Ludicidade como método de ensino na Educação Infantil (em uma escola de Caraúbas/RN)
O artigo visa analisar a importância do lúdico como método de ensino no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, evidenciando que ao trabalhar com práticas lúdicas o docente não está abandonando o valor dos conteúdos, pois elas são imprescindíveis na edificação dos conhecimentos infantis...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42079 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O artigo visa analisar a importância do lúdico como método de ensino no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, evidenciando que ao trabalhar com práticas lúdicas o docente não está abandonando o valor dos conteúdos, pois elas são imprescindíveis na edificação dos conhecimentos infantis de forma prazerosa. O trabalho foi executado em dois momentos, nos quais, propus e desenvolvi estratégias para a aplicação nas aulas. Durante minha interferência na escola, pude notar que; com o lúdico, podemos desenvolver nas crianças habilidades para que a aprendizagem aconteça com: a imaginação, o raciocínio lógico, coordenação motora, a criatividade e a aptidão na leitura e escrita. Adotando como referências teóricas autores que, abordam partes histórico-culturais sobre o tema, sendo eles; Áries (1981), Vygotski (1998), Kishimoto (1997), Oliveira (2000), entre outros. Pudemos concluir ao final da pesquisa cientifica, tomando parte a minha linha de pesquisa, que é indispensável refletir sobre a aplicação dessas práticas no dia a dia das instituições de educação infantil, com finalidade de transforma-las e inseri-las no lúdico, pois, houve melhoras significativas no desenvolvimento/aprendizagem e na alfabetização. |
---|