Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41987 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-419872021-10-05T14:22:08Z Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Bezerra, Emanuella de Moura Fonseca, Géssica Fabiely Fonseca, Géssica Fabiely Aquino, Fernanda Mayara Sales de Santos Filho, Pedro Luiz dos Alfabetização Formação de leitores Literatura infantil Literacy Training of readers children's literature Educação O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e contribuições de Barbosa (1999), Freire (1989), Solé (1998), Barberger (1987) Raimundo (2007) acerca da formação de leitores. Trará nuances entre a criança e a relação que existe entre ela e a leitura, fazendo menção sobre o tipo de leitura que é oferecida à criança. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo o instrumento utilizado foi um questionário que foi aplicado com educadoras/alfabetizadoras de duas escolas municipais do município de Alto do Rodrigues/RN. Os resultados apresentam as concepções dos docentes acerca da alfabetização e da formação de leitores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Por fim, serão tratadas as possibilidades da alfabetização está articulada com a literatura infantil, e esta pode se tornar uma aliada imprescindível no processo de alfabetização, através da mesma o educador poderá desenvolver a criatividade, a ludicidade, a imaginação e consequentemente o hábito pela leitura, ou seja, formando o aluno um leitor e não um mero decodificador de letras. 2017-02-02T19:26:16Z 2021-10-05T14:22:07Z 2017-02-02T19:26:16Z 2021-10-05T14:22:07Z 2017-01 bachelorThesis 2012030258 BEZERRA, Emanuella de Moura. Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Alfabetização Formação de leitores Literatura infantil Literacy Training of readers children's literature Educação |
spellingShingle |
Alfabetização Formação de leitores Literatura infantil Literacy Training of readers children's literature Educação Bezerra, Emanuella de Moura Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
description |
O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e contribuições de Barbosa (1999), Freire (1989), Solé (1998), Barberger (1987) Raimundo (2007) acerca da formação de leitores. Trará nuances entre a criança e a relação que existe entre ela e a leitura, fazendo menção sobre o tipo de leitura que é oferecida à criança. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo o instrumento utilizado foi um questionário que foi aplicado com educadoras/alfabetizadoras de duas escolas municipais do município de Alto do Rodrigues/RN. Os resultados apresentam as concepções dos docentes acerca da alfabetização e da formação de leitores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Por fim, serão tratadas as possibilidades da alfabetização está articulada com a literatura infantil, e esta pode se tornar uma aliada imprescindível no processo de alfabetização, através da mesma o educador poderá desenvolver a criatividade, a ludicidade, a imaginação e consequentemente o hábito pela leitura, ou seja, formando o aluno um leitor e não um mero decodificador de letras. |
author2 |
Fonseca, Géssica Fabiely |
author_facet |
Fonseca, Géssica Fabiely Bezerra, Emanuella de Moura |
format |
bachelorThesis |
author |
Bezerra, Emanuella de Moura |
author_sort |
Bezerra, Emanuella de Moura |
title |
Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
formação de leitores e o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987 |
work_keys_str_mv |
AT bezerraemanuellademoura formacaodeleitoreseoprocessodealfabetizacaonosanosiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1773965887604260864 |