O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
Este trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Super...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42109 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42109 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-421092021-10-05T14:28:12Z O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I Souza, Renata Gomes Marques da Silva Santos, Luiz Antonio da Silva dos Santos , Luiz Antônio da Silva dos Estágio Supervisionado Identidade Docente Saberes docentes Este trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Supervisionado na construção dos saberes docentes e as suas contribuições na construção da identidade dos docentes. Trata-se de um estudo baseado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante por meio da regência a partir de um projeto de intervenção denominado “Redescobrindo o mundo da leitura e da escrita através dos gêneros textuais” aplicado em uma turma do 5º ano C do Centro Infantil Estrela do Mar, localizado na cidade de Extremoz/RN. Para a construção desta pesquisa, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Pimenta (1999); Tardif (2002); Freire (2001) e Nóvoa (1991), entre outros. As vivências no referido Estágio e as análises bibliográficas contribuíram para verificar que o Estágio Supervisionado oportuniza a construção de saberes essenciais à constituição da identidade docente, tendo em vista a possibilidade de articular teoria e empiria no cotidiano da escola. 2018-09-14T13:13:41Z 2021-10-05T14:28:12Z 2018-09-14T13:13:41Z 2021-10-05T14:28:12Z 2018-07 bachelorThesis 2014008980 SOUZA, Renata Gomes Marques da Silva.O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I. 2018. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42109 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia - EAD |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Supervisionado Identidade Docente Saberes docentes |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Identidade Docente Saberes docentes Souza, Renata Gomes Marques da Silva O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I |
description |
Este trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Supervisionado na construção dos saberes docentes e as suas contribuições na construção da identidade dos docentes. Trata-se de um estudo baseado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante por meio da regência a partir de um projeto de intervenção denominado “Redescobrindo o mundo da leitura e da escrita através dos gêneros textuais” aplicado em uma turma do 5º ano C do Centro Infantil Estrela do Mar, localizado na cidade de Extremoz/RN. Para a construção desta pesquisa, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Pimenta (1999); Tardif (2002); Freire (2001) e Nóvoa (1991), entre outros. As vivências no referido Estágio e as análises bibliográficas contribuíram para verificar que o Estágio Supervisionado oportuniza a construção de saberes essenciais à constituição da identidade docente, tendo em vista a possibilidade de articular teoria e empiria no cotidiano da escola. |
author2 |
Santos, Luiz Antonio da Silva dos |
author_facet |
Santos, Luiz Antonio da Silva dos Souza, Renata Gomes Marques da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Souza, Renata Gomes Marques da Silva |
author_sort |
Souza, Renata Gomes Marques da Silva |
title |
O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I |
title_short |
O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full |
O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I |
title_fullStr |
O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I |
title_sort |
o fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado iii – anos iniciais do ensino fundamental i |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42109 |
work_keys_str_mv |
AT souzarenatagomesmarquesdasilva ofazerpedagogiconocotidianodaescolarelatodeexperienciasdoestagiosupervisionadoiiianosiniciaisdoensinofundamentali |
_version_ |
1773957400599986176 |