Educação Inclusiva: os caminhos para uma verdadeira inclusão

O presente artigo tem por finalidade trazer uma reflexão sobre os caminhos a percorrer para a efetivação de uma verdadeira inclusão. Para uma melhor compreensão dos avanços na proposta da Educação Inclusiva, faremos uma retrospectiva na história das pessoas com deficiência, começando na Antiguidade,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Thalyta Naywme do Vale
Outros Autores: Andrade, Antonia Costa de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41984
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente artigo tem por finalidade trazer uma reflexão sobre os caminhos a percorrer para a efetivação de uma verdadeira inclusão. Para uma melhor compreensão dos avanços na proposta da Educação Inclusiva, faremos uma retrospectiva na história das pessoas com deficiência, começando na Antiguidade, e perpassando sobre a Idade Média, Idade Moderna, Idade contemporânea e a história da Educação Especial no Brasil. Ressaltando a importância e trazendo discussões sobre o papel do município, da escola, do professor e da família, no processo de inclusão das pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais. Por fim abordaremos estratégias para uma prática inclusiva, baseada nas diretrizes para a Educação Especial, frente a realidade das escolas na sua articulação para atender a diversidade dos seus alunos, garantindo-lhes o acesso e a permanência na escola