Criança família e educador: estratégias de adaptação na educação infantil

O presente trabalho tem por objetivo, compreender e refletir sobre princípios e aspectos que norteiam a importância que a instituição educativa infantil deve tratar o processo de adaptação da criança na faixa etária entre um ano e onze meses e três anos de idade na educação. O locus de pesquisa deu-...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Amarílis da Guia
Outros Autores: Oliveira, Maria Patrícia Costa de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41827
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Descrição
Resumo:O presente trabalho tem por objetivo, compreender e refletir sobre princípios e aspectos que norteiam a importância que a instituição educativa infantil deve tratar o processo de adaptação da criança na faixa etária entre um ano e onze meses e três anos de idade na educação. O locus de pesquisa deu-se na Creche Municipal de Educação Infantil Maria de Fátima Araújo, localizado na cidade de Acari/RN. Discutimos e examinamos algumas questões teóricas e estudos de campo acerca do ingresso de bebês e crianças pequenas na creche. Em particular, a problemática de separação das crianças dos pais/responsáveis e da adaptação delas num ambiente educacional, além do planejamento realizado para que tudo ocorra de maneira esperada. Demonstrar a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança na formação das estruturas cognitivas para a aprendizagem e a capacidade de continuar aprendendo é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, frisando que a importância dos educadores não é a de estar somente com a criança na creche para cuidar, mas também para educar. Através da realização deste trabalho, tendo como base uma entrevista de campo realizada com alguns pais/responsáveis e educadoras da instituição, observamos que é possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para os bebês/crianças, além de uma educação que será porta de ingresso para sua formação.