Quais possibilidades a escola abre para participação da família?

Neste trabalho pretende-se abordar as possibilidades que a escola abre para participação da família no engajamento das atividades do seu cotidiano. Para isso procurou-se identificar se a escola tem conseguido acompanhar as mudanças por que tem passado a configuração dos arranjos familiares, no que s...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Valdemir Soares da
Outros Autores: Garcia, Tânia Cristina Meira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42001
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Descrição
Resumo:Neste trabalho pretende-se abordar as possibilidades que a escola abre para participação da família no engajamento das atividades do seu cotidiano. Para isso procurou-se identificar se a escola tem conseguido acompanhar as mudanças por que tem passado a configuração dos arranjos familiares, no que se refere a sua diversidade e complexidades nos contextos culturais e sociais. Como metodologia para composição deste trabalho, realizou-se uma entrevista em uma escola pública, situada no município de Jardim de Piranhas/RN, onde foram entrevistados três educadores: um diretor, uma supervisora escolar e uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se perceber, se, para além das reclamações dos educadores sobre a ausência de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, a escola colocava-se aberta para a participação das famílias na construção de todo o processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Pode-se identificar que apesar de alguns esforços por parte da escola, esta ainda não consegue acompanhar as famílias dos educandos, conhecer as suas realidades e composições, nem muito menos abrir espaços de ação e participação para que os arranjos familiares sintam-se também corresponsáveis pela escola, como nos aponta Giddens (2005), Parolin (2010), Schmitz (1984), Djrdjrjan (2014), Cenci e Costas (2010)