A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras

O presente trabalho acadêmico tem como tema “A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: o que dizem as professoras”, enfatizando a importância do lúdico na aprendizagem da criança nos anos iniciais de suas vidas. O lúdico é uma ferramenta utilizada pelas professoras dentro de sa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Davi, Ana Carolina Marques
Outros Autores: Carvalho, Letícia dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41998
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41998
record_format dspace
spelling ri-123456789-419982021-10-05T14:22:36Z A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras Davi, Ana Carolina Marques Carvalho, Letícia dos Santos Carvalho, Letícia dos Santos Lúdico Aprendizagem Educação Infantil Educação O presente trabalho acadêmico tem como tema “A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: o que dizem as professoras”, enfatizando a importância do lúdico na aprendizagem da criança nos anos iniciais de suas vidas. O lúdico é uma ferramenta utilizada pelas professoras dentro de sala de aula. Essa forma de ensinar (através do lúdico) tem como finalidade ensinar as crianças de forma prazerosa visto que através dos jogos e brincadeiras as crianças aprendem sem nem perceber. Desse modo, para a realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa qualitativa, feita através de coletas de dados com base em um questionário com 7 (sete) perguntas destinadas a 2 (duas) professoras que atuam na Educação Infantil (Nivel III) da rede particular de ensino, tendo como objetivo analisar a visão das professoras, qual a relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil, ressaltar a importância do brincar como fator essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, enfatizar a necessidade do estímulo nas atividades lúdicas. Após a etapa de coleta de dados vem a etapa de análise dos resultados obtidos. Diante de todas as informações coletadas nesse estudo, pode-se concluir que a ludicidade na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento das atividades que estão incluídas no currículo escolar, que é um fator essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito criança como sujeito produtor da história. 2017-01-30T19:20:39Z 2021-10-05T14:22:36Z 2017-01-30T19:20:39Z 2021-10-05T14:22:36Z 2016 bachelorThesis 2012029257 DAVI, Ana Carolina Marques. A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41998 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Lúdico
Aprendizagem
Educação Infantil
Educação
spellingShingle Lúdico
Aprendizagem
Educação Infantil
Educação
Davi, Ana Carolina Marques
A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
description O presente trabalho acadêmico tem como tema “A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: o que dizem as professoras”, enfatizando a importância do lúdico na aprendizagem da criança nos anos iniciais de suas vidas. O lúdico é uma ferramenta utilizada pelas professoras dentro de sala de aula. Essa forma de ensinar (através do lúdico) tem como finalidade ensinar as crianças de forma prazerosa visto que através dos jogos e brincadeiras as crianças aprendem sem nem perceber. Desse modo, para a realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa qualitativa, feita através de coletas de dados com base em um questionário com 7 (sete) perguntas destinadas a 2 (duas) professoras que atuam na Educação Infantil (Nivel III) da rede particular de ensino, tendo como objetivo analisar a visão das professoras, qual a relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil, ressaltar a importância do brincar como fator essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, enfatizar a necessidade do estímulo nas atividades lúdicas. Após a etapa de coleta de dados vem a etapa de análise dos resultados obtidos. Diante de todas as informações coletadas nesse estudo, pode-se concluir que a ludicidade na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento das atividades que estão incluídas no currículo escolar, que é um fator essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito criança como sujeito produtor da história.
author2 Carvalho, Letícia dos Santos
author_facet Carvalho, Letícia dos Santos
Davi, Ana Carolina Marques
format bachelorThesis
author Davi, Ana Carolina Marques
author_sort Davi, Ana Carolina Marques
title A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
title_short A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
title_full A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
title_fullStr A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
title_full_unstemmed A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
title_sort relação entre o brincar e o aprender na educação infantil: o que dizem as professoras
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41998
work_keys_str_mv AT davianacarolinamarques arelacaoentreobrincareoaprendernaeducacaoinfantiloquedizemasprofessoras
AT davianacarolinamarques relacaoentreobrincareoaprendernaeducacaoinfantiloquedizemasprofessoras
_version_ 1773966798085947392