Formação de leitores e o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Emanuella de Moura
Outros Autores: Fonseca, Géssica Fabiely
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41987
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Descrição
Resumo:O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e na formação leitora das crianças no ensino fundamental. Ressalta-se ainda as contribuições de Ferreiro (1999), Góes (2010), Ferreiro & Teberosky (1985), para o processo de alfabetização e contribuições de Barbosa (1999), Freire (1989), Solé (1998), Barberger (1987) Raimundo (2007) acerca da formação de leitores. Trará nuances entre a criança e a relação que existe entre ela e a leitura, fazendo menção sobre o tipo de leitura que é oferecida à criança. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo o instrumento utilizado foi um questionário que foi aplicado com educadoras/alfabetizadoras de duas escolas municipais do município de Alto do Rodrigues/RN. Os resultados apresentam as concepções dos docentes acerca da alfabetização e da formação de leitores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Por fim, serão tratadas as possibilidades da alfabetização está articulada com a literatura infantil, e esta pode se tornar uma aliada imprescindível no processo de alfabetização, através da mesma o educador poderá desenvolver a criatividade, a ludicidade, a imaginação e consequentemente o hábito pela leitura, ou seja, formando o aluno um leitor e não um mero decodificador de letras.