Afetividade na literatura infantil

This article was developed with the purpose of answering the following question: "how do classic stories address the theme of affectivity and how do they help the teacher to work affection in the classroom?", Through this question was made the analysis of Two tales: The Ugly Duckling and C...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Francisca Carneiro da
Outros Autores: Carvalho, Leticia dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41999
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41999
record_format dspace
spelling ri-123456789-419992021-10-05T14:22:38Z Afetividade na literatura infantil Silva, Francisca Carneiro da Carvalho, Leticia dos Santos Carvalho, Letícia dos Santos Lima, Bruno de Oliveira Queiros, Emanuela Carla Medeiros de Literatura infantil Afetividade Contos de fadas Children's literature Affectivity Fairy tales Educação This article was developed with the purpose of answering the following question: "how do classic stories address the theme of affectivity and how do they help the teacher to work affection in the classroom?", Through this question was made the analysis of Two tales: The Ugly Duckling and Cinderella. For that, a bibliographical research was carried out of which we used books and articles that approach the studied subject. The research is based on authors such as Bettelheim (2002), Corso (2007), Abramovich (1995), Coelho (2003, 2005) and Calvino (1993). We conclude that affectivity is present in children's literature, and that they help the educator to work in a variety of ways, as it assists students in emotional and cognitive development, and awakens creativity, autonomy and criticality for the formation of personal character. O presente artigo foi desenvolvido com a finalidade de responder a seguinte questão: “como os contos clássicos abordam o tema da afetividade e de que forma ajudam o professor a trabalhar o afeto em sala de aula?”, através dessa questão foi feita a analise de dois contos: O patinho feio e Cinderela. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica da qual utilizamos livros e artigos que abordam o tema estudado. A pesquisa está embasada em autores como Bettelheim (2002), Corso (2007), Abramovich (1995), Coelho (2003, 2005) e Calvino (1993). Concluímos que a afetividade está presente na literatura infantil, e que elas ajudam o educador a trabalhar de variadas maneiras, pois auxilia os alunos no desenvolvimento emocional e cognitivo, além disso, desperta a criatividade, autonomia e a criticidade para a formação de caráter pessoal. 2017-07-10T17:45:18Z 2021-10-05T14:22:38Z 2017-07-10T17:45:18Z 2021-10-05T14:22:38Z 2016-12-21 bachelorThesis 2012030516 SILVA, Francisca Carneiro da. Afetividade na literatura infantil. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41999 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Literatura infantil
Afetividade
Contos de fadas
Children's literature
Affectivity
Fairy tales
Educação
spellingShingle Literatura infantil
Afetividade
Contos de fadas
Children's literature
Affectivity
Fairy tales
Educação
Silva, Francisca Carneiro da
Afetividade na literatura infantil
description This article was developed with the purpose of answering the following question: "how do classic stories address the theme of affectivity and how do they help the teacher to work affection in the classroom?", Through this question was made the analysis of Two tales: The Ugly Duckling and Cinderella. For that, a bibliographical research was carried out of which we used books and articles that approach the studied subject. The research is based on authors such as Bettelheim (2002), Corso (2007), Abramovich (1995), Coelho (2003, 2005) and Calvino (1993). We conclude that affectivity is present in children's literature, and that they help the educator to work in a variety of ways, as it assists students in emotional and cognitive development, and awakens creativity, autonomy and criticality for the formation of personal character.
author2 Carvalho, Leticia dos Santos
author_facet Carvalho, Leticia dos Santos
Silva, Francisca Carneiro da
format bachelorThesis
author Silva, Francisca Carneiro da
author_sort Silva, Francisca Carneiro da
title Afetividade na literatura infantil
title_short Afetividade na literatura infantil
title_full Afetividade na literatura infantil
title_fullStr Afetividade na literatura infantil
title_full_unstemmed Afetividade na literatura infantil
title_sort afetividade na literatura infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41999
work_keys_str_mv AT silvafranciscacarneiroda afetividadenaliteraturainfantil
_version_ 1773960415718408192