Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança

O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42061
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42061
record_format dspace
spelling ri-123456789-420612021-10-05T14:25:40Z Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Vieira, Giane Bezerra Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Família Escola Parceria Aprendizagem O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola pública de Apodi em uma turma de 2º ano, do ensino fundamental, em que pôde-se observar o desenvolvimento dos alunos o quanto é essencial à presença e o apoio dos pais a esses e a escola. Neste sentido, teve como objetivo investigar e analisar a importância da relação família e escola na aprendizagem da criança. Propõe-se aqui mostrar o quanto essa relação é importante. A metodologia usada foi de natureza exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, conforme a abordagem de pesquisa qualitativa, os procedimentos metodológicos contaram com uma seleção de referenciais teóricos, fichamentos, resenhas com o objetivo de recolher conhecimento sobre a problemática. Assim, foi feita uma triagem detalhista de materiais que possibilitou a traçar um plano de leitura culminando-se em registros que serviu para a construção do referencial teórico. Testificou-se que os efeitos da cooperação da família na educação da criança contribuem para o desenvolvimento tanto na escola como para o convívio na sociedade, aprimorando do aprendizado, rendimento em sala aula, redução de possíveis problemas com disciplinas, um bom convívio com colegas e professores. Passando a ter um olhar positivo com relação à escola, e sentindo-se segura e acolhida mesmo estando longe de casa. Conclui-se que tais instituições, uma completa a outra, pois tanto a família quanto escola são de grande importância na educação de qualquer criança, são peças fundamentais. As duas em mesmo propósito levam ao sucesso escolar. Essa parceria facilita a escola conhecer melhor o educando como também a família a trabalhar certas dificuldades de seus filhos. 2018-03-01T13:10:12Z 2021-10-05T14:25:40Z 2018-03-01T13:10:12Z 2021-10-05T14:25:40Z 2018-01-10 bachelorThesis 2014007295 FERNANDES, Chrislayne Martins Pinheiro. Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2017. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caraúbas/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42061 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Família
Escola
Parceria
Aprendizagem
spellingShingle Família
Escola
Parceria
Aprendizagem
Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro
Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
description O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola pública de Apodi em uma turma de 2º ano, do ensino fundamental, em que pôde-se observar o desenvolvimento dos alunos o quanto é essencial à presença e o apoio dos pais a esses e a escola. Neste sentido, teve como objetivo investigar e analisar a importância da relação família e escola na aprendizagem da criança. Propõe-se aqui mostrar o quanto essa relação é importante. A metodologia usada foi de natureza exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, conforme a abordagem de pesquisa qualitativa, os procedimentos metodológicos contaram com uma seleção de referenciais teóricos, fichamentos, resenhas com o objetivo de recolher conhecimento sobre a problemática. Assim, foi feita uma triagem detalhista de materiais que possibilitou a traçar um plano de leitura culminando-se em registros que serviu para a construção do referencial teórico. Testificou-se que os efeitos da cooperação da família na educação da criança contribuem para o desenvolvimento tanto na escola como para o convívio na sociedade, aprimorando do aprendizado, rendimento em sala aula, redução de possíveis problemas com disciplinas, um bom convívio com colegas e professores. Passando a ter um olhar positivo com relação à escola, e sentindo-se segura e acolhida mesmo estando longe de casa. Conclui-se que tais instituições, uma completa a outra, pois tanto a família quanto escola são de grande importância na educação de qualquer criança, são peças fundamentais. As duas em mesmo propósito levam ao sucesso escolar. Essa parceria facilita a escola conhecer melhor o educando como também a família a trabalhar certas dificuldades de seus filhos.
author2 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
author_facet Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro
format bachelorThesis
author Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro
author_sort Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro
title Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
title_short Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
title_full Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
title_fullStr Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
title_full_unstemmed Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
title_sort os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42061
work_keys_str_mv AT fernandeschrislaynemartinspinheiro osefeitosdacooperacaodafamilianodesenvolvimentodacriancanainfantilaimportanciadaparticipacaodafamilianoprocessodeaprendizagemdacrianca
_version_ 1773966608345071616