O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB

This article aims to present a guiding vision of literacy and literacy in adult education, seeking to present references and reports of teacher object of observation, analyzing literature and comparing it to reality found. This article was written by a parallel literature review to the case study in...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paulino, Veronice Eleutério
Outros Autores: Medeiros, Hélder Pacheco de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41916
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41916
record_format dspace
spelling ri-123456789-419162021-10-05T14:19:19Z O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB Paulino, Veronice Eleutério Medeiros, Hélder Pacheco de Medeiros, Hélder Pacheco de Andrade, Antônia Costa de Rochael, Hiltnar Silva Muniz Alfabetização Literacy EJA EJA Metodologias Methodologies Letramento Literacy Educação This article aims to present a guiding vision of literacy and literacy in adult education, seeking to present references and reports of teacher object of observation, analyzing literature and comparing it to reality found. This article was written by a parallel literature review to the case study in a school of public schools in the municipality of Logradouro/PB, trying to achieve a diversified approach on the subject. The EJA is a form of differentiated education, aimed at young people and adults who have had their right to regular education "stolen" by several factors and seeking through a late education is literacy and better their life in society. Also, they seek a personal achievement and gradually professional, as they understand that illiteracy comprises a process of social exclusion. Understand the teaching of EJA and seek methodologies that are appropriate to education is a priority of teachers and schools that provide such a crucial role for society, and especially for students. Search analyze the facts and understand the perspectives of various educational scholars is important because it brings a diverse view of the teaching process and improves planning and knowledge of the teaching staff. O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma visão norteadora da alfabetização e letramento na EJA, buscando apresentar referências bibliográficas e relatos do professor objeto da observação, analisando a literatura e comparando-a a realidade encontrada. O presente artigo foi escrito através de uma revisão bibliográfica paralela ao estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino do município de Logradouro/PB, tentando realizar uma abordagem diversificada sobre o assunto. A EJA é uma modalidade de ensino diferenciada, voltada para jovens e adultos que tiveram seu direito de ensino regular “roubado” por diversos fatores e que buscam através de uma educação tardia se alfabetizar e melhor seu convívio em sociedade. Além disso, buscam uma realização pessoal e, gradativamente, profissional, à medida que compreendem que o analfabetismo compreende um processo de exclusão social. Compreender o ensino da EJA e buscar metodologias que se adequem ao ensino é uma prioridade dos professores e escolas que prestam um papel tão crucial para a sociedade e, sobretudo, para os alunos. Buscar analisar os fatos e compreender as perspectivas de diversos estudiosos educacionais é importante porque traz uma visão diversificada do processo de ensino e melhora o planejamento e o conhecimento da equipe pedagógica. 2016-08-04T11:57:29Z 2021-10-05T14:19:19Z 2016-08-04T11:57:29Z 2021-10-05T14:19:19Z 2016-06-15 bachelorThesis 2012034892 PAULINO, Veronice Eleutério. O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41916 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Literacy
EJA
EJA
Metodologias
Methodologies
Letramento
Literacy
Educação
spellingShingle Alfabetização
Literacy
EJA
EJA
Metodologias
Methodologies
Letramento
Literacy
Educação
Paulino, Veronice Eleutério
O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
description This article aims to present a guiding vision of literacy and literacy in adult education, seeking to present references and reports of teacher object of observation, analyzing literature and comparing it to reality found. This article was written by a parallel literature review to the case study in a school of public schools in the municipality of Logradouro/PB, trying to achieve a diversified approach on the subject. The EJA is a form of differentiated education, aimed at young people and adults who have had their right to regular education "stolen" by several factors and seeking through a late education is literacy and better their life in society. Also, they seek a personal achievement and gradually professional, as they understand that illiteracy comprises a process of social exclusion. Understand the teaching of EJA and seek methodologies that are appropriate to education is a priority of teachers and schools that provide such a crucial role for society, and especially for students. Search analyze the facts and understand the perspectives of various educational scholars is important because it brings a diverse view of the teaching process and improves planning and knowledge of the teaching staff.
author2 Medeiros, Hélder Pacheco de
author_facet Medeiros, Hélder Pacheco de
Paulino, Veronice Eleutério
format bachelorThesis
author Paulino, Veronice Eleutério
author_sort Paulino, Veronice Eleutério
title O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
title_short O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
title_full O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
title_fullStr O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
title_sort o processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos – eja: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de logradouro/pb
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41916
work_keys_str_mv AT paulinoveroniceeleuterio oprocessodeaprendizagemnaeducacaodejovenseadultosejarevisaodabibliografiaeestudodecasoemumaescoladelogradouropb
_version_ 1773960415512887296