A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil
O presente artigo que aborda a temática teve como objetivo refletir a respeito da educação infantil e a questão da afetividade sob o ponto de vista cognitivo e social. Sua importância está em auxiliar os profissionais da área a entender a relação da escola e família quanto ao desenvolvimento afetivo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42090 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42090 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-420902021-10-05T14:27:06Z A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil Barros, Kerginaldo Araújo de Cavalcante, Christianne Medeiros Cavalcante, Christianne Medeiros Afetividade Criança Cognitivo Professor Aprendizagem O presente artigo que aborda a temática teve como objetivo refletir a respeito da educação infantil e a questão da afetividade sob o ponto de vista cognitivo e social. Sua importância está em auxiliar os profissionais da área a entender a relação da escola e família quanto ao desenvolvimento afetivo nesta fase da vida do aluno e aos alunos do curso de pedagogia a relacionar teoria e práxis. Sabendo que é essencial essa relação professor/aluno, família e sociedade, para o desenvolvimento da criança no tocante a relação ensino aprendizagem. Portanto, não se pode esquecer que não existe aprendizagem sem afetividade a qual é indispensável para o ser humano que não suporta a indiferença, no sentido afetivo de não receber amor, carinho, respeito e atenção podendo assim tornar-se uma criança/adulto com problemas e sensação de rejeição. Esse artigo se ampara numa pesquisa bibliográfica, em que se recorreu à fundamentação teórica de e argumentos de importâncias teóricos e pensadores da Educação Infantil tais como: Piaget, Vygostsky e Wallon, esses que comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto, bem como outros pensadores, que corroboraram citados no referencial bibliográfico, como fundamentação a pesquisa bibliográfica. 2018-03-02T12:45:59Z 2021-10-05T14:27:05Z 2018-03-02T12:45:59Z 2021-10-05T14:27:05Z 2017-12-01 bachelorThesis 2014008309 BARROS, Kerginaldo Araújo de. A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil. 2017. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42090 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Afetividade Criança Cognitivo Professor Aprendizagem |
spellingShingle |
Afetividade Criança Cognitivo Professor Aprendizagem Barros, Kerginaldo Araújo de A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
description |
O presente artigo que aborda a temática teve como objetivo refletir a respeito da educação infantil e a questão da afetividade sob o ponto de vista cognitivo e social. Sua importância está em auxiliar os profissionais da área a entender a relação da escola e família quanto ao desenvolvimento afetivo nesta fase da vida do aluno e aos alunos do curso de pedagogia a relacionar teoria e práxis. Sabendo que é essencial essa relação professor/aluno, família e sociedade, para o desenvolvimento da criança no tocante a relação ensino aprendizagem. Portanto, não se pode esquecer que não existe aprendizagem sem afetividade a qual é indispensável para o ser humano que não suporta a indiferença, no sentido afetivo de não receber amor, carinho, respeito e atenção podendo assim tornar-se uma criança/adulto com problemas e sensação de rejeição. Esse artigo se ampara numa pesquisa bibliográfica, em que se recorreu à fundamentação teórica de e argumentos de importâncias teóricos e pensadores da Educação Infantil tais como: Piaget, Vygostsky e Wallon, esses que comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto, bem como outros pensadores, que corroboraram citados no referencial bibliográfico, como fundamentação a pesquisa bibliográfica. |
author2 |
Cavalcante, Christianne Medeiros |
author_facet |
Cavalcante, Christianne Medeiros Barros, Kerginaldo Araújo de |
format |
bachelorThesis |
author |
Barros, Kerginaldo Araújo de |
author_sort |
Barros, Kerginaldo Araújo de |
title |
A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
title_short |
A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
title_full |
A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
title_fullStr |
A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
title_sort |
importância da afetividade da família à escola um olhar na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42090 |
work_keys_str_mv |
AT barroskerginaldoaraujode aimportanciadaafetividadedafamiliaaescolaumolharnaeducacaoinfantil AT barroskerginaldoaraujode importanciadaafetividadedafamiliaaescolaumolharnaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773965130411802624 |