Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos

For a long time, he has endured a thought regarding the playfulness that this practice served only to spend time to play and not as an innovative and positive way of learning. So arose the objective of this study to analyze the use of recreational practices in teaching and learning process in a leve...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Anaceli Duarte da
Outros Autores: Queiroz Neto, Venâncio Freitas de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41950
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41950
record_format dspace
spelling ri-123456789-419502021-10-05T14:20:34Z Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos Silva, Anaceli Duarte da Queiroz Neto, Venâncio Freitas de Queiroz Neto, Venâncio Freitas de Queiroz, Rouseane da Silva Paula Assunção, Zoraia da Silva Ludicidade Educação Infância Educação For a long time, he has endured a thought regarding the playfulness that this practice served only to spend time to play and not as an innovative and positive way of learning. So arose the objective of this study to analyze the use of recreational practices in teaching and learning process in a level II room from kindergarten to age 05 and 06 years in the School and Municipal Creche Governor Aluízio Alves. It began with observation in the classroom; subsequently conducted a questionnaire with teachers in the classroom in question. It also sought to understand what some authors postulate about the playful practice as Vygotsky, Kishimoto and Antunes, among others that treat this theme because we consider of vital importance to the progress of this work. Finally with the analysis of data, we can see that playfulness back good results for the learning process. Por muito tempo, perdurou um pensamento em relação à ludicidade, de que essa prática servia apenas de passa tempo, para brincadeiras e não como uma forma inovadora e positiva de aprendizagem. Por isso surgiu o objetivo desse estudo, de analisar o uso de práticas lúdicas no processo de ensino aprendizagem em uma sala de nível II da Educação Infantil com a faixa etária de 05 e 06 anos na Escola e Creche Municipal Governador Aluízio Alves. Iniciou-se com observação em sala de aula; posteriormente realizou-se um questionário com os professores da sala de aula em questão. Buscou-se também, compreender o que postulam alguns autores sobre a prática lúdica como: Vygotsky, Kishimoto e Antunes, dentre outros que tratam dessa temática por considerarmos de fundamental importância para o andamento deste trabalho. Por fim com as análises dos dados obtidos, podemos perceber que a ludicidade trás bons resultados para o processo ensino aprendizagem. 2016-07-21T19:37:06Z 2021-10-05T14:20:34Z 2016-07-21T19:37:06Z 2021-10-05T14:20:34Z 2016-06-20 bachelorThesis 2012029275 SILVA, Anaceli Duarte da. Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41950 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ludicidade
Educação
Infância
Educação
spellingShingle Ludicidade
Educação
Infância
Educação
Silva, Anaceli Duarte da
Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
description For a long time, he has endured a thought regarding the playfulness that this practice served only to spend time to play and not as an innovative and positive way of learning. So arose the objective of this study to analyze the use of recreational practices in teaching and learning process in a level II room from kindergarten to age 05 and 06 years in the School and Municipal Creche Governor Aluízio Alves. It began with observation in the classroom; subsequently conducted a questionnaire with teachers in the classroom in question. It also sought to understand what some authors postulate about the playful practice as Vygotsky, Kishimoto and Antunes, among others that treat this theme because we consider of vital importance to the progress of this work. Finally with the analysis of data, we can see that playfulness back good results for the learning process.
author2 Queiroz Neto, Venâncio Freitas de
author_facet Queiroz Neto, Venâncio Freitas de
Silva, Anaceli Duarte da
format bachelorThesis
author Silva, Anaceli Duarte da
author_sort Silva, Anaceli Duarte da
title Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
title_short Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
title_full Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
title_fullStr Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
title_full_unstemmed Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
title_sort ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41950
work_keys_str_mv AT silvaanaceliduarteda ludicidadenaeducacaoinfantilaimportancianaeducacaodecriancasde4e5anos
_version_ 1773963670432251904