As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN
Com a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas peda...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41839 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41839 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-418392021-10-05T14:17:08Z As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN Silva, Joyce Gomes da Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Giane Bezerra Vieira e Ivone Priscilla de Castro Ramalho Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Vieira, Giane Bezerra Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Rotina Práticas Pedagógicas Crianças Ensino-aprendizagem Com a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas pedagógicas na referida instituição de ensino, e conhecer quais as concepções dos docentes sobre a rotina, avaliando se a mesma contribui para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas da rotina na Creche Sonho de Criança – CAIC – Apodi/RN. Assim, pretendemos apresentar a contribuição da rotina no processo ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo do referencial teórico/bibliográfico e pesquisa de campo de caráter exploratório, com investigação qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas para cada profissional que atua em sala de aula, a fim de responder aos objetivos propostos. De acordo com esta pesquisa, confirmou-se a importância da rotina nas práticas pedagógicas na instituição de ensino, na qual a mesma contribui bastante no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Constatou-se que o grupo entrevistado (as educadoras infantis) reconhece a rotina como um elemento imprescindível para a educação infantil. Conclui-se que a rotina é parte integrante do planejamento e das práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança, localizada no município de Apodi – Rio Grande do Norte. 2018-03-02T14:39:46Z 2021-10-05T14:17:08Z 2018-03-02T14:39:46Z 2021-10-05T14:17:08Z 2017 bachelorThesis 2014008176 SILVA, Joyce Gomes da. As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança – CAIC- Apodi/RN. 2017. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caraúbas/RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41839 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Rotina Práticas Pedagógicas Crianças Ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Rotina Práticas Pedagógicas Crianças Ensino-aprendizagem Silva, Joyce Gomes da As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN |
description |
Com a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas pedagógicas na referida instituição de ensino, e conhecer quais as concepções dos docentes sobre a rotina, avaliando se a mesma contribui para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas da rotina na Creche Sonho de Criança – CAIC – Apodi/RN. Assim, pretendemos apresentar a contribuição da rotina no processo ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo do referencial teórico/bibliográfico e pesquisa de campo de caráter exploratório, com investigação qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas para cada profissional que atua em sala de aula, a fim de responder aos objetivos propostos. De acordo com esta pesquisa, confirmou-se a importância da rotina nas práticas pedagógicas na instituição de ensino, na qual a mesma contribui bastante no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Constatou-se que o grupo entrevistado (as educadoras infantis) reconhece a rotina como um elemento imprescindível para a educação infantil. Conclui-se que a rotina é parte integrante do planejamento e das práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança, localizada no município de Apodi – Rio Grande do Norte. |
author2 |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira |
author_facet |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Silva, Joyce Gomes da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Joyce Gomes da |
author_sort |
Silva, Joyce Gomes da |
title |
As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN |
title_short |
As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN |
title_full |
As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN |
title_fullStr |
As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN |
title_full_unstemmed |
As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN |
title_sort |
as rotinas nas práticas pedagógicas da creche sonho de criança - caic - apodi/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41839 |
work_keys_str_mv |
AT silvajoycegomesda asrotinasnaspraticaspedagogicasdacrechesonhodecriancacaicapodirn |
_version_ |
1773958491098054656 |