A prática do supervisor escolar no cotidiano educacional
Este trabalho descreve o papel do supervisor na escola a partir da descrição da sua função. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico sobre o assunto e a aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa. Dentro da escola muitas vezes ao nos depararmos com o super...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41887 |
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Resumo: | Este trabalho descreve o papel do supervisor na escola a partir da descrição da sua função. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico sobre o assunto e a aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa. Dentro da escola muitas vezes ao nos depararmos com o supervisor realizando suas atividades pensamos que seu papel é de fiscalizador, é para dar ordens, ou até mesmo, orientador dos alunos em se tratando de problemas indisciplinares. Visando sanar algumas dúvidas sobre qual o verdadeiro papel desse profissional no contexto escolar é que neste artigo procuramos descrever a função do supervisor escolar, estando para isso estruturado em duas partes. A primeira corresponde ao aporte teórico, cujo objetivo é retratar o contexto histórico da supervisão escolar no Brasil para entendermos sobre qual perspectiva surgiu a ideia do supervisor, conceituar a função do supervisor e elencar suas atribuições profissionais na escola, para isso, buscar-se-á aporte nos teóricos ALARCÁO (2001), LIMA (2001), FERREIRA (2000) E NÉRICI (1978). A segunda parte contém a analise dos questionários aplicados aos supervisores escolares de uma instituição de ensino da cidade de Jardim do Seridó (RN). Constatou-se que o trabalho desenvolvido pela supervisão nas escolas tem atendido as atribuições que lhe são incumbidas referentes ao que os teóricos apontam. |
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