As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN
Com a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas peda...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41839 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Com a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas pedagógicas na referida instituição de ensino, e conhecer quais as concepções dos docentes sobre a rotina, avaliando se a mesma contribui para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas da rotina na Creche Sonho de Criança – CAIC – Apodi/RN. Assim, pretendemos apresentar a contribuição da rotina no processo ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo do referencial teórico/bibliográfico e pesquisa de campo de caráter exploratório, com investigação qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas para cada profissional que atua em sala de aula, a fim de responder aos objetivos propostos. De acordo com esta pesquisa, confirmou-se a importância da rotina nas práticas pedagógicas na instituição de ensino, na qual a mesma contribui bastante no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Constatou-se que o grupo entrevistado (as educadoras infantis) reconhece a rotina como um elemento imprescindível para a educação infantil. Conclui-se que a rotina é parte integrante do planejamento e das práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança, localizada no município de Apodi – Rio Grande do Norte. |
---|