Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos

Article search to know the Deficit disorder and attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and the implications for learning as well as to present the use of educational games as pedagogical alternative in the mediation of pupils learning with ADHD. Are presented theoretical conceptions on the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Maria das Graças de Morais
Outros Autores: Campelo, Ana Íris Fernandes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42113
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42113
record_format dspace
spelling ri-123456789-421132021-10-05T14:28:25Z Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos Silva, Maria das Graças de Morais Campelo, Ana Íris Fernandes Campelo, Ana Íris Fernandes Lima, Bruno de Oliveira Lucena, Maria Socorro de Déficit de Atenção e Hiperatividade Jogos Recursos Didáticos Attention Deficit hyperactivit Games Didactic features Educação Article search to know the Deficit disorder and attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and the implications for learning as well as to present the use of educational games as pedagogical alternative in the mediation of pupils learning with ADHD. Are presented theoretical conceptions on the subject. It is also considerations about the importance of games for learning and the formation of the teacher in this process. The methodology was qualitative, with the procedures to bibliographic research, constituted by lifting bibliographic studies on the subject, consisting of articles, essays, books and magazines. It is concluded that the Attention Deficit Hyperactivity Disorder and a neurobiological disorder that affects the attention, behavior and impulse control and that interferes with the cognitive development of children, not limited to childhood, may be diagnosed later in adolescents and in adults, and that the use of games and didactic indispensable resource for practicing teacher in mediation of learning of pupils with ADHD. Keywords - Attention Deficit hyperactivity. Games. Didactic features. O artigo buscar conhecer o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as implicações para a aprendizagem, bem como, apresentar o uso de jogos educativos como alternativa pedagógica na mediação da aprendizagem de alunos com TDAH. São apresentadas concepções teóricas sobre o tema, como também considerações sobre a importância dos jogos para a aprendizagem e a formação do professor nesse processo. A metodologia utilizada foi a qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, constituída por meio do levantamento de estudos bibliográficos sobre o tema, constando de livros e artigos diversos, Concluiu-se que o Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que compromete a atenção, o comportamento e o controle de impulsos e que, interfere no desenvolvimento cognitivo de crianças, não se limitando a infância, pode ser diagnosticado mais tardiamente em adolescentes e em adultos e, que o uso de jogos é um recurso didático indispensável para a prática do professor na mediação da aprendizagem de alunos com TDAH. 2016-08-09T17:48:05Z 2021-10-05T14:28:25Z 2016-08-09T17:48:05Z 2021-10-05T14:28:25Z 2016 bachelorThesis 2012032655 SILVA, Maria das Graças de Morais. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42113 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Déficit de Atenção e Hiperatividade
Jogos
Recursos Didáticos
Attention Deficit hyperactivit
Games
Didactic features
Educação
spellingShingle Déficit de Atenção e Hiperatividade
Jogos
Recursos Didáticos
Attention Deficit hyperactivit
Games
Didactic features
Educação
Silva, Maria das Graças de Morais
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos
description Article search to know the Deficit disorder and attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and the implications for learning as well as to present the use of educational games as pedagogical alternative in the mediation of pupils learning with ADHD. Are presented theoretical conceptions on the subject. It is also considerations about the importance of games for learning and the formation of the teacher in this process. The methodology was qualitative, with the procedures to bibliographic research, constituted by lifting bibliographic studies on the subject, consisting of articles, essays, books and magazines. It is concluded that the Attention Deficit Hyperactivity Disorder and a neurobiological disorder that affects the attention, behavior and impulse control and that interferes with the cognitive development of children, not limited to childhood, may be diagnosed later in adolescents and in adults, and that the use of games and didactic indispensable resource for practicing teacher in mediation of learning of pupils with ADHD. Keywords - Attention Deficit hyperactivity. Games. Didactic features.
author2 Campelo, Ana Íris Fernandes
author_facet Campelo, Ana Íris Fernandes
Silva, Maria das Graças de Morais
format bachelorThesis
author Silva, Maria das Graças de Morais
author_sort Silva, Maria das Graças de Morais
title Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos
title_short Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos
title_full Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos
title_fullStr Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos
title_full_unstemmed Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o uso dos jogos educativos
title_sort transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e o uso dos jogos educativos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42113
work_keys_str_mv AT silvamariadasgracasdemorais transtornodedeficitdeatencaoehiperatividadeeousodosjogoseducativos
_version_ 1773959413765242880