O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN
The study aims to investigate on the spot the factors that interfere with learning, literacy training and literacy of students enrolled in the literacy cycle (1st to 3rd year) elementary school in the State School Dr. José Borges de Oliveira, in the municipality of Campo Redondo / RN. This research...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41784 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41784 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-417842021-10-05T14:15:55Z O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN Felinto, Ana Lúcia de Oliveira Santos Neto, Manoel Tavares dos Santos Neto, Manoel Tavares dos Silva, Flávio José de Oliveira Câmara, Arandi Robson Martins Fatores que interferem Alfabetização Letramento Factors that interfere Literacy Literacy Educação The study aims to investigate on the spot the factors that interfere with learning, literacy training and literacy of students enrolled in the literacy cycle (1st to 3rd year) elementary school in the State School Dr. José Borges de Oliveira, in the municipality of Campo Redondo / RN. This research adopted a qualitative approach involving fieldwork with participant observation in the classroom into three groups and questionnaires with teachers of 1st, 2nd and 3rd year, educational coordination. For theme analysis study sought to the theoretical foundation in Smith (1998); Russian (2012); Franchi (2012), Mitchell (2012), Cagliari (2009), Volume pro literacy. After conducted study, we point out some of the factors that hinder the literacy process and information literacy: the non-participation of society, the social and economic conditions of students, lack of access to materials such as newspapers, magazines, and others that favor literacy. Not getting out social inequality, family breakdown and lack of dialogue, cause a huge gap between the parents and the school. Finally, we present suggestions to the teacher where besides mediator is a facilitator between the student and systematized knowledge, not despising all the baggage of previous knowledge brought by the students. O trabalho tem como objetivo investigar in loco quais os fatores que interferem na aprendizagem, no processo de alfabetização e letramento dos alunos matriculados no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) do ensino fundamental na Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira, no município de Campo Redondo/RN. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa envolvendo a pesquisa de campo com observação participante na sala de aula em três turmas e aplicação de questionários com os professores do 1º, 2º e 3º ano, coordenação pedagógica. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Soares (1998); Russo (2012); Franchi (2012), Morais, (2012), Cagliari, (2009), Fascículo pro letramento. Após estudo realizado, pudemos apontar alguns dos fatores que prejudicam o processo da alfabetização e do letramento como: a não participação da sociedade, as condições sociais e econômicas dos alunos, a falta do acesso a materiais como: jornais, revistas, entre outros que favorecem o letramento. Não ficando de fora a desigualdade social, a desestruturação familiar e a falta de diálogo, que causa uma enorme distância entre os pais e a escola. Por fim, apresentamos sugestões para o professor onde além de mediador, é um facilitador entre o aluno e o conhecimento sistematizado, não desprezando toda a bagagem de conhecimentos prévios trazidos pelos educandos. 2016-08-03T19:31:01Z 2021-10-05T14:15:55Z 2016-08-03T19:31:01Z 2021-10-05T14:15:55Z 2016-05-29 bachelorThesis 2012029328 FELINTO, Ana Lúcia de Oliveira. O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41784 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Fatores que interferem Alfabetização Letramento Factors that interfere Literacy Literacy Educação |
spellingShingle |
Fatores que interferem Alfabetização Letramento Factors that interfere Literacy Literacy Educação Felinto, Ana Lúcia de Oliveira O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN |
description |
The study aims to investigate on the spot the factors that interfere with learning, literacy training and literacy of students enrolled in the literacy cycle (1st to 3rd year) elementary school in the State School Dr. José Borges de Oliveira, in the municipality of Campo Redondo / RN. This research adopted a qualitative approach involving fieldwork with participant observation in the classroom into three groups and questionnaires with teachers of 1st, 2nd and 3rd year, educational coordination. For theme analysis study sought to the theoretical foundation in Smith (1998); Russian (2012); Franchi (2012), Mitchell (2012), Cagliari (2009), Volume pro literacy. After conducted study, we point out some of the factors that hinder the literacy process and information literacy: the non-participation of society, the social and economic conditions of students, lack of access to materials such as newspapers, magazines, and others that favor literacy. Not getting out social inequality, family breakdown and lack of dialogue, cause a huge gap between the parents and the school. Finally, we present suggestions to the teacher where besides mediator is a facilitator between the student and systematized knowledge, not despising all the baggage of previous knowledge brought by the students. |
author2 |
Santos Neto, Manoel Tavares dos |
author_facet |
Santos Neto, Manoel Tavares dos Felinto, Ana Lúcia de Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Felinto, Ana Lúcia de Oliveira |
author_sort |
Felinto, Ana Lúcia de Oliveira |
title |
O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN |
title_short |
O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN |
title_full |
O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN |
title_fullStr |
O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN |
title_sort |
o processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do ensino fundamental da escola estadual doutor josé borges de oliveira em campo redondo/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41784 |
work_keys_str_mv |
AT felintoanaluciadeoliveira oprocessodealfabetizacaoeletramentodosalunosno1oao3oanodoensinofundamentaldaescolaestadualdoutorjoseborgesdeoliveiraemcamporedondorn |
_version_ |
1773961794143911936 |