A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado

Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas buscando refletir sobre a importância do brincar na educação Infantil, tendo o uso do lúdico como estratégia de aprendizado. O presente artigo mostra a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. No decorrer desta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Juranda Batista de
Outros Autores: Santos, Carina Pessoa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41953
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41953
record_format dspace
spelling ri-123456789-419532021-10-05T14:20:40Z A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado Oliveira, Juranda Batista de Santos, Carina Pessoa Santos, Carina Pessoa Silva, Simone Patricia da Silva, Ivoneide Mendes da Educação Infantil Ludicidade Aprendizagem Educação Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas buscando refletir sobre a importância do brincar na educação Infantil, tendo o uso do lúdico como estratégia de aprendizado. O presente artigo mostra a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. No decorrer desta pesquisa, percebeu-se que estas atividades vêm facilitando a vida dos professores, não somente os que desenvolvem o trabalho na educação infantil, mas de todos os que fazem parte da educação. Teve por objetivo geral analisar de que forma acontece a aprendizagem na educação infantil por meio de brincadeiras, utilizando-se como método pedagógico a ludicidade que promove a imaginação, criatividade e socialização, bem como o desenvolvimento das crianças. Para que, a partir daí, pudesse discutir as brincadeiras dentro do espaço escolar ressaltando a maneira como possibilitam a criação e imaginação das crianças, bem como a socialização das mesmas através do brincar; e identificar situações que estimulam a aprendizagem através das brincadeiras e jogos dirigidos ou livres. Portanto, foi visto também que os professores estão sempre buscando novos recursos e metodologias, a fim de facilitar a aprendizagem dos discentes. Estes recursos em sua maioria são notebooks, jogos educativos, internet, CDs, DVDs e atividades xerocadas, todos são considerados instrumentos que ajudam na aprendizagem das crianças. Assim sendo, o lúdico na educação infantil tem sido componente de estudo de grande importância, já que esta modalidade de ensino vem mostrando novas maneiras de se trabalhar em sala de aula, e de certa forma, desenvolvendo a aprendizagem de forma eficiente e prazerosa. Sabe-se que a criança nessa fase precisa de estimulo para desenvolver seu aprendizado de forma satisfatória. Logo, a brincadeira contribui para o desenvolvimento infantil, de forma que propicia o contato com outras pessoas, fazendo com que aconteça a interação social e a construção da identidade da criança. Esse processo que acontece por meio da ludicidade é uma forma de mediar conhecimentos com atividades diversificadas, fazendo com que desenvolva os conhecimentos cognitivos, críticos e criativos da criança enquanto ser pensante. Contudo, no final da pesquisa foi constatado que o lúdico é o principal método para se trabalhar com crianças do ensino infantil. 2016-07-22T19:53:12Z 2021-10-05T14:20:40Z 2016-07-22T19:53:12Z 2021-10-05T14:20:40Z 2016 bachelorThesis 2012050724 OLIVEIRA, Juranda Batista de. A importância do brincar na Educação Infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41953 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil
Ludicidade
Aprendizagem
Educação
spellingShingle Educação Infantil
Ludicidade
Aprendizagem
Educação
Oliveira, Juranda Batista de
A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
description Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas buscando refletir sobre a importância do brincar na educação Infantil, tendo o uso do lúdico como estratégia de aprendizado. O presente artigo mostra a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. No decorrer desta pesquisa, percebeu-se que estas atividades vêm facilitando a vida dos professores, não somente os que desenvolvem o trabalho na educação infantil, mas de todos os que fazem parte da educação. Teve por objetivo geral analisar de que forma acontece a aprendizagem na educação infantil por meio de brincadeiras, utilizando-se como método pedagógico a ludicidade que promove a imaginação, criatividade e socialização, bem como o desenvolvimento das crianças. Para que, a partir daí, pudesse discutir as brincadeiras dentro do espaço escolar ressaltando a maneira como possibilitam a criação e imaginação das crianças, bem como a socialização das mesmas através do brincar; e identificar situações que estimulam a aprendizagem através das brincadeiras e jogos dirigidos ou livres. Portanto, foi visto também que os professores estão sempre buscando novos recursos e metodologias, a fim de facilitar a aprendizagem dos discentes. Estes recursos em sua maioria são notebooks, jogos educativos, internet, CDs, DVDs e atividades xerocadas, todos são considerados instrumentos que ajudam na aprendizagem das crianças. Assim sendo, o lúdico na educação infantil tem sido componente de estudo de grande importância, já que esta modalidade de ensino vem mostrando novas maneiras de se trabalhar em sala de aula, e de certa forma, desenvolvendo a aprendizagem de forma eficiente e prazerosa. Sabe-se que a criança nessa fase precisa de estimulo para desenvolver seu aprendizado de forma satisfatória. Logo, a brincadeira contribui para o desenvolvimento infantil, de forma que propicia o contato com outras pessoas, fazendo com que aconteça a interação social e a construção da identidade da criança. Esse processo que acontece por meio da ludicidade é uma forma de mediar conhecimentos com atividades diversificadas, fazendo com que desenvolva os conhecimentos cognitivos, críticos e criativos da criança enquanto ser pensante. Contudo, no final da pesquisa foi constatado que o lúdico é o principal método para se trabalhar com crianças do ensino infantil.
author2 Santos, Carina Pessoa
author_facet Santos, Carina Pessoa
Oliveira, Juranda Batista de
format bachelorThesis
author Oliveira, Juranda Batista de
author_sort Oliveira, Juranda Batista de
title A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
title_short A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
title_full A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
title_fullStr A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
title_full_unstemmed A importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
title_sort importância do brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia de aprendizado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41953
work_keys_str_mv AT oliveirajurandabatistade aimportanciadobrincarnaeducacaoinfantiloludicocomoestrategiadeaprendizado
AT oliveirajurandabatistade importanciadobrincarnaeducacaoinfantiloludicocomoestrategiadeaprendizado
_version_ 1773958184477655040