Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade

As cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Atália Rose de Lima
Outros Autores: Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42033
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42033
record_format dspace
spelling ri-123456789-420332021-10-05T14:24:13Z Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade Silva, Atália Rose de Lima Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Oliveira, Elaine Santana de Eleutério, Paula Francimar Leitura e escrita Cantiga de roda Educação infantil As cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos de ser e estar em um determinado grupo. Considerando a relevância desse artefato cultural, artístico e expressivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil. De que forma, a cantiga de roda possibilita o reconhecimento da escrita e leitura e seus usos sociais no contexto da Educação Infantil? Então, a cantiga de roda como atividade, por meio da brincadeira que permeia o mundo infantil, deve ter um repertorio musical variado e ser realizada dentro do contexto da criança tornando-se significativa, respeitando a sua cultura, pois, através da cultura oral pode-se trabalhar a cultura escrita e de leitura, de forma lúdica, espontânea e interdisciplinar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de reconhecimento dos usos sociais da leitura e da escrita na Educação Infantil, compreendendo as cantigas de roda como possibilidade. 2018-02-23T14:24:03Z 2021-10-05T14:24:12Z 2018-02-23T14:24:03Z 2021-10-05T14:24:12Z 2017-12-04 bachelorThesis 2014007240 SILVA, Atália Rose de Lima e. Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade. 2017. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42033 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Padagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Leitura e escrita
Cantiga de roda
Educação infantil
spellingShingle Leitura e escrita
Cantiga de roda
Educação infantil
Silva, Atália Rose de Lima
Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
description As cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos de ser e estar em um determinado grupo. Considerando a relevância desse artefato cultural, artístico e expressivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil. De que forma, a cantiga de roda possibilita o reconhecimento da escrita e leitura e seus usos sociais no contexto da Educação Infantil? Então, a cantiga de roda como atividade, por meio da brincadeira que permeia o mundo infantil, deve ter um repertorio musical variado e ser realizada dentro do contexto da criança tornando-se significativa, respeitando a sua cultura, pois, através da cultura oral pode-se trabalhar a cultura escrita e de leitura, de forma lúdica, espontânea e interdisciplinar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de reconhecimento dos usos sociais da leitura e da escrita na Educação Infantil, compreendendo as cantigas de roda como possibilidade.
author2 Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano
author_facet Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano
Silva, Atália Rose de Lima
format bachelorThesis
author Silva, Atália Rose de Lima
author_sort Silva, Atália Rose de Lima
title Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
title_short Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
title_full Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
title_fullStr Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
title_full_unstemmed Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
title_sort aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42033
work_keys_str_mv AT silvaataliarosedelima aprendendoalinguagemescritanaeducacaoinfantilascantigasderodascomopossibilidade
_version_ 1773966094491451392