Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental
A presente investigação está para além para além dos relatos do desenvolvimento do Estágio Supervisionado III – Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Ele também serviu como ponto de partida para trazer uma reflexão mais aprofundada sobre os conhecimentos teóricos assimilados durante o curso e o sab...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42018 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42018 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-420182021-10-05T14:23:30Z Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental Araújo, Frankvaldo Lima de Oliveira, Jacyene Melo de Araújo, Jacyene Melo de Oliveira De Maria, Isabella Cecília Reis Soares Momo, Mariângela Escola Livros Leitor Educação A presente investigação está para além para além dos relatos do desenvolvimento do Estágio Supervisionado III – Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Ele também serviu como ponto de partida para trazer uma reflexão mais aprofundada sobre os conhecimentos teóricos assimilados durante o curso e o saber fazer pedagógico vivenciado no chão da sala de aula. O ponto de partida para o processo de reflexão foi o projeto Cidadão Leitor: Escola, livros e leitor. Este, tem como foco principal: refletir sobre a prática da leitura, da escrita e o papel da escola na promoção da leitura, bem como na formação de futuros leitores a partir dos diferentes gêneros textuais que circulam em meio a sociedade letrada, contribuindo para formação cidadã dos educandos. O projeto em questão é parte do processo de reflexão que se deu ainda no Estágio Supervisionado II: Trabalhando com promoção da leitura e formação de leitores na Educação Infantil e visa da continuidade a prática da promoção da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Com a pesquisa, constatou-se que, muitos dos discentes do Ensino Fundamental precisam, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, serem inseridos em práticas que promovam com mais ênfase em práticas de leitura e escrita. Como referencial, adotamos os seguintes autores. Para construção teórica deste trabalho, adotamos os seguintes autores: Pinsky (2012); Marcuschi (2008); Saraiva (2001); Carvalho (2012). Brasil (1997). 2017-07-06T18:14:50Z 2021-10-05T14:23:29Z 2017-07-06T18:14:50Z 2021-10-05T14:23:29Z 2017 bachelorThesis 2014007750 ARAÚJO, Frankvaldo Lima de. Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42018 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Escola Livros Leitor Educação |
spellingShingle |
Escola Livros Leitor Educação Araújo, Frankvaldo Lima de Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental |
description |
A presente investigação está para além para além dos relatos do desenvolvimento do Estágio Supervisionado III – Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Ele também serviu como ponto de partida para trazer uma reflexão mais aprofundada sobre os conhecimentos teóricos assimilados durante o curso e o saber fazer pedagógico vivenciado no chão da sala de aula. O ponto de partida para o processo de reflexão foi o projeto Cidadão Leitor: Escola, livros e leitor. Este, tem como foco principal: refletir sobre a prática da leitura, da escrita e o papel da escola na promoção da leitura, bem como na formação de futuros leitores a partir dos diferentes gêneros textuais que circulam em meio a sociedade letrada, contribuindo para formação cidadã dos educandos. O projeto em questão é parte do processo de reflexão que se deu ainda no Estágio Supervisionado II: Trabalhando com promoção da leitura e formação de leitores na Educação Infantil e visa da continuidade a prática da promoção da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Com a pesquisa, constatou-se que, muitos dos discentes do Ensino Fundamental precisam, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, serem inseridos em práticas que promovam com mais ênfase em práticas de leitura e escrita. Como referencial, adotamos os seguintes autores. Para construção teórica deste trabalho, adotamos os seguintes autores: Pinsky (2012); Marcuschi (2008); Saraiva (2001); Carvalho (2012). Brasil (1997). |
author2 |
Oliveira, Jacyene Melo de |
author_facet |
Oliveira, Jacyene Melo de Araújo, Frankvaldo Lima de |
format |
bachelorThesis |
author |
Araújo, Frankvaldo Lima de |
author_sort |
Araújo, Frankvaldo Lima de |
title |
Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Prática reflexiva no estágio supervisionado III- séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
prática reflexiva no estágio supervisionado iii- séries iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42018 |
work_keys_str_mv |
AT araujofrankvaldolimade praticareflexivanoestagiosupervisionadoiiiseriesiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1773963555795632128 |