A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas buscando refletir sobre a importância do brincar na educação Infantil, tendo o uso do lúdico como estratégia de aprendizado. O presente artigo mostra a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. No decorrer desta...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41953 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41953 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-419532021-10-05T14:20:40Z A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado Oliveira, Juranda Batista de Santos, Carina Pessoa Santos, Carina Pessoa Silva, Simone Patricia da Silva, Ivoneide Mendes da Educação Infantil Ludicidade Aprendizagem Educação Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas buscando refletir sobre a importância do brincar na educação Infantil, tendo o uso do lúdico como estratégia de aprendizado. O presente artigo mostra a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. No decorrer desta pesquisa, percebeu-se que estas atividades vêm facilitando a vida dos professores, não somente os que desenvolvem o trabalho na educação infantil, mas de todos os que fazem parte da educação. Teve por objetivo geral analisar de que forma acontece a aprendizagem na educação infantil por meio de brincadeiras, utilizando-se como método pedagógico a ludicidade que promove a imaginação, criatividade e socialização, bem como o desenvolvimento das crianças. Para que, a partir daí, pudesse discutir as brincadeiras dentro do espaço escolar ressaltando a maneira como possibilitam a criação e imaginação das crianças, bem como a socialização das mesmas através do brincar; e identificar situações que estimulam a aprendizagem através das brincadeiras e jogos dirigidos ou livres. Portanto, foi visto também que os professores estão sempre buscando novos recursos e metodologias, a fim de facilitar a aprendizagem dos discentes. Estes recursos em sua maioria são notebooks, jogos educativos, internet, CDs, DVDs e atividades xerocadas, todos são considerados instrumentos que ajudam na aprendizagem das crianças. Assim sendo, o lúdico na educação infantil tem sido componente de estudo de grande importância, já que esta modalidade de ensino vem mostrando novas maneiras de se trabalhar em sala de aula, e de certa forma, desenvolvendo a aprendizagem de forma eficiente e prazerosa. Sabe-se que a criança nessa fase precisa de estimulo para desenvolver seu aprendizado de forma satisfatória. Logo, a brincadeira contribui para o desenvolvimento infantil, de forma que propicia o contato com outras pessoas, fazendo com que aconteça a interação social e a construção da identidade da criança. Esse processo que acontece por meio da ludicidade é uma forma de mediar conhecimentos com atividades diversificadas, fazendo com que desenvolva os conhecimentos cognitivos, críticos e criativos da criança enquanto ser pensante. Contudo, no final da pesquisa foi constatado que o lúdico é o principal método para se trabalhar com crianças do ensino infantil. 2016-07-22T19:53:12Z 2021-10-05T14:20:40Z 2016-07-22T19:53:12Z 2021-10-05T14:20:40Z 2016 bachelorThesis 2012050724 OLIVEIRA, Juranda Batista de. A importância do brincar na Educação Infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41953 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil Ludicidade Aprendizagem Educação |
spellingShingle |
Educação Infantil Ludicidade Aprendizagem Educação Oliveira, Juranda Batista de A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
description |
Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas buscando refletir sobre a importância do brincar na educação Infantil, tendo o uso do lúdico como estratégia de aprendizado. O presente artigo mostra a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. No decorrer desta pesquisa, percebeu-se que estas atividades vêm facilitando a vida dos professores, não somente os que desenvolvem o trabalho na educação infantil, mas de todos os que fazem parte da educação. Teve por objetivo geral analisar de que forma acontece a aprendizagem na educação infantil por meio de brincadeiras, utilizando-se como método pedagógico a ludicidade que promove a imaginação, criatividade e socialização, bem como o desenvolvimento das crianças. Para que, a partir daí, pudesse discutir as brincadeiras dentro do espaço escolar ressaltando a maneira como possibilitam a criação e imaginação das crianças, bem como a socialização das mesmas através do brincar; e identificar situações que estimulam a aprendizagem através das brincadeiras e jogos dirigidos ou livres. Portanto, foi visto também que os professores estão sempre buscando novos recursos e metodologias, a fim de facilitar a aprendizagem dos discentes. Estes recursos em sua maioria são notebooks, jogos educativos, internet, CDs, DVDs e atividades xerocadas, todos são considerados instrumentos que ajudam na aprendizagem das crianças. Assim sendo, o lúdico na educação infantil tem sido componente de estudo de grande importância, já que esta modalidade de ensino vem mostrando novas maneiras de se trabalhar em sala de aula, e de certa forma, desenvolvendo a aprendizagem de forma eficiente e prazerosa. Sabe-se que a criança nessa fase precisa de estimulo para desenvolver seu aprendizado de forma satisfatória. Logo, a brincadeira contribui para o desenvolvimento infantil, de forma que propicia o contato com outras pessoas, fazendo com que aconteça a interação social e a construção da identidade da criança. Esse processo que acontece por meio da ludicidade é uma forma de mediar conhecimentos com atividades diversificadas, fazendo com que desenvolva os conhecimentos cognitivos, críticos e criativos da criança enquanto ser pensante. Contudo, no final da pesquisa foi constatado que o lúdico é o principal método para se trabalhar com crianças do ensino infantil. |
author2 |
Santos, Carina Pessoa |
author_facet |
Santos, Carina Pessoa Oliveira, Juranda Batista de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Juranda Batista de |
author_sort |
Oliveira, Juranda Batista de |
title |
A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
title_short |
A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
title_full |
A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
title_fullStr |
A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
title_sort |
importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41953 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirajurandabatistade aimportanciadobrincarnaeducacaoinfantiloludicocomoestrategiadeaprendizado AT oliveirajurandabatistade importanciadobrincarnaeducacaoinfantiloludicocomoestrategiadeaprendizado |
_version_ |
1773958184477655040 |