trata dos desafios da prática docente nas séries iniciais, com o objetivo de dar contribuições para uma formação docente e uma prática reflexiva, compreendendo que a boa prática em sala é consequência da boa formação profissional. É imprescindível para uma boa ação do professor que ele seja consciente do seu papel enquanto formador de opinião e que utilize de suas experiências para o seu aprimoramento, já que teoria e prática precisam estar em parceria, pois as duas se complementam. Sendo esta uma pesquisa bibliográfica sobre (Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do ensino fundamental), em que o docente possa desenvolver seu trabalho de maneira crítico-reflexiva e com autonomia, e que possa, também, contribuir para uma boa relação interpessoal com educandos, faz-se mister pontuar sobre o espaço escolar, local de formação e de vivências na prática pedagógica. Nessa perspectiva, abordamos assuntos importantes baseados em teóricos, como: Freire (2003), Carvalho (2010), Antunes (2014) e Feldmann (2009), entre outros. Nesse sentido, consideramos que estamos em constante aprendizado, e que deve ser incansável a busca por conhecimento, uma vez que se faz necessário para uma boa prática pedagógica. Assim, alcançamos que o professor não é o dono do saber, mas sim o mediador dos conhecimentos, enquanto ensina aprende, e que deve respeitar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social, intelectual e cultural dos educandos. 2017-01-25T19:09:22Z 2021-10-05T14:29:45Z 2017-01-25T19:09:22Z 2021-10-05T14:29:45Z 2016-06 bachelorThesis 2012032459 SOARES, Maria Cleilma da Costa. Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42134 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Formação Prática pedagógica Séries iniciais Educação |
spellingShingle |
Formação Prática pedagógica Séries iniciais Educação Soares, Maria Cleilma da costa Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental |
description |
O presente trabalho trata dos desafios da prática docente nas séries iniciais, com o objetivo de dar contribuições para uma formação docente e uma prática reflexiva, compreendendo que a boa prática em sala é consequência da boa formação profissional. É imprescindível para uma boa ação do professor que ele seja consciente do seu papel enquanto formador de opinião e que utilize de suas experiências para o seu aprimoramento, já que teoria e prática precisam estar em parceria, pois as duas se complementam. Sendo esta uma pesquisa bibliográfica sobre (Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do ensino fundamental), em que o docente possa desenvolver seu trabalho de maneira crítico-reflexiva e com autonomia, e que possa, também, contribuir para uma boa relação interpessoal com educandos, faz-se mister pontuar sobre o espaço escolar, local de formação e de vivências na prática pedagógica. Nessa perspectiva, abordamos assuntos importantes baseados em teóricos, como: Freire (2003), Carvalho (2010), Antunes (2014) e Feldmann (2009), entre outros. Nesse sentido, consideramos que estamos em constante aprendizado, e que deve ser incansável a busca por conhecimento, uma vez que se faz necessário para uma boa prática pedagógica. Assim, alcançamos que o professor não é o dono do saber, mas sim o mediador dos conhecimentos, enquanto ensina aprende, e que deve respeitar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social, intelectual e cultural dos educandos. |
author2 |
Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes |
author_facet |
Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes Soares, Maria Cleilma da costa |
format |
bachelorThesis |
author |
Soares, Maria Cleilma da costa |
author_sort |
Soares, Maria Cleilma da costa |
title |
Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
desafios na prática docente: professor das séries iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42134 |
work_keys_str_mv |
AT soaresmariacleilmadacosta desafiosnapraticadocenteprofessordasseriesiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1773964863273435136 |