As tecnologias digitais influenciam o desenvolvimento cognitivo em crianças de 04 a 08 anos: Mito ou realidade?

A presente pesquisa traz como temática uma discussão relevante no cenário educacional, tendo como ponto chave a tecnologia, a qual ora é tratada como vilã pelos educadores, ora tratada como nova possibilidade dentro das práticas pedagógicas. A reflexão acerca das novas tecnologias como ferramenta pe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Ana Karoline Pedro de
Outros Autores: Medeiros, Helder Pacheco de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42050
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A presente pesquisa traz como temática uma discussão relevante no cenário educacional, tendo como ponto chave a tecnologia, a qual ora é tratada como vilã pelos educadores, ora tratada como nova possibilidade dentro das práticas pedagógicas. A reflexão acerca das novas tecnologias como ferramenta pedagógica, a qual possibilita aos professores um processo de formação continua, além de articular a construção de uma nova metodologia de ensino, onde as mídias tecnológicas podem e devem ser tratadas como recursos didáticos eficazes no processo de ensino-aprendizagem. Questões importantes como o professor percebe essas novas tecnologias na sua prática docente e como as famílias lidam com essas mídias digitais dentro de casa, serão questões tocadas dentro desta pesquisa. Neste artigo ainda serão abordadas as questões ligadas ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, e como as novas tecnologias podem influenciar este desenvolvimento. A metodologia utilizada para embasar esta pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, onde foram contemplando os eixos norteadores para o desenvolvimento deste artigo. É necessário um rompimento com essa aversão as novas tecnologias, muitas vezes presentes nas práticas de nossos educadores, transformando o que é desafio em possibilidade de transformar práticas tradicionais em práticas inovadoras.