A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.

This scientific article has as proposal to present the observational research applied during Supervised Stage II in Early Childhood Education of the Pedagogy-EaD Course, Federal University of Rio Grande do Norte. Based on reports and educational experiences in Early Childhood Education, on the impor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Talvânia Pereira da
Outros Autores: Melo, Rutilene Santos de Sousa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42022
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42022
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Literatura
Educação Infantil
Contos de Fadas
Aprendizagem Infantil
LINGÜÍSTICA
LETRAS E ARTES
spellingShingle Literatura
Educação Infantil
Contos de Fadas
Aprendizagem Infantil
LINGÜÍSTICA
LETRAS E ARTES
Silva, Talvânia Pereira da
A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
description This scientific article has as proposal to present the observational research applied during Supervised Stage II in Early Childhood Education of the Pedagogy-EaD Course, Federal University of Rio Grande do Norte. Based on reports and educational experiences in Early Childhood Education, on the importance of telling and enjoying reading stories of children's literatures, this project was carried out at the CMEI - Paulina Engrácia Mariz de Faria, located at Rua: Laurentino, 142 Conj. Santa Catarina, Potengi Neighborhood. The theme of this article was idealized from the observation carried out with the class of 25 students from level IV children in the age range from four years to five years and eleven months, where we performed reading work, reflection on fairy tale stories realized that , many children do not know some fictional characters of stories and fables, it is concluded that, there is not a habit of the parents in telling stories to their children at home mainly for the boys, what allowed in this stage a deepening and a significant contribution in the development of children in early childhood education. Fairy tales have been used as the basis, since historically they have the function of preparing children for real life situations. We know that many short stories are works of children's literature and have been widely used in teaching support in the classroom. For the construction of this work, identify the following authors as the main interlocutors; Miguez (2000); Bettelheim (1978-2002); Rodrigues (2005); Britto (2005). It is concluded that working with literary projects in children's education awakens in children the imagination, the taste for reading and the importance of flexibility in the planning.
author2 Melo, Rutilene Santos de Sousa
author_facet Melo, Rutilene Santos de Sousa
Silva, Talvânia Pereira da
format bachelorThesis
author Silva, Talvânia Pereira da
author_sort Silva, Talvânia Pereira da
title A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
title_short A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
title_full A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
title_fullStr A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
title_full_unstemmed A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
title_sort importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42022
work_keys_str_mv AT silvatalvaniapereirada aimportanciadoscontosdefadanodesenvolvimentodalinguagemoraleimaginariodascriancasnoensinoinfantil
AT silvatalvaniapereirada importanciadoscontosdefadanodesenvolvimentodalinguagemoraleimaginariodascriancasnoensinoinfantil
_version_ 1773967195353645056
spelling ri-123456789-420222021-10-05T14:23:42Z A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil. Silva, Talvânia Pereira da Melo, Rutilene Santos de Sousa Gilka Silva Pimentel Melo, Rutilene Santos de Sousa Pimentel, Gilka Silva Andrade, Patricia Regina Vieira Oliveira de Literatura Educação Infantil Contos de Fadas Aprendizagem Infantil LINGÜÍSTICA LETRAS E ARTES This scientific article has as proposal to present the observational research applied during Supervised Stage II in Early Childhood Education of the Pedagogy-EaD Course, Federal University of Rio Grande do Norte. Based on reports and educational experiences in Early Childhood Education, on the importance of telling and enjoying reading stories of children's literatures, this project was carried out at the CMEI - Paulina Engrácia Mariz de Faria, located at Rua: Laurentino, 142 Conj. Santa Catarina, Potengi Neighborhood. The theme of this article was idealized from the observation carried out with the class of 25 students from level IV children in the age range from four years to five years and eleven months, where we performed reading work, reflection on fairy tale stories realized that , many children do not know some fictional characters of stories and fables, it is concluded that, there is not a habit of the parents in telling stories to their children at home mainly for the boys, what allowed in this stage a deepening and a significant contribution in the development of children in early childhood education. Fairy tales have been used as the basis, since historically they have the function of preparing children for real life situations. We know that many short stories are works of children's literature and have been widely used in teaching support in the classroom. For the construction of this work, identify the following authors as the main interlocutors; Miguez (2000); Bettelheim (1978-2002); Rodrigues (2005); Britto (2005). It is concluded that working with literary projects in children's education awakens in children the imagination, the taste for reading and the importance of flexibility in the planning. Este artigo científico tem como proposta apresentar a pesquisa observacional aplicada durante o Estágio Supervisionado II na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia em EaD (Educação à Distância) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de relatos e vivências educacionais na Educação Infantil, sobre a importância de contar e se encantar lendo histórias de literaturas infantis para crianças. Este projeto foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil: CMEI – Paulina Engrácia Mariz de Faria, situadona Rua Laurentino, nº 142 Conjunto Santa Catarina, Bairro Potengi, em Natal/RN. O tema deste artigo foi idealizado a partir da observação com a turma de 25 alunos do nível IV, crianças na faixa etárias de quatro anos a cinco anos e onze meses, ondeforam realizados momentos de leitura ereflexão, tendo como gêneros textuais o conto de fadas e as fábulas. Na observação, percebeu-se que, muitas crianças não conheciam algumas das personagens de contos e fábulas populares, entre àquela faixa etária, e que não havia um hábito dos pais em contar histórias para seus filhos em casa, principalmente para os meninos, o que permitiu neste estágio um aprofundamento e uma contribuição significante no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.Utilizaram-se os contos de fadas como base, pois historicamente eles têm a função de preparar às crianças para situações reais da vida.Contos são obras de literatura infantil e foram largamente utilizados no apoio pedagógico realizado em sala de aula. Para a elaboração deste trabalho, os principais interlocutores foram os seguintes autores; Miguez (2000); Bettelheim (1978 - 2002); Rodrigues (2005); Britto (2005). Conclui-se que trabalhar com projetos literários na educação infantil desperta nas crianças a imaginação, o gosto pela leitura e a sua importância numa didática pedagógica significativa. 2018-02-28T14:22:38Z 2021-10-05T14:23:42Z 2018-02-28T14:22:38Z 2021-10-05T14:23:42Z 2017-12-04 bachelorThesis 2014009253 SILVA, Talvânia Pereira da. A importância dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral e imaginário das crianças no ensino infantil. 2017. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42022 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia