Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem

The report reflects on the importance of games and activities in the process of teaching and learning and how they can influence in a positive and entertaining way in the development of the child. I take based on my experiences as a teacher of this educational stage and the activities developed duri...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marques, Maria Emília da Silva
Outros Autores: Souza, Louize Gabriela Silva de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41937
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41937
record_format dspace
spelling ri-123456789-419372021-10-05T14:20:02Z Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem Marques, Maria Emília da Silva Souza, Louize Gabriela Silva de Reis, Mônica Karina Santos Casado, Luciene de Vasconcelos Jogo Brincadeira Ensino aprendizagem Desenvolvimento da criança Educação The report reflects on the importance of games and activities in the process of teaching and learning and how they can influence in a positive and entertaining way in the development of the child. I take based on my experiences as a teacher of this educational stage and the activities developed during the teaching. We discuss how these tools have become significant in early childhood education and reflect on the importance of being articulated to the teaching content and not just as entertainment and fun. Therefore, I present the need of planning and organization of time and space to carry out the game and effectively play. To carry out this research as identify key players, KISHIMOTO (2015), Oliveira (1996), among others. I believe that this work has provided me with concerns and triggered reflections on the new ways of working that combine games and play to the school context. I could reflect on my teaching and activities, projects and actions developed throughout my professional career. O relatório apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem e como estes podem influenciar de maneira positiva e lúdica no desenvolvimento da criança. Tomo por base minhas vivências como professora desta etapa de ensino e as atividades que desenvolvi durante a docência. Discuto o quanto estas ferramentas tornaram-se significativas na educação infantil e reflito sobre a importância de estarem articuladas aos conteúdos de ensino e não apenas como entretenimento e diversão. Para tanto, apresento a necessidade do planejamento e da organização do tempo e do espaço para a realização do jogo e da brincadeira de forma efetiva. Para realização desta pesquisa identifico como principais interlocutores, KISHIMOTO (2015), OLIVEIRA (1996), entre outros. Considero que a realização deste trabalho me proporcionou inquietações e desencadeou reflexões acerca das novas formas de trabalho que associam os jogos e as brincadeiras ao contexto escolar. Pude refletir acerca de minha prática pedagógica e das atividades, projetos e ações que desenvolvi ao longo de minha trajetória profissional. 2016-10-31T17:54:41Z 2021-10-05T14:20:02Z 2016-10-31T17:54:41Z 2021-10-05T14:20:02Z 2016 bachelorThesis 2012032950 SILVA, Maria Emília da. Jogos e brincadeiras na educação infantil:o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Parnamirim, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41937 pt_BR openAccess application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Jogo
Brincadeira
Ensino aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Educação
spellingShingle Jogo
Brincadeira
Ensino aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Educação
Marques, Maria Emília da Silva
Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
description The report reflects on the importance of games and activities in the process of teaching and learning and how they can influence in a positive and entertaining way in the development of the child. I take based on my experiences as a teacher of this educational stage and the activities developed during the teaching. We discuss how these tools have become significant in early childhood education and reflect on the importance of being articulated to the teaching content and not just as entertainment and fun. Therefore, I present the need of planning and organization of time and space to carry out the game and effectively play. To carry out this research as identify key players, KISHIMOTO (2015), Oliveira (1996), among others. I believe that this work has provided me with concerns and triggered reflections on the new ways of working that combine games and play to the school context. I could reflect on my teaching and activities, projects and actions developed throughout my professional career.
author2 Souza, Louize Gabriela Silva de
author_facet Souza, Louize Gabriela Silva de
Marques, Maria Emília da Silva
format bachelorThesis
author Marques, Maria Emília da Silva
author_sort Marques, Maria Emília da Silva
title Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
title_short Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
title_full Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
title_fullStr Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
title_sort jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41937
work_keys_str_mv AT marquesmariaemiliadasilva jogosebrincadeirasnaeducacaoinfantiloludicocomoferramentadeestimulacaodaaprendizagem
_version_ 1773967408183115776