Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização

This article shows the importance of teacher to do the probing test in the alphabetization process. Knowing the relevance of the studies of the psychogenesis of the writing language to mediate the work of the teacher, was proposed to investigate and analyze the levels of writing presented by learner...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Leite, Margarete Maria de Marilac
Outros Autores: Lima, Cleucy Meira Tavares
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41871
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41871
record_format dspace
spelling ri-123456789-418712021-10-05T14:17:56Z Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização Leite, Margarete Maria de Marilac Lima, Cleucy Meira Tavares Xavier, Carmélia Regina da Silva Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo Psicogênese da língua escrita Teste de sondagem Alfabetização Psychogenesis of the writing language Probing test Alphabetization This article shows the importance of teacher to do the probing test in the alphabetization process. Knowing the relevance of the studies of the psychogenesis of the writing language to mediate the work of the teacher, was proposed to investigate and analyze the levels of writing presented by learners at Escola Estadual Vicente de Fontes in José da Penha – RN. So, the corpus of the mentioned research is the spontaneous writing of ten students, in phase of alphabetization, enrolled in the Elementary School I. It is a descriptive and qualitative research and it is based theoretically by Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (1995) and Morais (2012). Therefore, it was verified that there are children with advanced age and that still are in writing event lower its age, requiring of the interventions of the teacher to do to advance in the process of alphabetization and literacy O presente artigo trata de mostrar a importância do professor alfabetizador realizar testes de sondagem no processo de alfabetização. Sabendo-se da relevância dos estudos da psicogênese da língua escrita para mediar o trabalho do alfabetizador, então, levantou-se a proposta para investigar e analisar os níveis de escrita apresentados pelos alfabetizandos da Escola Estadual Vicente de Fontes, em José da Penha - RN. Portanto, o corpus da respectiva pesquisa é a escrita espontânea de dez alunos, em fase de alfabetização, regularmente matriculados no Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de cunho descritivo-qualitativo, que tem como principais referências Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (1995) e Morais (2012). Desse modo, verificou-se que há crianças com idade avançada e que ainda se encontram em hipótese de escrita bastante inferior para sua faixa etária, necessitando assim de intervenções do professor para fazê-lo avançar no processo de alfabetização e letramento 2016-07-08T13:45:13Z 2021-10-05T14:17:55Z 2016-07-08T13:45:13Z 2021-10-05T14:17:55Z 2016 bachelorThesis 2012032299 LEITE, Margarete Maria de Marilac. Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luis Gomes, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41871 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a distância
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Psicogênese da língua escrita
Teste de sondagem
Alfabetização
Psychogenesis of the writing language
Probing test
Alphabetization
spellingShingle Psicogênese da língua escrita
Teste de sondagem
Alfabetização
Psychogenesis of the writing language
Probing test
Alphabetization
Leite, Margarete Maria de Marilac
Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
description This article shows the importance of teacher to do the probing test in the alphabetization process. Knowing the relevance of the studies of the psychogenesis of the writing language to mediate the work of the teacher, was proposed to investigate and analyze the levels of writing presented by learners at Escola Estadual Vicente de Fontes in José da Penha – RN. So, the corpus of the mentioned research is the spontaneous writing of ten students, in phase of alphabetization, enrolled in the Elementary School I. It is a descriptive and qualitative research and it is based theoretically by Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (1995) and Morais (2012). Therefore, it was verified that there are children with advanced age and that still are in writing event lower its age, requiring of the interventions of the teacher to do to advance in the process of alphabetization and literacy
author2 Lima, Cleucy Meira Tavares
author_facet Lima, Cleucy Meira Tavares
Leite, Margarete Maria de Marilac
format bachelorThesis
author Leite, Margarete Maria de Marilac
author_sort Leite, Margarete Maria de Marilac
title Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
title_short Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
title_full Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
title_fullStr Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
title_full_unstemmed Sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
title_sort sondagem de escrita espontânea de crianças no processo de alfabetização
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41871
work_keys_str_mv AT leitemargaretemariademarilac sondagemdeescritaespontaneadecriancasnoprocessodealfabetizacao
_version_ 1773958612270448640