A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar

The present paper analyse the importance of brazilian sign language in the education of deaf people and how they can benefit with this resource. Thus, was used a bibliographic research that highlights the essential points in the living of deaf people and their experiences through the sign language....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sá, Elitelma Maria Bernardo da Silva
Outros Autores: Sant'Ana, Alex Sandro Coitinho
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42114
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42114
record_format dspace
spelling ri-123456789-421142021-10-05T14:28:30Z A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar Sá, Elitelma Maria Bernardo da Silva Sant'Ana, Alex Sandro Coitinho Sant’Ana, Alex Sandro Coitinho Demoly, Karla Rosane Do Amaral Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos Da Silva Libras Surdo Educação Aprendizagem Deaf Education Learning Educação The present paper analyse the importance of brazilian sign language in the education of deaf people and how they can benefit with this resource. Thus, was used a bibliographic research that highlights the essential points in the living of deaf people and their experiences through the sign language. This study presents a report of the experience where was used fiction names as a mechanism to obtain information from the senses constructed by the subject. The paper concluded that brazilian sign language used in an educational environment is fundamental in the learning process for the deaf people, and cannot be replaced by another language. This paper is theory based in some authors that contributed with the approached themes. Authors such as Quadros e Karnopp (2004) were used as a reference for this research. O presente artigo analisa a importância da língua brasileira de sinais na educação de surdos e como os mesmos podem ser beneficiados por meio desse recurso. Dessa forma foi utilizada uma pesquisa bibliográfica que destaca pontos essenciais da vivência do surdo e suas experiências por meio da língua de sinais. Este estudo apresenta um relato de experiência onde usamos nomes fictícios como mecanismo de obtenções de informação a partir dos sentidos construídos pelo sujeito. O estudo conclui que a língua brasileira de sinais utilizada no âmbito escolar é fundamental no processo ensino aprendizagem do surdo, não podendo ser substituído por outra língua. Este trabalho tem como base teórica alguns autores que contribuem com os temas abordados. Destacamos alguns como Quadros e Karnopp (2004) como referência para a pesquisa. 2016-08-05T19:49:59Z 2021-10-05T14:28:30Z 2016-08-05T19:49:59Z 2021-10-05T14:28:30Z 2016 bachelorThesis 2012030230 SÁ, Elitelma Maria Bernardo da Silva. A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42114 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Libras
Surdo
Educação
Aprendizagem
Deaf
Education
Learning
Educação
spellingShingle Libras
Surdo
Educação
Aprendizagem
Deaf
Education
Learning
Educação
Sá, Elitelma Maria Bernardo da Silva
A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
description The present paper analyse the importance of brazilian sign language in the education of deaf people and how they can benefit with this resource. Thus, was used a bibliographic research that highlights the essential points in the living of deaf people and their experiences through the sign language. This study presents a report of the experience where was used fiction names as a mechanism to obtain information from the senses constructed by the subject. The paper concluded that brazilian sign language used in an educational environment is fundamental in the learning process for the deaf people, and cannot be replaced by another language. This paper is theory based in some authors that contributed with the approached themes. Authors such as Quadros e Karnopp (2004) were used as a reference for this research.
author2 Sant'Ana, Alex Sandro Coitinho
author_facet Sant'Ana, Alex Sandro Coitinho
Sá, Elitelma Maria Bernardo da Silva
format bachelorThesis
author Sá, Elitelma Maria Bernardo da Silva
author_sort Sá, Elitelma Maria Bernardo da Silva
title A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
title_short A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
title_full A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
title_fullStr A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
title_full_unstemmed A utilização da Língua Brasileira de Sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
title_sort utilização da língua brasileira de sinais na qualidade da educação do surdo no âmbito escolar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42114
work_keys_str_mv AT saelitelmamariabernardodasilva autilizacaodalinguabrasileiradesinaisnaqualidadedaeducacaodosurdonoambitoescolar
AT saelitelmamariabernardodasilva utilizacaodalinguabrasileiradesinaisnaqualidadedaeducacaodosurdonoambitoescolar
_version_ 1773961327201484800