O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I

Este trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Super...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Renata Gomes Marques da Silva
Outros Autores: Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42109
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42109
record_format dspace
spelling ri-123456789-421092021-10-05T14:28:12Z O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I Souza, Renata Gomes Marques da Silva Santos, Luiz Antonio da Silva dos Santos , Luiz Antônio da Silva dos Estágio Supervisionado Identidade Docente Saberes docentes Este trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Supervisionado na construção dos saberes docentes e as suas contribuições na construção da identidade dos docentes. Trata-se de um estudo baseado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante por meio da regência a partir de um projeto de intervenção denominado “Redescobrindo o mundo da leitura e da escrita através dos gêneros textuais” aplicado em uma turma do 5º ano C do Centro Infantil Estrela do Mar, localizado na cidade de Extremoz/RN. Para a construção desta pesquisa, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Pimenta (1999); Tardif (2002); Freire (2001) e Nóvoa (1991), entre outros. As vivências no referido Estágio e as análises bibliográficas contribuíram para verificar que o Estágio Supervisionado oportuniza a construção de saberes essenciais à constituição da identidade docente, tendo em vista a possibilidade de articular teoria e empiria no cotidiano da escola. 2018-09-14T13:13:41Z 2021-10-05T14:28:12Z 2018-09-14T13:13:41Z 2021-10-05T14:28:12Z 2018-07 bachelorThesis 2014008980 SOUZA, Renata Gomes Marques da Silva.O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I. 2018. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42109 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia - EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estágio Supervisionado
Identidade Docente
Saberes docentes
spellingShingle Estágio Supervisionado
Identidade Docente
Saberes docentes
Souza, Renata Gomes Marques da Silva
O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
description Este trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Supervisionado na construção dos saberes docentes e as suas contribuições na construção da identidade dos docentes. Trata-se de um estudo baseado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante por meio da regência a partir de um projeto de intervenção denominado “Redescobrindo o mundo da leitura e da escrita através dos gêneros textuais” aplicado em uma turma do 5º ano C do Centro Infantil Estrela do Mar, localizado na cidade de Extremoz/RN. Para a construção desta pesquisa, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Pimenta (1999); Tardif (2002); Freire (2001) e Nóvoa (1991), entre outros. As vivências no referido Estágio e as análises bibliográficas contribuíram para verificar que o Estágio Supervisionado oportuniza a construção de saberes essenciais à constituição da identidade docente, tendo em vista a possibilidade de articular teoria e empiria no cotidiano da escola.
author2 Santos, Luiz Antonio da Silva dos
author_facet Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Souza, Renata Gomes Marques da Silva
format bachelorThesis
author Souza, Renata Gomes Marques da Silva
author_sort Souza, Renata Gomes Marques da Silva
title O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
title_short O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
title_full O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
title_fullStr O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
title_full_unstemmed O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I
title_sort o fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado iii – anos iniciais do ensino fundamental i
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42109
work_keys_str_mv AT souzarenatagomesmarquesdasilva ofazerpedagogiconocotidianodaescolarelatodeexperienciasdoestagiosupervisionadoiiianosiniciaisdoensinofundamentali
_version_ 1773957400599986176