Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz...
A presente pesquisa traz a ludicidade como tema de estudo, esse tema é relevante por reconhecer e apontar a ludicidade como um ponto importante para o desenvolvimento da criança. Traz como objetivo geral compreender a importância do brincar para o processo de aprendizagem e construção do conheciment...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41983 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41983 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-419832021-10-05T14:21:56Z Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... Fontes, Maria Anikely de Oliveira Câmara, Dôres da Silva Timóteo da Câmara, Maria das Dôres da Silva Timóteo da Paula, Joaracy Lima de Pereira, Massilde Martins da Costa Lígia Ludicidade Criança Educação Infantil Educação A presente pesquisa traz a ludicidade como tema de estudo, esse tema é relevante por reconhecer e apontar a ludicidade como um ponto importante para o desenvolvimento da criança. Traz como objetivo geral compreender a importância do brincar para o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Os objetivos específicos são: compreender que na Educação Infantil é necessário um ensino diferenciado, onde a criança aprenda brincando para sentir a cada dia o desejo de conhecer o novo; estimular a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; apresentar estratégias de como fazer uso dos jogos e brincadeiras de modo sistematizado e que tenha o conhecimento como ganho. A problemática discutida foi à utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil usados não apenas como meios de distração para a criança, mas como agente instigador e facilitador da aprendizagem. A abordagem teórico-metodológica está fundamentada em Rousseau (1995), Vygotsky (1998), Piaget (1978), Froebel (1912) entre outros. A pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa por meio da pesquisa in loco e aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como aprendizado ficou a evidência da importância do brincar livre para a criança e ainda a necessidade da inclusão e/ou melhoramento da ludicidade na Educação Infantil considerando os seus benefícios para o desenvolvimento natural da criança. 2017-01-25T18:12:03Z 2021-10-05T14:21:56Z 2017-01-25T18:12:03Z 2021-10-05T14:21:56Z 2016-12-14 bachelorThesis 2012032360 FONTES, Maria Anikely de Oliveira. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41983 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ludicidade Criança Educação Infantil Educação |
spellingShingle |
Ludicidade Criança Educação Infantil Educação Fontes, Maria Anikely de Oliveira Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... |
description |
A presente pesquisa traz a ludicidade como tema de estudo, esse tema é relevante por reconhecer e apontar a ludicidade como um ponto importante para o desenvolvimento da criança. Traz como objetivo geral compreender a importância do brincar para o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Os objetivos específicos são: compreender que na Educação Infantil é necessário um ensino diferenciado, onde a criança aprenda brincando para sentir a cada dia o desejo de conhecer o novo; estimular a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; apresentar estratégias de como fazer uso dos jogos e brincadeiras de modo sistematizado e que tenha o conhecimento como ganho. A problemática discutida foi à utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil usados não apenas como meios de distração para a criança, mas como agente instigador e facilitador da aprendizagem. A abordagem teórico-metodológica está fundamentada em Rousseau (1995), Vygotsky (1998), Piaget (1978), Froebel (1912) entre outros. A pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa por meio da pesquisa in loco e aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como aprendizado ficou a evidência da importância do brincar livre para a criança e ainda a necessidade da inclusão e/ou melhoramento da ludicidade na Educação Infantil considerando os seus benefícios para o desenvolvimento natural da criança. |
author2 |
Câmara, Dôres da Silva Timóteo da |
author_facet |
Câmara, Dôres da Silva Timóteo da Fontes, Maria Anikely de Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Fontes, Maria Anikely de Oliveira |
author_sort |
Fontes, Maria Anikely de Oliveira |
title |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... |
title_short |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... |
title_full |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... |
title_fullStr |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... |
title_full_unstemmed |
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: O Brincar, O Descobrir, O Aprender, O Ser Feliz... |
title_sort |
jogos e brincadeiras na educação infantil: o brincar, o descobrir, o aprender, o ser feliz... |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41983 |
work_keys_str_mv |
AT fontesmariaanikelydeoliveira jogosebrincadeirasnaeducacaoinfantilobrincarodescobriroaprenderoserfeliz |
_version_ |
1773961794819194880 |