Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar

O artigo tem como objetivo principal discutir sobre a violência escolar, o qual busca responder sobre as estratégias que podem ser utilizadas para possíveis soluções. A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato do fenômeno da violência ter se tornado cada vez mais recorrente no cotidiano das...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Priscila Torres Trajano da
Outros Autores: Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41925
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41925
record_format dspace
spelling ri-123456789-419252021-10-05T14:19:37Z Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar Silva, Priscila Torres Trajano da Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Weck, João Tadeu Violência Escolar Educação em Direitos Humanos Práticas Pedagógicas Educação O artigo tem como objetivo principal discutir sobre a violência escolar, o qual busca responder sobre as estratégias que podem ser utilizadas para possíveis soluções. A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato do fenômeno da violência ter se tornado cada vez mais recorrente no cotidiano das escolas, e num país como o Brasil, onde existe uma enorme diversidade cultural, territorial e socioeconômica, esta se apresenta como uma questão social, fazendo-se necessário refletirmos sobre alternativas emancipatórias para o enfrentamento dessa problemática. No desenvolvimento do trabalho, fez-se um estudo bibliográfico sobre o tema, analisando as diferentes concepções de violência e buscando alternativas para sua superação. Na primeira parte do trabalho, refletimos sobre o contexto da educação em direitos humanos no Brasil, apresentando os principais aspectos das políticas públicas nesse sentido. Na segunda, discorremos sobre a violência no cotidiano escolar, destacando suas diferentes concepções e instaurando a perspectiva político-pedagógica como alternativa. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Candau (2012, 2013); Lopes e Macedo (2011); Giroux e McLaren (2013); Perrenoud (2000), Tiba (1996), Abramovay e Rua (2002), entre outros. Como resultados da pesquisa, evidenciamos que a educação em direitos humanos atua como um importante instrumento no contexto escolar, como agente de transformação, uma vez que prioriza a superação das desigualdades e injustiças sociais tão presentes em nossa sociedade, através de práticas que são abertas ao diálogo e à vivência de processos democráticos na escola. Portanto, o trabalho concluiu que a violência escolar não será resolvida sem que sejam pensadas políticas públicas de enfrentamento a ela, assim como o desenvolvimento de ações articuladas em conjunto com o poder público, sociedade, família e comunidade escolar. 2016-07-20T17:26:38Z 2021-10-05T14:19:37Z 2016-07-20T17:26:38Z 2021-10-05T14:19:37Z 2016 bachelorThesis 2012033939 SILVA, Priscila Torres Trajano da. Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Centro da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41925 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Violência Escolar
Educação em Direitos Humanos
Práticas Pedagógicas
Educação
spellingShingle Violência Escolar
Educação em Direitos Humanos
Práticas Pedagógicas
Educação
Silva, Priscila Torres Trajano da
Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
description O artigo tem como objetivo principal discutir sobre a violência escolar, o qual busca responder sobre as estratégias que podem ser utilizadas para possíveis soluções. A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato do fenômeno da violência ter se tornado cada vez mais recorrente no cotidiano das escolas, e num país como o Brasil, onde existe uma enorme diversidade cultural, territorial e socioeconômica, esta se apresenta como uma questão social, fazendo-se necessário refletirmos sobre alternativas emancipatórias para o enfrentamento dessa problemática. No desenvolvimento do trabalho, fez-se um estudo bibliográfico sobre o tema, analisando as diferentes concepções de violência e buscando alternativas para sua superação. Na primeira parte do trabalho, refletimos sobre o contexto da educação em direitos humanos no Brasil, apresentando os principais aspectos das políticas públicas nesse sentido. Na segunda, discorremos sobre a violência no cotidiano escolar, destacando suas diferentes concepções e instaurando a perspectiva político-pedagógica como alternativa. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Candau (2012, 2013); Lopes e Macedo (2011); Giroux e McLaren (2013); Perrenoud (2000), Tiba (1996), Abramovay e Rua (2002), entre outros. Como resultados da pesquisa, evidenciamos que a educação em direitos humanos atua como um importante instrumento no contexto escolar, como agente de transformação, uma vez que prioriza a superação das desigualdades e injustiças sociais tão presentes em nossa sociedade, através de práticas que são abertas ao diálogo e à vivência de processos democráticos na escola. Portanto, o trabalho concluiu que a violência escolar não será resolvida sem que sejam pensadas políticas públicas de enfrentamento a ela, assim como o desenvolvimento de ações articuladas em conjunto com o poder público, sociedade, família e comunidade escolar.
author2 Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
author_facet Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Silva, Priscila Torres Trajano da
format bachelorThesis
author Silva, Priscila Torres Trajano da
author_sort Silva, Priscila Torres Trajano da
title Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
title_short Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
title_full Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
title_fullStr Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
title_sort educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41925
work_keys_str_mv AT silvapriscilatorrestrajanoda educacaoemdireitoshumanosalternativacontraaviolencianocotidianoescolar
_version_ 1773957569066303488