Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
As cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42033 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42033 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-420332021-10-05T14:24:13Z Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade Silva, Atália Rose de Lima Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Oliveira, Elaine Santana de Eleutério, Paula Francimar Leitura e escrita Cantiga de roda Educação infantil As cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos de ser e estar em um determinado grupo. Considerando a relevância desse artefato cultural, artístico e expressivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil. De que forma, a cantiga de roda possibilita o reconhecimento da escrita e leitura e seus usos sociais no contexto da Educação Infantil? Então, a cantiga de roda como atividade, por meio da brincadeira que permeia o mundo infantil, deve ter um repertorio musical variado e ser realizada dentro do contexto da criança tornando-se significativa, respeitando a sua cultura, pois, através da cultura oral pode-se trabalhar a cultura escrita e de leitura, de forma lúdica, espontânea e interdisciplinar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de reconhecimento dos usos sociais da leitura e da escrita na Educação Infantil, compreendendo as cantigas de roda como possibilidade. 2018-02-23T14:24:03Z 2021-10-05T14:24:12Z 2018-02-23T14:24:03Z 2021-10-05T14:24:12Z 2017-12-04 bachelorThesis 2014007240 SILVA, Atália Rose de Lima e. Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade. 2017. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42033 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Padagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Leitura e escrita Cantiga de roda Educação infantil |
spellingShingle |
Leitura e escrita Cantiga de roda Educação infantil Silva, Atália Rose de Lima Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
description |
As cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos de ser e estar em um determinado grupo. Considerando a relevância desse artefato cultural, artístico e expressivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil. De que forma, a cantiga de roda possibilita o reconhecimento da escrita e leitura e seus usos sociais no contexto da Educação Infantil? Então, a cantiga de roda como atividade, por meio da brincadeira que permeia o mundo infantil, deve ter um repertorio musical variado e ser realizada dentro do contexto da criança tornando-se significativa, respeitando a sua cultura, pois, através da cultura oral pode-se trabalhar a cultura escrita e de leitura, de forma lúdica, espontânea e interdisciplinar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de reconhecimento dos usos sociais da leitura e da escrita na Educação Infantil, compreendendo as cantigas de roda como possibilidade. |
author2 |
Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano |
author_facet |
Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Silva, Atália Rose de Lima |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Atália Rose de Lima |
author_sort |
Silva, Atália Rose de Lima |
title |
Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
title_short |
Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
title_full |
Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
title_fullStr |
Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
title_sort |
aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42033 |
work_keys_str_mv |
AT silvaataliarosedelima aprendendoalinguagemescritanaeducacaoinfantilascantigasderodascomopossibilidade |
_version_ |
1773966094491451392 |