Quais possibilidades a escola abre para participação da família?
Neste trabalho pretende-se abordar as possibilidades que a escola abre para participação da família no engajamento das atividades do seu cotidiano. Para isso procurou-se identificar se a escola tem conseguido acompanhar as mudanças por que tem passado a configuração dos arranjos familiares, no que s...
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Formato: | bachelorThesis |
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-420012021-10-05T14:22:43Z Quais possibilidades a escola abre para participação da família? Silva, Valdemir Soares da Garcia, Tânia Cristina Meira Garcia, Tânia Cristina Meira Medeiros, Christianne Martinho Sobrinho, Djanní Família Participação Escola Educação Neste trabalho pretende-se abordar as possibilidades que a escola abre para participação da família no engajamento das atividades do seu cotidiano. Para isso procurou-se identificar se a escola tem conseguido acompanhar as mudanças por que tem passado a configuração dos arranjos familiares, no que se refere a sua diversidade e complexidades nos contextos culturais e sociais. Como metodologia para composição deste trabalho, realizou-se uma entrevista em uma escola pública, situada no município de Jardim de Piranhas/RN, onde foram entrevistados três educadores: um diretor, uma supervisora escolar e uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se perceber, se, para além das reclamações dos educadores sobre a ausência de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, a escola colocava-se aberta para a participação das famílias na construção de todo o processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Pode-se identificar que apesar de alguns esforços por parte da escola, esta ainda não consegue acompanhar as famílias dos educandos, conhecer as suas realidades e composições, nem muito menos abrir espaços de ação e participação para que os arranjos familiares sintam-se também corresponsáveis pela escola, como nos aponta Giddens (2005), Parolin (2010), Schmitz (1984), Djrdjrjan (2014), Cenci e Costas (2010) 2017-07-18T18:23:18Z 2021-10-05T14:22:43Z 2017-07-18T18:23:18Z 2021-10-05T14:22:43Z 2016-05 bachelorThesis 2012034730 SILVA, Valdemir Soares da. Quais possibilidades a escola abre para participação da família? 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42001 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead |
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Neste trabalho pretende-se abordar as possibilidades que a escola abre para participação da família no engajamento das atividades do seu cotidiano. Para isso procurou-se identificar se a escola tem conseguido acompanhar as mudanças por que tem passado a configuração dos arranjos familiares, no que se refere a sua diversidade e complexidades nos contextos culturais e sociais. Como metodologia para composição deste trabalho, realizou-se uma entrevista em uma escola pública, situada no município de Jardim de Piranhas/RN, onde foram entrevistados três educadores: um diretor, uma supervisora escolar e uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se perceber, se, para além das reclamações dos educadores sobre a ausência de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, a escola colocava-se aberta para a participação das famílias na construção de todo o processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Pode-se identificar que apesar de alguns esforços por parte da escola, esta ainda não consegue acompanhar as famílias dos educandos, conhecer as suas realidades e composições, nem muito menos abrir espaços de ação e participação para que os arranjos familiares sintam-se também corresponsáveis pela escola, como nos aponta Giddens (2005), Parolin (2010), Schmitz (1984), Djrdjrjan (2014), Cenci e Costas (2010) |
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