Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais

A finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores qu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo
Outros Autores: Paiva, Maria Cristina Leandro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41994
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41994
record_format dspace
spelling ri-123456789-419942021-10-05T14:22:26Z Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo Paiva, Maria Cristina Leandro de Paiva, Maria Cristina Leandro de Oliveira, Jacyene Melo de Carvalho, Letícia dos Santos Adaptação Educação Infantil Dificuldades Educação A finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores que dificultam a adaptação de crianças que são inseridas no ensino infantil, a partir de uma análise feita com alunos que frequentam as turmas Infantil I e II da Creche Ana de Morais Roma, situada no município Juazeirinho, no estado da Paraíba e apontar sugestões que otimizem o processo de adaptação dos pequenos nesse espaço. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Rapoport (2005), Bloom-Feshbach e Gauhram (1980), Rosseti-Ferreira (2003), Cury (1999), DCNEI (BRASIL, 2009). A metodologia utilizada na realização deste trabalho é a qualitativa. Onde foi empregada a Pesquisa de Campo, o Estudo de Caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. A partir das falas dos responsáveis pelas crianças foi possível identificar que as dificuldades enfrentadas originaram-se de fatores externos e internos, variando de criança para criança 2017-06-05T16:51:09Z 2021-10-05T14:22:26Z 2017-06-05T16:51:09Z 2021-10-05T14:22:26Z 2016 bachelorThesis 2014009235 SANTOS, Sulamir Jênice de Figueirêdo. Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó/RN, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41994 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Adaptação
Educação Infantil
Dificuldades
Educação
spellingShingle Adaptação
Educação Infantil
Dificuldades
Educação
Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo
Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
description A finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores que dificultam a adaptação de crianças que são inseridas no ensino infantil, a partir de uma análise feita com alunos que frequentam as turmas Infantil I e II da Creche Ana de Morais Roma, situada no município Juazeirinho, no estado da Paraíba e apontar sugestões que otimizem o processo de adaptação dos pequenos nesse espaço. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Rapoport (2005), Bloom-Feshbach e Gauhram (1980), Rosseti-Ferreira (2003), Cury (1999), DCNEI (BRASIL, 2009). A metodologia utilizada na realização deste trabalho é a qualitativa. Onde foi empregada a Pesquisa de Campo, o Estudo de Caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. A partir das falas dos responsáveis pelas crianças foi possível identificar que as dificuldades enfrentadas originaram-se de fatores externos e internos, variando de criança para criança
author2 Paiva, Maria Cristina Leandro de
author_facet Paiva, Maria Cristina Leandro de
Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo
format bachelorThesis
author Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo
author_sort Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo
title Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
title_short Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
title_full Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
title_fullStr Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
title_full_unstemmed Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
title_sort adaptação/inserção na educação infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41994
work_keys_str_mv AT santossulamirjenicedefigueiredo adaptacaoinsercaonaeducacaoinfantilasdificuldadesenfrentadaspelascriancassobopontodevistadospais
_version_ 1773965011665813504