A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula

School inclusion is always a complex issue, especially when it comes to integration and practice of the teacher in the classroom, for people with any disability, which is in the context of people with Special Educational Needs (SEN). Therefore, in this study, the overall objective is to reflect on t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Ana Paula Gurgel
Outros Autores: Albino, Ivone Braga
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41980
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41980
record_format dspace
spelling ri-123456789-419802021-10-05T14:21:47Z A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula Costa, Ana Paula Gurgel Albino, Ivone Braga Albino, Ivone Braga Tavares, Gerlanne da Cunha Maia, Severino Ramos dos Santos Paralisia Criança Inclusão Educação Paralysis Child Inclusion Education Educação School inclusion is always a complex issue, especially when it comes to integration and practice of the teacher in the classroom, for people with any disability, which is in the context of people with Special Educational Needs (SEN). Therefore, in this study, the overall objective is to reflect on the inclusion of pupils with Cerebral Infantile Paralysis (PCI) in school, defining said specialty, analyzing the needs of inclusive education and identifying the best practices to the teacher to live this reality in your classroom. The approach to the subject is given from a bibliographical research, qualitatively and construction purposes of a literature review to clarify the issue. Possible notes from the studied theoretical framework is that the inclusion of students with PCI is complex, because the school and the educational system still have many limitations. To carry out an adequate inclusive education to these cases, it would be necessary, along with a good teacher training for the service, considering the peculiarities of patients with this deficiency, also the organization of a multidisciplinary team, through which he could perform other skilled professionals as the physiotherapist, psychologist, educational psychologist and others. These professionals should be directed to develop inclusion policy starting with the goal of rehabilitating said carriers, allowing cancel many of their physical limitations. Inclusão escolar é sempre um tema complexo, e principalmente quando se trata de integração e prática do professor em sala de aula, para portadores de qualquer deficiência física, que se insere no contexto dos indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Por isso, neste trabalho, o objetivo geral é refletir sobre a inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil (PCI) na escola, definindo a referida especialidade, analisando as necessidades da educação inclusiva e identificando as práticas mais adequadas para o professor que viva essa realidade na sua sala de aula. A abordagem do tema se dá a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de forma qualitativa e com fins de construção de uma revisão de literatura que esclareça o tema. Os apontamentos possíveis a partir do referencial teórico estudado é que a inclusão de alunos com PCI é complexo, pois a escola e o sistema educacional ainda apresentam muitas limitações. Para a realização de uma educação inclusiva adequada a esses casos, seria necessário, além de uma boa formação do professor para o atendimento, considerando as singularidades dos portadores dessa deficiência, também a organização de uma equipe multiprofissional, através da qual pudesse atuar outros profissionais especializados, como o fisioterapeuta, o psicólogo, o psicopedagogo e outros. Estes profissionais devem ter como principal objetivo desenvolver a política de inclusão partindo da meta de reabilitar os referidos portadores, permitindo anular muitas de suas limitações físicas. 2016-08-11T13:40:25Z 2021-10-05T14:21:47Z 2016-08-11T13:40:25Z 2021-10-05T14:21:47Z 2016-06-15 bachelorThesis 2012049788 COSTA, Ana Paula Gurgel. A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41980 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EaD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Paralisia
Criança
Inclusão
Educação
Paralysis
Child
Inclusion
Education
Educação
spellingShingle Paralisia
Criança
Inclusão
Educação
Paralysis
Child
Inclusion
Education
Educação
Costa, Ana Paula Gurgel
A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
description School inclusion is always a complex issue, especially when it comes to integration and practice of the teacher in the classroom, for people with any disability, which is in the context of people with Special Educational Needs (SEN). Therefore, in this study, the overall objective is to reflect on the inclusion of pupils with Cerebral Infantile Paralysis (PCI) in school, defining said specialty, analyzing the needs of inclusive education and identifying the best practices to the teacher to live this reality in your classroom. The approach to the subject is given from a bibliographical research, qualitatively and construction purposes of a literature review to clarify the issue. Possible notes from the studied theoretical framework is that the inclusion of students with PCI is complex, because the school and the educational system still have many limitations. To carry out an adequate inclusive education to these cases, it would be necessary, along with a good teacher training for the service, considering the peculiarities of patients with this deficiency, also the organization of a multidisciplinary team, through which he could perform other skilled professionals as the physiotherapist, psychologist, educational psychologist and others. These professionals should be directed to develop inclusion policy starting with the goal of rehabilitating said carriers, allowing cancel many of their physical limitations.
author2 Albino, Ivone Braga
author_facet Albino, Ivone Braga
Costa, Ana Paula Gurgel
format bachelorThesis
author Costa, Ana Paula Gurgel
author_sort Costa, Ana Paula Gurgel
title A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
title_short A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
title_full A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
title_fullStr A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
title_full_unstemmed A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
title_sort inclusão de alunos com paralisia cerebral infantil na escola: reflexões sobre a prática em sala de aula
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41980
work_keys_str_mv AT costaanapaulagurgel ainclusaodealunoscomparalisiacerebralinfantilnaescolareflexoessobreapraticaemsaladeaula
AT costaanapaulagurgel inclusaodealunoscomparalisiacerebralinfantilnaescolareflexoessobreapraticaemsaladeaula
_version_ 1773961552845602816