Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
The report reflects on the importance of games and activities in the process of teaching and learning and how they can influence in a positive and entertaining way in the development of the child. I take based on my experiences as a teacher of this educational stage and the activities developed duri...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41937 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41937 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-419372021-10-05T14:20:02Z Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem Marques, Maria Emília da Silva Souza, Louize Gabriela Silva de Reis, Mônica Karina Santos Casado, Luciene de Vasconcelos Jogo Brincadeira Ensino aprendizagem Desenvolvimento da criança Educação The report reflects on the importance of games and activities in the process of teaching and learning and how they can influence in a positive and entertaining way in the development of the child. I take based on my experiences as a teacher of this educational stage and the activities developed during the teaching. We discuss how these tools have become significant in early childhood education and reflect on the importance of being articulated to the teaching content and not just as entertainment and fun. Therefore, I present the need of planning and organization of time and space to carry out the game and effectively play. To carry out this research as identify key players, KISHIMOTO (2015), Oliveira (1996), among others. I believe that this work has provided me with concerns and triggered reflections on the new ways of working that combine games and play to the school context. I could reflect on my teaching and activities, projects and actions developed throughout my professional career. O relatório apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem e como estes podem influenciar de maneira positiva e lúdica no desenvolvimento da criança. Tomo por base minhas vivências como professora desta etapa de ensino e as atividades que desenvolvi durante a docência. Discuto o quanto estas ferramentas tornaram-se significativas na educação infantil e reflito sobre a importância de estarem articuladas aos conteúdos de ensino e não apenas como entretenimento e diversão. Para tanto, apresento a necessidade do planejamento e da organização do tempo e do espaço para a realização do jogo e da brincadeira de forma efetiva. Para realização desta pesquisa identifico como principais interlocutores, KISHIMOTO (2015), OLIVEIRA (1996), entre outros. Considero que a realização deste trabalho me proporcionou inquietações e desencadeou reflexões acerca das novas formas de trabalho que associam os jogos e as brincadeiras ao contexto escolar. Pude refletir acerca de minha prática pedagógica e das atividades, projetos e ações que desenvolvi ao longo de minha trajetória profissional. 2016-10-31T17:54:41Z 2021-10-05T14:20:02Z 2016-10-31T17:54:41Z 2021-10-05T14:20:02Z 2016 bachelorThesis 2012032950 SILVA, Maria Emília da. Jogos e brincadeiras na educação infantil:o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Parnamirim, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41937 pt_BR openAccess application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Jogo Brincadeira Ensino aprendizagem Desenvolvimento da criança Educação |
spellingShingle |
Jogo Brincadeira Ensino aprendizagem Desenvolvimento da criança Educação Marques, Maria Emília da Silva Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
description |
The report reflects on the importance of games and activities in the process of teaching and learning and how they can influence in a positive and entertaining way in the development of the child. I take based on my experiences as a teacher of this educational stage and the activities developed during the teaching. We discuss how these tools have become significant in early childhood education and reflect on the importance of being articulated to the teaching content and not just as entertainment and fun. Therefore, I present the need of planning and organization of time and space to carry out the game and effectively play. To carry out this research as identify key players, KISHIMOTO (2015), Oliveira (1996), among others. I believe that this work has provided me with concerns and triggered reflections on the new ways of working that combine games and play to the school context. I could reflect on my teaching and activities, projects and actions developed throughout my professional career. |
author2 |
Souza, Louize Gabriela Silva de |
author_facet |
Souza, Louize Gabriela Silva de Marques, Maria Emília da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Marques, Maria Emília da Silva |
author_sort |
Marques, Maria Emília da Silva |
title |
Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
title_short |
Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
title_full |
Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
title_fullStr |
Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
title_sort |
jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41937 |
work_keys_str_mv |
AT marquesmariaemiliadasilva jogosebrincadeirasnaeducacaoinfantiloludicocomoferramentadeestimulacaodaaprendizagem |
_version_ |
1773967408183115776 |