Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
This article shows the importance of teacher to do the probing test in the alphabetization process. Knowing the relevance of the studies of the psychogenesis of the writing language to mediate the work of the teacher, was proposed to investigate and analyze the levels of writing presented by learner...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41871 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41871 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-418712021-10-05T14:17:56Z Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização Leite, Margarete Maria de Marilac Lima, Cleucy Meira Tavares Xavier, Carmélia Regina da Silva Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo Psicogênese da língua escrita Teste de sondagem Alfabetização Psychogenesis of the writing language Probing test Alphabetization This article shows the importance of teacher to do the probing test in the alphabetization process. Knowing the relevance of the studies of the psychogenesis of the writing language to mediate the work of the teacher, was proposed to investigate and analyze the levels of writing presented by learners at Escola Estadual Vicente de Fontes in José da Penha – RN. So, the corpus of the mentioned research is the spontaneous writing of ten students, in phase of alphabetization, enrolled in the Elementary School I. It is a descriptive and qualitative research and it is based theoretically by Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (1995) and Morais (2012). Therefore, it was verified that there are children with advanced age and that still are in writing event lower its age, requiring of the interventions of the teacher to do to advance in the process of alphabetization and literacy O presente artigo trata de mostrar a importância do professor alfabetizador realizar testes de sondagem no processo de alfabetização. Sabendo-se da relevância dos estudos da psicogênese da língua escrita para mediar o trabalho do alfabetizador, então, levantou-se a proposta para investigar e analisar os níveis de escrita apresentados pelos alfabetizandos da Escola Estadual Vicente de Fontes, em José da Penha - RN. Portanto, o corpus da respectiva pesquisa é a escrita espontânea de dez alunos, em fase de alfabetização, regularmente matriculados no Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de cunho descritivo-qualitativo, que tem como principais referências Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (1995) e Morais (2012). Desse modo, verificou-se que há crianças com idade avançada e que ainda se encontram em hipótese de escrita bastante inferior para sua faixa etária, necessitando assim de intervenções do professor para fazê-lo avançar no processo de alfabetização e letramento 2016-07-08T13:45:13Z 2021-10-05T14:17:55Z 2016-07-08T13:45:13Z 2021-10-05T14:17:55Z 2016 bachelorThesis 2012032299 LEITE, Margarete Maria de Marilac. Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luis Gomes, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41871 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a distância |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Psicogênese da língua escrita Teste de sondagem Alfabetização Psychogenesis of the writing language Probing test Alphabetization |
spellingShingle |
Psicogênese da língua escrita Teste de sondagem Alfabetização Psychogenesis of the writing language Probing test Alphabetization Leite, Margarete Maria de Marilac Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
description |
This article shows the importance of teacher to do the probing test in the alphabetization process. Knowing the relevance of the studies of the psychogenesis of the writing language to mediate the work of the teacher, was proposed to investigate and analyze the levels of writing presented by learners at Escola Estadual Vicente de Fontes in José da Penha – RN. So, the corpus of the mentioned research is the spontaneous writing of ten students, in phase of alphabetization, enrolled in the Elementary School I. It is a descriptive and qualitative research and it is based theoretically by Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (1995) and Morais (2012). Therefore, it was verified that there are children with advanced age and that still are in writing event lower its age, requiring of the interventions of the teacher to do to advance in the process of alphabetization and literacy |
author2 |
Lima, Cleucy Meira Tavares |
author_facet |
Lima, Cleucy Meira Tavares Leite, Margarete Maria de Marilac |
format |
bachelorThesis |
author |
Leite, Margarete Maria de Marilac |
author_sort |
Leite, Margarete Maria de Marilac |
title |
Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
title_short |
Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
title_full |
Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
title_fullStr |
Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
title_sort |
sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41871 |
work_keys_str_mv |
AT leitemargaretemariademarilac sondagemdeescritaespontaneadecriancasnoprocessodealfabetizacao |
_version_ |
1773958612270448640 |