Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Emanuella de Moura
Outros Autores: Fonseca, Géssica Fabiely
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41987
record_format dspace
spelling ri-123456789-419872021-10-05T14:22:08Z Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Bezerra, Emanuella de Moura Fonseca, Géssica Fabiely Fonseca, Géssica Fabiely Aquino, Fernanda Mayara Sales de Santos Filho, Pedro Luiz dos Alfabetização Formação de leitores Literatura infantil Literacy Training of readers children's literature Educação O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e contribuições de Barbosa (1999), Freire (1989), Solé (1998), Barberger (1987) Raimundo (2007) acerca da formação de leitores. Trará nuances entre a criança e a relação que existe entre ela e a leitura, fazendo menção sobre o tipo de leitura que é oferecida à criança. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo o instrumento utilizado foi um questionário que foi aplicado com educadoras/alfabetizadoras de duas escolas municipais do município de Alto do Rodrigues/RN. Os resultados apresentam as concepções dos docentes acerca da alfabetização e da formação de leitores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Por fim, serão tratadas as possibilidades da alfabetização está articulada com a literatura infantil, e esta pode se tornar uma aliada imprescindível no processo de alfabetização, através da mesma o educador poderá desenvolver a criatividade, a ludicidade, a imaginação e consequentemente o hábito pela leitura, ou seja, formando o aluno um leitor e não um mero decodificador de letras. 2017-02-02T19:26:16Z 2021-10-05T14:22:07Z 2017-02-02T19:26:16Z 2021-10-05T14:22:07Z 2017-01 bachelorThesis 2012030258 BEZERRA, Emanuella de Moura. Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Formação de leitores
Literatura infantil
Literacy
Training of readers
children's literature
Educação
spellingShingle Alfabetização
Formação de leitores
Literatura infantil
Literacy
Training of readers
children's literature
Educação
Bezerra, Emanuella de Moura
Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
description O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e contribuições de Barbosa (1999), Freire (1989), Solé (1998), Barberger (1987) Raimundo (2007) acerca da formação de leitores. Trará nuances entre a criança e a relação que existe entre ela e a leitura, fazendo menção sobre o tipo de leitura que é oferecida à criança. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo o instrumento utilizado foi um questionário que foi aplicado com educadoras/alfabetizadoras de duas escolas municipais do município de Alto do Rodrigues/RN. Os resultados apresentam as concepções dos docentes acerca da alfabetização e da formação de leitores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Por fim, serão tratadas as possibilidades da alfabetização está articulada com a literatura infantil, e esta pode se tornar uma aliada imprescindível no processo de alfabetização, através da mesma o educador poderá desenvolver a criatividade, a ludicidade, a imaginação e consequentemente o hábito pela leitura, ou seja, formando o aluno um leitor e não um mero decodificador de letras.
author2 Fonseca, Géssica Fabiely
author_facet Fonseca, Géssica Fabiely
Bezerra, Emanuella de Moura
format bachelorThesis
author Bezerra, Emanuella de Moura
author_sort Bezerra, Emanuella de Moura
title Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_short Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort formação de leitores e o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987
work_keys_str_mv AT bezerraemanuellademoura formacaodeleitoreseoprocessodealfabetizacaonosanosiniciaisdoensinofundamental
_version_ 1773965887604260864