A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil

This article aims to analyse the importance of supervised internship as curricular component, for teacher training. With this, we also investigate his contributions in the process of ressignification of the knowledge and practices for teacher training and presenting experiences lived in the discipli...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moura, Joana Dark de
Outros Autores: Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41940
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41940
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Formação Docente
Aprendizagem
Estágio Supervisionado
Teacher training
Supervised Internship
Experiences
Educação
spellingShingle Formação Docente
Aprendizagem
Estágio Supervisionado
Teacher training
Supervised Internship
Experiences
Educação
Moura, Joana Dark de
A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil
description This article aims to analyse the importance of supervised internship as curricular component, for teacher training. With this, we also investigate his contributions in the process of ressignification of the knowledge and practices for teacher training and presenting experiences lived in the discipline of supervised internship II, in the course of pedagogy at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in which it was possible to strengthen the theory/practice interface about the inherent knowledge to practice. To meet the goals, we decided to carry out an exploratory research, and theoretical/empirical literature, based on the survey of the literature includes authors such as: Barreiro and Gebran (2006), Bhering (2011), Brazil (1996), Brazil (1996), Gomes (2009), Lima (2012), Oliveira (2014), Pelozo (2007), pepper (2012), Tardif (2002), Vieira (2016). To complement, we put on the agenda, reports of experiences of the author of this research, in order to reveal knowledge and practices built on a supervised internship II, in order to contribute to the theoretical-practical article tessitura. The reflections and discussions presented invite us to understand the curricular component, as a theoretical-practical experience that allows the involvement with research, reflection and construction of identity and that unfolds by senses attributed to the profession. However, we point out that the experience the supervised internship, the licenciandos can arouse an investigative look that extends the knowledge of educational practice, mainly on the developer and teacher observed posture through the reflections that emerge on the interfaces of the educational context
author2 Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
author_facet Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
Moura, Joana Dark de
format bachelorThesis
author Moura, Joana Dark de
author_sort Moura, Joana Dark de
title A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil
title_short A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil
title_full A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil
title_fullStr A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil
title_full_unstemmed A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil
title_sort importância do estágio supervisionado para formação docente na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41940
work_keys_str_mv AT mourajoanadarkde aimportanciadoestagiosupervisionadoparaformacaodocentenaeducacaoinfantil
AT mourajoanadarkde importanciadoestagiosupervisionadoparaformacaodocentenaeducacaoinfantil
_version_ 1773964016211722240
spelling ri-123456789-419402021-10-05T14:20:09Z A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil Moura, Joana Dark de Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Silva, Maria do Socorro Lima, Bruno de Oliveira Formação Docente Aprendizagem Estágio Supervisionado Teacher training Supervised Internship Experiences Educação This article aims to analyse the importance of supervised internship as curricular component, for teacher training. With this, we also investigate his contributions in the process of ressignification of the knowledge and practices for teacher training and presenting experiences lived in the discipline of supervised internship II, in the course of pedagogy at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in which it was possible to strengthen the theory/practice interface about the inherent knowledge to practice. To meet the goals, we decided to carry out an exploratory research, and theoretical/empirical literature, based on the survey of the literature includes authors such as: Barreiro and Gebran (2006), Bhering (2011), Brazil (1996), Brazil (1996), Gomes (2009), Lima (2012), Oliveira (2014), Pelozo (2007), pepper (2012), Tardif (2002), Vieira (2016). To complement, we put on the agenda, reports of experiences of the author of this research, in order to reveal knowledge and practices built on a supervised internship II, in order to contribute to the theoretical-practical article tessitura. The reflections and discussions presented invite us to understand the curricular component, as a theoretical-practical experience that allows the involvement with research, reflection and construction of identity and that unfolds by senses attributed to the profession. However, we point out that the experience the supervised internship, the licenciandos can arouse an investigative look that extends the knowledge of educational practice, mainly on the developer and teacher observed posture through the reflections that emerge on the interfaces of the educational context O presente artigo tem por finalidade analisar a importância do estágio supervisionado, como componente curricular, para a formação docente. Com isso, buscamos, ainda, investigar suas contribuições no processo de ressignificação dos saberes e fazeres para formação do professor e apresentar experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado II, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em que foi possível fortalecer a relação teoria/prática acerca dos conhecimentos inerentes à prática. Para responder os objetivos, optamos pela realização de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e teórica/empírica, baseando-se no levantamento da literatura que contempla autores como: Barreiro e Gebran (2006), Bhering (2011), Brasil (1996), Brasil (1996), Gomes (2009), Lima (2012), Oliveira (2014), Pelozo (2007), Pimenta (2012), Tardif (2002), Vieira (2016). Para complementar, colocamos em pauta, relatos de experiências da autora dessa pesquisa, com intuito de revelarmos saberes e fazeres construídos no Estágio Supervisionado II, de modo a contribuir para a tessitura teórico-prática do artigo. As reflexões e discussões apresentadas nos convidam a entender o componente curricular em pauta, como um espaço de vivência teórico-prática que permite o envolvimento com a pesquisa, a reflexão e a construção identitária e que desvela por sentidos atribuídos à profissão. Contudo, destacamos que ao vivenciar o estágio supervisionado, os licenciandos podem despertar um olhar investigativo que amplia os conhecimentos sobre a prática educativa, principalmente, diante da postura observada do professor colaborador e através das reflexões que emergem sobre as interfaces do contexto educacional 2017-07-18T19:07:58Z 2021-10-05T14:20:09Z 2017-07-18T19:07:58Z 2021-10-05T14:20:09Z 2016 bachelorThesis 2012031362 Moura, Joana Dark de. A Importância do estágio supervisionado para formação docente na Educação Infantil. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caraúbas, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41940 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead