Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola p...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42061 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42061 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-420612021-10-05T14:25:40Z Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Vieira, Giane Bezerra Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Família Escola Parceria Aprendizagem O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola pública de Apodi em uma turma de 2º ano, do ensino fundamental, em que pôde-se observar o desenvolvimento dos alunos o quanto é essencial à presença e o apoio dos pais a esses e a escola. Neste sentido, teve como objetivo investigar e analisar a importância da relação família e escola na aprendizagem da criança. Propõe-se aqui mostrar o quanto essa relação é importante. A metodologia usada foi de natureza exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, conforme a abordagem de pesquisa qualitativa, os procedimentos metodológicos contaram com uma seleção de referenciais teóricos, fichamentos, resenhas com o objetivo de recolher conhecimento sobre a problemática. Assim, foi feita uma triagem detalhista de materiais que possibilitou a traçar um plano de leitura culminando-se em registros que serviu para a construção do referencial teórico. Testificou-se que os efeitos da cooperação da família na educação da criança contribuem para o desenvolvimento tanto na escola como para o convívio na sociedade, aprimorando do aprendizado, rendimento em sala aula, redução de possíveis problemas com disciplinas, um bom convívio com colegas e professores. Passando a ter um olhar positivo com relação à escola, e sentindo-se segura e acolhida mesmo estando longe de casa. Conclui-se que tais instituições, uma completa a outra, pois tanto a família quanto escola são de grande importância na educação de qualquer criança, são peças fundamentais. As duas em mesmo propósito levam ao sucesso escolar. Essa parceria facilita a escola conhecer melhor o educando como também a família a trabalhar certas dificuldades de seus filhos. 2018-03-01T13:10:12Z 2021-10-05T14:25:40Z 2018-03-01T13:10:12Z 2021-10-05T14:25:40Z 2018-01-10 bachelorThesis 2014007295 FERNANDES, Chrislayne Martins Pinheiro. Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2017. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caraúbas/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42061 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Família Escola Parceria Aprendizagem |
spellingShingle |
Família Escola Parceria Aprendizagem Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
description |
O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola pública de Apodi em uma turma de 2º ano, do ensino fundamental, em que pôde-se observar o desenvolvimento dos alunos o quanto é essencial à presença e o apoio dos pais a esses e a escola. Neste sentido, teve como objetivo investigar e analisar a importância da relação família e escola na aprendizagem da criança. Propõe-se aqui mostrar o quanto essa relação é importante. A metodologia usada foi de natureza exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, conforme a abordagem de pesquisa qualitativa, os procedimentos metodológicos contaram com uma seleção de referenciais teóricos, fichamentos, resenhas com o objetivo de recolher conhecimento sobre a problemática. Assim, foi feita uma triagem detalhista de materiais que possibilitou a traçar um plano de leitura culminando-se em registros que serviu para a construção do referencial teórico. Testificou-se que os efeitos da cooperação da família na educação da criança contribuem para o desenvolvimento tanto na escola como para o convívio na sociedade, aprimorando do aprendizado, rendimento em sala aula, redução de possíveis problemas com disciplinas, um bom convívio com colegas e professores. Passando a ter um olhar positivo com relação à escola, e sentindo-se segura e acolhida mesmo estando longe de casa. Conclui-se que tais instituições, uma completa a outra, pois tanto a família quanto escola são de grande importância na educação de qualquer criança, são peças fundamentais. As duas em mesmo propósito levam ao sucesso escolar. Essa parceria facilita a escola conhecer melhor o educando como também a família a trabalhar certas dificuldades de seus filhos. |
author2 |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira |
author_facet |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro |
format |
bachelorThesis |
author |
Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro |
author_sort |
Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro |
title |
Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
title_short |
Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
title_full |
Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
title_fullStr |
Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
title_sort |
os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42061 |
work_keys_str_mv |
AT fernandeschrislaynemartinspinheiro osefeitosdacooperacaodafamilianodesenvolvimentodacriancanainfantilaimportanciadaparticipacaodafamilianoprocessodeaprendizagemdacrianca |
_version_ |
1773966608345071616 |