Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das criança...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42101 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42101 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-421012021-10-05T14:27:43Z Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado Medeiros, Umberto de Araújo Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Oliveira, Elaine Santana de Faria, Kívia Pereira de Medeiros Sala de Recursos Multifuncional Educação Especial Atividade Lúdica Educação O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças que são portadoras de deficiência e que são atendidas na sala de recursos multifuncional. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: O primeiro, de cunho introdutório, é apresentado uma visão geral do trabalho. No segundo, faz-se uma fundamentação histórica e teórica acerca da Sala de Recursos Multifuncional, com enfoca no desenvolvimento da educação especial no Brasil, através da implantação das salas de recursos multifuncional. O terceiro capítulo dá ênfase as atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem na salas de recursos multifuncional. Neste capítulo, é apresentado também a função pedagógica do brincar na aprendizagem das crianças, o uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras na função pedagógica das crianças da sala de recursos multifuncional e conclui-se com uma análise sobre a sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros: da legislação ao lúdico. Sequencialmente, é feita as considerações finais do trabalho, onde se apresenta uma análise sucinta do seu desenvolvimento. O trabalho tem como base teórica BRASIL (1996 1998, 2006, 2011, 2015), CEE/SEEC/RN (2016), FRIEDMANN (1996), KISHIMOTO (2010), MANTOAN (2015), MRECH (2011), dentre outros autores que dão fundamentação teórica ao seu desenvolvimento. Vale salientar que o trabalho de pesquisa desenvolvido é de grande importância para formação pedagógica e humana do autor, tendo em vista que o tema pesquisado e o lócus da pesquisa fazem parte da vivência profissional do mesmo, o que o caracteriza como prazeroso para si e para as pessoa que possam se deleitar na sua análise. 2018-02-08T18:15:50Z 2021-10-05T14:27:43Z 2018-02-08T18:15:50Z 2021-10-05T14:27:43Z 2017 bachelorThesis 2014009351 MEDEIROS, Umberto de Araújo. Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42101 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EaD |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Sala de Recursos Multifuncional Educação Especial Atividade Lúdica Educação |
spellingShingle |
Sala de Recursos Multifuncional Educação Especial Atividade Lúdica Educação Medeiros, Umberto de Araújo Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado |
description |
O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças que são portadoras de deficiência e que são atendidas na sala de recursos multifuncional. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: O primeiro, de cunho introdutório, é apresentado uma visão geral do trabalho. No segundo, faz-se uma fundamentação histórica e teórica acerca da Sala de Recursos Multifuncional, com enfoca no desenvolvimento da educação especial no Brasil, através da implantação das salas de recursos multifuncional. O terceiro capítulo dá ênfase as atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem na salas de recursos multifuncional. Neste capítulo, é apresentado também a função pedagógica do brincar na aprendizagem das crianças, o uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras na função pedagógica das crianças da sala de recursos multifuncional e conclui-se com uma análise sobre a sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros: da legislação ao lúdico. Sequencialmente, é feita as considerações finais do trabalho, onde se apresenta uma análise sucinta do seu desenvolvimento. O trabalho tem como base teórica BRASIL (1996 1998, 2006, 2011, 2015), CEE/SEEC/RN (2016), FRIEDMANN (1996), KISHIMOTO (2010), MANTOAN (2015), MRECH (2011), dentre outros autores que dão fundamentação teórica ao seu desenvolvimento. Vale salientar que o trabalho de pesquisa desenvolvido é de grande importância para formação pedagógica e humana do autor, tendo em vista que o tema pesquisado e o lócus da pesquisa fazem parte da vivência profissional do mesmo, o que o caracteriza como prazeroso para si e para as pessoa que possam se deleitar na sua análise. |
author2 |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça |
author_facet |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Medeiros, Umberto de Araújo |
format |
bachelorThesis |
author |
Medeiros, Umberto de Araújo |
author_sort |
Medeiros, Umberto de Araújo |
title |
Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado |
title_short |
Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado |
title_full |
Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado |
title_fullStr |
Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado |
title_full_unstemmed |
Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado |
title_sort |
sala de recursos multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42101 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosumbertodearaujo saladerecursosmultifuncionalousodasatividadesludicascomometodologiasdeaprendizagemparaascriancasdoatendimentoeducacionalespecializado |
_version_ |
1773958733687160832 |