O real e o fantástico: uma linguagem lúdica lado a lado como forma de emancipação do leitor em Reinações de Narizinho
O presente estudo teve como finalidade analisar dois dos capítulos que compõem a obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato: Narizinho arrebitado e O sítio do Picapau Amarelo. Nesta análise, buscou-se especificamente, apresentar algumas reflexões acerca da interface do real com o imaginário pres...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-420412021-10-05T14:24:36Z O real e o fantástico: uma linguagem lúdica lado a lado como forma de emancipação do leitor em Reinações de Narizinho Silva, Joseane Campêlo da Oliveira, Elaine Santana de Oliveira, Elaine Santana de Literatura Infantil Real e Fantástico Emancipação do Leitor O presente estudo teve como finalidade analisar dois dos capítulos que compõem a obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato: Narizinho arrebitado e O sítio do Picapau Amarelo. Nesta análise, buscou-se especificamente, apresentar algumas reflexões acerca da interface do real com o imaginário presente tanto nos capítulos quanto na obra, bem como mostrar a importância de se trabalhar em sala de aula o texto literário em consonância com as vivências sociais dos educandos. Em termos metodológicos, a pesquisa assume uma abordagem de cunho qualitativo de acordo Gressler (2003), enquadra-se também quanto à classificação da pesquisa como bibliográfica segundo Oliveira (2007). Neste sentido foram realizadas leituras teóricas de texto como: A literatura infantil na escola e a Literatura Infantil Brasileira, ambos de Regina Zilberman; Literatura Infantil: Autoritarismo e Emancipação da referida autora e de Ligia Cademartori; O imaginário no Poder: as Crianças e a Literatura Fantástica de Jacqueline Helder, entre outros. Posteriormente buscou-se realizar uma leitura criteriosa da obra com ênfase nos capítulos em análise. O passo seguinte foi trazer evidências da interface da fantasia e do real presente nos capítulos: Narizinho arrebitado e O Sítio do Picapau Amarelo. Por fim, discorreu-se a respeito da importância de se trabalhar com o texto literário em sala de aula considerando o contexto situacional em que os estudantes estão inseridos. Essa pesquisa fundamenta-se na perspectiva teórica defendida por Coelho (2000; 2011); Helder (1980); Magalhães e Zilberman (1987); Zilberman (1981), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a interface entre fantasia e realidade e, principalmente o uso de uma linguagem lúdica, simples e direta, com um tom de coloquialidade e humor é o que entusiasma os leitores a ponto de captar sua atenção, ao mesmo tempo em que o diverte, fazendo assim, com que se tornem leitores ávidos em atribuir sentidos as histórias, o que possibilita a emancipação do leitor e contribui com sua formação, tornando-os desse modo, cidadãos mais críticos e capazes de assumir uma postura diferenciada diante da produção literária infantil. 2018-03-05T12:14:38Z 2021-10-05T14:24:36Z 2018-03-05T12:14:38Z 2021-10-05T14:24:36Z 2017 bachelorThesis 2014008096 SILVA, Joseane Campêlo da. O real e o fantástico: uma linguagem lúdica lado a lado como forma de emancipação do leitor em Reinações de Narizinho. 2017. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42041 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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Literatura Infantil Real e Fantástico Emancipação do Leitor Silva, Joseane Campêlo da O real e o fantástico: uma linguagem lúdica lado a lado como forma de emancipação do leitor em Reinações de Narizinho |
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O presente estudo teve como finalidade analisar dois dos capítulos que compõem a obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato: Narizinho arrebitado e O sítio do Picapau Amarelo. Nesta análise, buscou-se especificamente, apresentar algumas reflexões acerca da interface do real com o imaginário presente tanto nos capítulos quanto na obra, bem como mostrar a importância de se trabalhar em sala de aula o texto literário em consonância com as vivências sociais dos educandos. Em termos metodológicos, a pesquisa assume uma abordagem de cunho qualitativo de acordo Gressler (2003), enquadra-se também quanto à classificação da pesquisa como bibliográfica segundo Oliveira (2007). Neste sentido foram realizadas leituras teóricas de texto como: A literatura infantil na escola e a Literatura Infantil Brasileira, ambos de Regina Zilberman; Literatura Infantil: Autoritarismo e Emancipação da referida autora e de Ligia Cademartori; O imaginário no Poder: as Crianças e a Literatura Fantástica de Jacqueline Helder, entre outros. Posteriormente buscou-se realizar uma leitura criteriosa da obra com ênfase nos capítulos em análise. O passo seguinte foi trazer evidências da interface da fantasia e do real presente nos capítulos: Narizinho arrebitado e O Sítio do Picapau Amarelo. Por fim, discorreu-se a respeito da importância de se trabalhar com o texto literário em sala de aula considerando o contexto situacional em que os estudantes estão inseridos. Essa pesquisa fundamenta-se na perspectiva teórica defendida por Coelho (2000; 2011); Helder (1980); Magalhães e Zilberman (1987); Zilberman (1981), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a interface entre fantasia e realidade e, principalmente o uso de uma linguagem lúdica, simples e direta, com um tom de coloquialidade e humor é o que entusiasma os leitores a ponto de captar sua atenção, ao mesmo tempo em que o diverte, fazendo assim, com que se tornem leitores ávidos em atribuir sentidos as histórias, o que possibilita a emancipação do leitor e contribui com sua formação, tornando-os desse modo, cidadãos mais críticos e capazes de assumir uma postura diferenciada diante da produção literária infantil. |
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