As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)

Researches about the use of the ludic in pedagogical practices increasingly are gaining ground in academia. Therefore, it becomes a extensively discussed topic in the most diverse spaces. However, it is still a challenge to the use of ludic activities involving games and toys by teachers of all stag...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maia, Maria Livaneide Rezende
Outros Autores: Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42017
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42017
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Jogo
Processo de Alfabetização
Ludicidade
Play
Literacy process
Playfulness
Educação
spellingShingle Jogo
Processo de Alfabetização
Ludicidade
Play
Literacy process
Playfulness
Educação
Maia, Maria Livaneide Rezende
As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
description Researches about the use of the ludic in pedagogical practices increasingly are gaining ground in academia. Therefore, it becomes a extensively discussed topic in the most diverse spaces. However, it is still a challenge to the use of ludic activities involving games and toys by teachers of all stages of basic education. . From this perspective, this work has as its general objective to introduce the to reflect on the importance of using games in pedagogical practices in literacy process and specific objectives to knouw are understand how these practices can contribute to the development of a literate culture by students to introduce in the school routine and present experiences successful with the use of games in learning strategies, based on the knowledge acquired by this author from the PactoNacionalpara a alfabetizaçãonaIdadeCerta PNAIC (2013-2014). The research is characterized as exploratory and bibliographical, in this sense, we rely on studies of many authors, such as: Brasil(1998), Brasil (1998), Campos (2005), Carvalho (2008), Craidy and Kaecher (2001), Dalladona and Mendes (2004), Ferreiro (1996; 2003), Kishimoto (1994; 2001) Kramer and Abramovay (1985), Perez (1992, Piaget (1989; 2001) Silveira (1998), Soares (2001; 2004), Tardif (2002), Wajskop (2012), In addition, the study presents an experience report that talks about the practices of socialization of developed by this author as a literacy teacher. Through this investigation, we realized that the ludic, can facilitate the narrowing between culture and school learning. In this context, the play can be viewed as an educational activity that provides an experienced reality, imagination and the assimilation of new knowledge. With the experiences of the author confirmed that the PNAIC while agent developer of literacy teachers strategies through the use of games and different methodologies have all contributed substantially to the practice teacher, in relation primarily their conceptions of literacy in a ludic proposal, the attractive methodologies through games, and practical and theoretical training.
author2 Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
author_facet Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
Maia, Maria Livaneide Rezende
format bachelorThesis
author Maia, Maria Livaneide Rezende
author_sort Maia, Maria Livaneide Rezende
title As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
title_short As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
title_full As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
title_fullStr As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
title_full_unstemmed As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
title_sort as contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental (1º ao 3º ano)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42017
work_keys_str_mv AT maiamarialivaneiderezende ascontribuicoesdasatividadesludicasparaoprocessodealfabetizacaoeletramentonoensinofundamental1oao3oano
_version_ 1773959689810214912
spelling ri-123456789-420172021-10-05T14:23:27Z As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) Maia, Maria Livaneide Rezende Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Paiva, Maria Cristina Leandro de Freire, Silvia Helena de Sá Leitão Jogo Processo de Alfabetização Ludicidade Play Literacy process Playfulness Educação Researches about the use of the ludic in pedagogical practices increasingly are gaining ground in academia. Therefore, it becomes a extensively discussed topic in the most diverse spaces. However, it is still a challenge to the use of ludic activities involving games and toys by teachers of all stages of basic education. . From this perspective, this work has as its general objective to introduce the to reflect on the importance of using games in pedagogical practices in literacy process and specific objectives to knouw are understand how these practices can contribute to the development of a literate culture by students to introduce in the school routine and present experiences successful with the use of games in learning strategies, based on the knowledge acquired by this author from the PactoNacionalpara a alfabetizaçãonaIdadeCerta PNAIC (2013-2014). The research is characterized as exploratory and bibliographical, in this sense, we rely on studies of many authors, such as: Brasil(1998), Brasil (1998), Campos (2005), Carvalho (2008), Craidy and Kaecher (2001), Dalladona and Mendes (2004), Ferreiro (1996; 2003), Kishimoto (1994; 2001) Kramer and Abramovay (1985), Perez (1992, Piaget (1989; 2001) Silveira (1998), Soares (2001; 2004), Tardif (2002), Wajskop (2012), In addition, the study presents an experience report that talks about the practices of socialization of developed by this author as a literacy teacher. Through this investigation, we realized that the ludic, can facilitate the narrowing between culture and school learning. In this context, the play can be viewed as an educational activity that provides an experienced reality, imagination and the assimilation of new knowledge. With the experiences of the author confirmed that the PNAIC while agent developer of literacy teachers strategies through the use of games and different methodologies have all contributed substantially to the practice teacher, in relation primarily their conceptions of literacy in a ludic proposal, the attractive methodologies through games, and practical and theoretical training. Pesquisas sobre o uso do lúdico nas práticas pedagógicas cada vez mais ganham espaço no meio acadêmico. Assim sendo, torna-se uma temática amplamente discutida nos mais diversos espaços. No entanto, ainda é um desafio a utilização de atividades lúdicas que envolvam jogos, brincadeiras e brinquedos por professores de todas as etapas da educação básica. Partindo desse pressuposto, esse trabalho tem como objetivo geral apresentar a importância do uso de jogos nas práticas pedagógicas no processo de alfabetização e como objetivos específicos conhecer como essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura letrada pelos alunos e apresentar experiências exitosas com uso de jogos nas estratégias de aprendizagem, tendo como base, os conhecimentos adquiridos pela autora a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC (2013-2014). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e bibliográfica, nesse sentido, nos apoiamos em estudos de autores como Brasil (1998),Campos (2005), Carvalho (2008),Craidy e Kaercher (2001), Dalladona e Mendes (2004), Ferreiro (1996, 2003)), Kishimoto (1994, 2001), Kramer e Abramovay (1985),Perez (1992), Piaget (1989, 2001), Silveira (1998), Soares (2001, 2004), Tardif (2002), Wajskop (2012), além disso, o estudo apresenta um relato de experiência que versa sobre a socialização de práticas desenvolvidas pela autora enquanto professora alfabetizadora. Com essa investigação, percebemos que o lúdico, pode possibilitar o estreitamento entre a alfabetização e o letramento, proporcionando uma relação prazerosa entre a cultura e a aprendizagem escolar. Nesse âmbito, o brincar pode ser visto como uma atividade educativa que possibilita uma realidade experimentada, o faz de conta e a assimilação de novos conhecimentos. Com as experiências, da autora, confirmamos que o PNAIC enquanto agente promotor de estratégias alfabetizadoras, através do uso dos jogos e metodologias diferenciadas, tem contribuído de forma significativa para a prática docente, no que se refere, principalmente, as suas concepções de alfabetizar numa proposta lúdica. 2017-07-05T19:09:02Z 2021-10-05T14:23:27Z 2017-07-05T19:09:02Z 2021-10-05T14:23:27Z 2016 bachelorThesis 2012033189 MAIA, Maria Livaneide Rezende. As contribuições das atividades lúdicas para o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano). 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Patu, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42017 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead