Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado

O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das criança...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Umberto de Araújo
Outros Autores: Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42101
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42101
record_format dspace
spelling ri-123456789-421012021-10-05T14:27:43Z Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado Medeiros, Umberto de Araújo Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Oliveira, Elaine Santana de Faria, Kívia Pereira de Medeiros Sala de Recursos Multifuncional Educação Especial Atividade Lúdica Educação O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças que são portadoras de deficiência e que são atendidas na sala de recursos multifuncional. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: O primeiro, de cunho introdutório, é apresentado uma visão geral do trabalho. No segundo, faz-se uma fundamentação histórica e teórica acerca da Sala de Recursos Multifuncional, com enfoca no desenvolvimento da educação especial no Brasil, através da implantação das salas de recursos multifuncional. O terceiro capítulo dá ênfase as atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem na salas de recursos multifuncional. Neste capítulo, é apresentado também a função pedagógica do brincar na aprendizagem das crianças, o uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras na função pedagógica das crianças da sala de recursos multifuncional e conclui-se com uma análise sobre a sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros: da legislação ao lúdico. Sequencialmente, é feita as considerações finais do trabalho, onde se apresenta uma análise sucinta do seu desenvolvimento. O trabalho tem como base teórica BRASIL (1996 1998, 2006, 2011, 2015), CEE/SEEC/RN (2016), FRIEDMANN (1996), KISHIMOTO (2010), MANTOAN (2015), MRECH (2011), dentre outros autores que dão fundamentação teórica ao seu desenvolvimento. Vale salientar que o trabalho de pesquisa desenvolvido é de grande importância para formação pedagógica e humana do autor, tendo em vista que o tema pesquisado e o lócus da pesquisa fazem parte da vivência profissional do mesmo, o que o caracteriza como prazeroso para si e para as pessoa que possam se deleitar na sua análise. 2018-02-08T18:15:50Z 2021-10-05T14:27:43Z 2018-02-08T18:15:50Z 2021-10-05T14:27:43Z 2017 bachelorThesis 2014009351 MEDEIROS, Umberto de Araújo. Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42101 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EaD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Sala de Recursos Multifuncional
Educação Especial
Atividade Lúdica
Educação
spellingShingle Sala de Recursos Multifuncional
Educação Especial
Atividade Lúdica
Educação
Medeiros, Umberto de Araújo
Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
description O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças que são portadoras de deficiência e que são atendidas na sala de recursos multifuncional. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: O primeiro, de cunho introdutório, é apresentado uma visão geral do trabalho. No segundo, faz-se uma fundamentação histórica e teórica acerca da Sala de Recursos Multifuncional, com enfoca no desenvolvimento da educação especial no Brasil, através da implantação das salas de recursos multifuncional. O terceiro capítulo dá ênfase as atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem na salas de recursos multifuncional. Neste capítulo, é apresentado também a função pedagógica do brincar na aprendizagem das crianças, o uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras na função pedagógica das crianças da sala de recursos multifuncional e conclui-se com uma análise sobre a sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros: da legislação ao lúdico. Sequencialmente, é feita as considerações finais do trabalho, onde se apresenta uma análise sucinta do seu desenvolvimento. O trabalho tem como base teórica BRASIL (1996 1998, 2006, 2011, 2015), CEE/SEEC/RN (2016), FRIEDMANN (1996), KISHIMOTO (2010), MANTOAN (2015), MRECH (2011), dentre outros autores que dão fundamentação teórica ao seu desenvolvimento. Vale salientar que o trabalho de pesquisa desenvolvido é de grande importância para formação pedagógica e humana do autor, tendo em vista que o tema pesquisado e o lócus da pesquisa fazem parte da vivência profissional do mesmo, o que o caracteriza como prazeroso para si e para as pessoa que possam se deleitar na sua análise.
author2 Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
author_facet Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
Medeiros, Umberto de Araújo
format bachelorThesis
author Medeiros, Umberto de Araújo
author_sort Medeiros, Umberto de Araújo
title Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
title_short Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
title_full Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
title_fullStr Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
title_full_unstemmed Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
title_sort sala de recursos multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42101
work_keys_str_mv AT medeirosumbertodearaujo saladerecursosmultifuncionalousodasatividadesludicascomometodologiasdeaprendizagemparaascriancasdoatendimentoeducacionalespecializado
_version_ 1773958733687160832