Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN

This work underscores my personal, student and professional experiences. It brings into contexto the history of the patron and characterization of school (Early Childhood Educacion) training field, how it happened the stage reports, in addition to comments on the educational planning. The educationa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Maria da Conceição Camilo de
Outros Autores: Soares Júnior, Francisco Cláudio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41935
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41935
record_format dspace
spelling ri-123456789-419352021-10-05T14:19:58Z Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN Souza, Maria da Conceição Camilo de Soares Júnior, Francisco Cláudio Soares Júnior, Francisco Cláudio Vieira, Giane Bezerra Andrade Júnior, Francisco Vitorino de Educação Infantil Brincadeiras Interações Socias Child Education Play Social interactions Educação This work underscores my personal, student and professional experiences. It brings into contexto the history of the patron and characterization of school (Early Childhood Educacion) training field, how it happened the stage reports, in addition to comments on the educational planning. The educational intervention i salso parto f this work as a source of enrichment for my training. The survey of the level IV teachers of early childhood education in the Crèche Joanita Torres Arruda Câmara – New Cross/ RN. In order to investigate the relationship of the National Referential Curriculum for Early Childhood Education in its daily practice. In addition, the use of games as a source of interacion between children and teachers. Finally, explanations concerning the importance of play in children’s lives as a source of organization of mental structures and development process in the motor aspects, physical and social. Considering the insertion of the child principle playfulness using the various toys and games for constructive and harmonious practice. Key Words: Child Education; Play; Social interactions. O presente trabalho ressalta as minhas vivências pessoais, estudantil e profissional como fonte de enriquecimento para a minha formação de professora. Traz em seu contexto relatos de como aconteceu o Estágio Supervisionado II no tocante as observações, o planejamento pedagógico e intervenção pedagógica. Define-se como um estudo qualitativo à luz dos postulados do Referencial Curricular Nacional, ancorado em nos procedimentos técnicos: observações participantes, exercício docente e entrevistas, realizadas com professoras do nível IV da Educação Infantil na Creche Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz?RN. Objetiva investigar a relação entre brincadeiras, jogos, brinquedos e brincar como componentes pedagógicos que possibilitam mediações necessárias às interações sociais entre crianças/crianças e crianças/professoras na sua prática diária na Educação Infantil. A importância do brincar na vida da criança como fonte de organização de estruturas mentais, cognitivas e emocionais, bem como processo de desenvolvimento nos aspectos motor, físico e social das crianças. Assim, considera-se a ludicidade como um princípio de inserção da criança no lugar vivido utilizando-se dos brinquedos, brincadeiras, jogos e o ato de brincar na construtiva dos sujeitos sociais 2017-07-11T18:33:08Z 2021-10-05T14:19:58Z 2017-07-11T18:33:08Z 2021-10-05T14:19:58Z 2016 bachelorThesis 2012032510 SOUZA, Maria da Conceição Camilo de. Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41935 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil
Brincadeiras
Interações Socias
Child Education
Play
Social interactions
Educação
spellingShingle Educação Infantil
Brincadeiras
Interações Socias
Child Education
Play
Social interactions
Educação
Souza, Maria da Conceição Camilo de
Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
description This work underscores my personal, student and professional experiences. It brings into contexto the history of the patron and characterization of school (Early Childhood Educacion) training field, how it happened the stage reports, in addition to comments on the educational planning. The educational intervention i salso parto f this work as a source of enrichment for my training. The survey of the level IV teachers of early childhood education in the Crèche Joanita Torres Arruda Câmara – New Cross/ RN. In order to investigate the relationship of the National Referential Curriculum for Early Childhood Education in its daily practice. In addition, the use of games as a source of interacion between children and teachers. Finally, explanations concerning the importance of play in children’s lives as a source of organization of mental structures and development process in the motor aspects, physical and social. Considering the insertion of the child principle playfulness using the various toys and games for constructive and harmonious practice. Key Words: Child Education; Play; Social interactions.
author2 Soares Júnior, Francisco Cláudio
author_facet Soares Júnior, Francisco Cláudio
Souza, Maria da Conceição Camilo de
format bachelorThesis
author Souza, Maria da Conceição Camilo de
author_sort Souza, Maria da Conceição Camilo de
title Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
title_short Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
title_full Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
title_fullStr Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
title_full_unstemmed Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
title_sort brincadeiras e interações sociais na educação infantil: práticas curriculares na creche municipal joanita torres arruda câmara - nova cruz/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41935
work_keys_str_mv AT souzamariadaconceicaocamilode brincadeiraseinteracoessociaisnaeducacaoinfantilpraticascurricularesnacrechemunicipaljoanitatorresarrudacamaranovacruzrn
_version_ 1773963899978121216