Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar
O artigo tem como objetivo principal discutir sobre a violência escolar, o qual busca responder sobre as estratégias que podem ser utilizadas para possíveis soluções. A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato do fenômeno da violência ter se tornado cada vez mais recorrente no cotidiano das...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41925 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41925 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-419252021-10-05T14:19:37Z Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar Silva, Priscila Torres Trajano da Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Weck, João Tadeu Violência Escolar Educação em Direitos Humanos Práticas Pedagógicas Educação O artigo tem como objetivo principal discutir sobre a violência escolar, o qual busca responder sobre as estratégias que podem ser utilizadas para possíveis soluções. A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato do fenômeno da violência ter se tornado cada vez mais recorrente no cotidiano das escolas, e num país como o Brasil, onde existe uma enorme diversidade cultural, territorial e socioeconômica, esta se apresenta como uma questão social, fazendo-se necessário refletirmos sobre alternativas emancipatórias para o enfrentamento dessa problemática. No desenvolvimento do trabalho, fez-se um estudo bibliográfico sobre o tema, analisando as diferentes concepções de violência e buscando alternativas para sua superação. Na primeira parte do trabalho, refletimos sobre o contexto da educação em direitos humanos no Brasil, apresentando os principais aspectos das políticas públicas nesse sentido. Na segunda, discorremos sobre a violência no cotidiano escolar, destacando suas diferentes concepções e instaurando a perspectiva político-pedagógica como alternativa. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Candau (2012, 2013); Lopes e Macedo (2011); Giroux e McLaren (2013); Perrenoud (2000), Tiba (1996), Abramovay e Rua (2002), entre outros. Como resultados da pesquisa, evidenciamos que a educação em direitos humanos atua como um importante instrumento no contexto escolar, como agente de transformação, uma vez que prioriza a superação das desigualdades e injustiças sociais tão presentes em nossa sociedade, através de práticas que são abertas ao diálogo e à vivência de processos democráticos na escola. Portanto, o trabalho concluiu que a violência escolar não será resolvida sem que sejam pensadas políticas públicas de enfrentamento a ela, assim como o desenvolvimento de ações articuladas em conjunto com o poder público, sociedade, família e comunidade escolar. 2016-07-20T17:26:38Z 2021-10-05T14:19:37Z 2016-07-20T17:26:38Z 2021-10-05T14:19:37Z 2016 bachelorThesis 2012033939 SILVA, Priscila Torres Trajano da. Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Centro da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41925 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Violência Escolar Educação em Direitos Humanos Práticas Pedagógicas Educação |
spellingShingle |
Violência Escolar Educação em Direitos Humanos Práticas Pedagógicas Educação Silva, Priscila Torres Trajano da Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
description |
O artigo tem como objetivo principal discutir sobre a violência escolar, o qual busca responder sobre as estratégias que podem ser utilizadas para possíveis soluções. A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato do fenômeno da violência ter se tornado cada vez mais recorrente no cotidiano das escolas, e num país como o Brasil, onde existe uma enorme diversidade cultural, territorial e socioeconômica, esta se apresenta como uma questão social, fazendo-se necessário refletirmos sobre alternativas emancipatórias para o enfrentamento dessa problemática. No desenvolvimento do trabalho, fez-se um estudo bibliográfico sobre o tema, analisando as diferentes concepções de violência e buscando alternativas para sua superação. Na primeira parte do trabalho, refletimos sobre o contexto da educação em direitos humanos no Brasil, apresentando os principais aspectos das políticas públicas nesse sentido. Na segunda, discorremos sobre a violência no cotidiano escolar, destacando suas diferentes concepções e instaurando a perspectiva político-pedagógica como alternativa. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Candau (2012, 2013); Lopes e Macedo (2011); Giroux e McLaren (2013); Perrenoud (2000), Tiba (1996), Abramovay e Rua (2002), entre outros. Como resultados da pesquisa, evidenciamos que a educação em direitos humanos atua como um importante instrumento no contexto escolar, como agente de transformação, uma vez que prioriza a superação das desigualdades e injustiças sociais tão presentes em nossa sociedade, através de práticas que são abertas ao diálogo e à vivência de processos democráticos na escola. Portanto, o trabalho concluiu que a violência escolar não será resolvida sem que sejam pensadas políticas públicas de enfrentamento a ela, assim como o desenvolvimento de ações articuladas em conjunto com o poder público, sociedade, família e comunidade escolar. |
author2 |
Ramalho, Ivone Priscilla de Castro |
author_facet |
Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Silva, Priscila Torres Trajano da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Priscila Torres Trajano da |
author_sort |
Silva, Priscila Torres Trajano da |
title |
Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
title_short |
Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
title_full |
Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
title_sort |
educação em direitos humanos: alternativa contra a violência no cotidiano escolar |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41925 |
work_keys_str_mv |
AT silvapriscilatorrestrajanoda educacaoemdireitoshumanosalternativacontraaviolencianocotidianoescolar |
_version_ |
1773957569066303488 |